Formações abrangem gestão, educação, ciências e agronegócio; inscrições online abertas até 4 de outubro no site da Universidade Federal de Alagoas Educação, Ensino superior, MEC (Ministério da Educação), Pós-graduação CNN Brasil
A UFAL (Universidade Federal de Alagoas) está com inscrições abertas para o preenchimento de 548 vagas remanescentes em cursos de especialização gratuitos, oferecidos na modalidade semipresencial via UAB (Universidade Aberta do Brasil).
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no portal da UFAL, até o dia 4 de outubro de 2025, conforme o edital publicado no site da instituição. Os candidatos devem acompanhar também os prazos para envio de documentos exigidos no processo seletivo. Tal qual os critérios de classificação como análise de currículo/documentos e eventual entrevista ou prova, conforme o curso ofertado.
Os cursos têm duração de 18 meses e incluem encontros presenciais realizados nos polos nos municípios onde as vagas estão localizadas. Entre eles Maceió-Tabuleiro, Arapiraca, Delmiro Gouveia, São José da Lage, Coruripe, Penedo, Maragogi e outros.
O edital prevê ainda bolsa-auxílio de R$ 400 mensais para os alunos selecionados, destinados a auxiliar nos custos com deslocamento e eventual apoio acadêmico. O edital detalha ainda outras regras sobre substituição e cancelamento de matrícula, critérios de desistência e aproveitamento de disciplinas.
O candidato deve estar ciente de que o curso exige atividades presenciais obrigatórias, previamente agendadas, em sua maioria realizadas aos sábados. Esses encontros incluem aulas, atividades de laboratório, tutorias e avaliações. As atividades presenciais ocorrerão no município ou polo em que o estudante estiver matriculado.
Especializações abrangem as seguintes áreas:
- Gestão Pública
- Gestão Pública Municipal
- Ensino de Geografia
- Ensino de Ciências e Saúde Única
- Rede Ensino de Ciências (Programa “Ciência é 10”)
- Gestão Sustentável no Manejo Integrado em Proteção de Plantas
- Cultura Oceânica e Sustentabilidade na Educação Básica
Quais os critérios e requisitos para se candidatar:
- Para os cursos de gestão pública e gestão pública municipal: é necessária graduação reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) em administração, economia ou áreas afins, ou comprovação de experiência em gestão pública.
- Nos cursos da área de ensino/educação (geografia, ciências, cultura oceânica): exige-se graduação em qualquer licenciatura reconhecida pelo MEC.
- Para gestão sustentável no manejo integrado em proteção de plantas: há exigência de graduação em ciências agrárias ou áreas correlatas ou atuação comprovada no setor agrícola/agronegócio.
Conheça plataformas que oferecem cursos gratuitos e on-line da USP