By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Da pintura à caixa-preta: Veja 10 curiosidades sobre a aviação comercial 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Da pintura à caixa-preta: Veja 10 curiosidades sobre a aviação comercial 
outros

Da pintura à caixa-preta: Veja 10 curiosidades sobre a aviação comercial 

Última atualização: 29 de março de 2025 02:25
Published 29 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

CNN mostra detalhes sobre o funcionamento das aeronaves que operam no Brasil
Este conteúdo foi originalmente publicado em Da pintura à caixa-preta: Veja 10 curiosidades sobre a aviação comercial no site CNN Brasil.  Brasil, -agencia-cnn-, Aviação, Avião CNN Brasil

Contents
Leia maisDrones são usados para inspecionar aviões em SP; veja como funcionaSP tem o maior centro de manutenção de aviões da América do Sul; conheçaVeja o momento em que o avião com o presidente Lula arremete em Sorocaba1) Qual é a pressão dos pneus de um avião?2) Como são enchidos os pneus do avião?3) Como é feita a pintura das aeronaves?4) Quanto de tinta é usado para pintar um aviãoVeja um avião sendo pintado:5) Onde fica a caixa-preta?6) Do que é feita a caixa-preta?7) Onde ficam os tanques de combustível?Veja o interior do tanque de um Airbus A320:8) Turbina e motor não são a mesma coisa9) Quanto tempo leva para encher um avião cargueiroVeja como é um avião cargueiro:10) O que é o alfabeto fonéticoVeja como ficam as letras no alfabeto fonético:Bônus: veja como é o cockpit de um Boeing 787

Por sua complexidade, a aviação é um dos temas que geram grande interesse e curiosidade na população.

Em 2023, segundo os últimos dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), 91,4 milhões de passageiros foram transportados em mais de 789,2 mil voos domésticos.

Ainda segundo a Anac, em 2023 as empresas aéreas brasileiras tinham uma frota composta por 545 aviões, sendo que a maioria é formada por equipamentos da Boeing e da Airbus.

A CNN preparou uma lista com dez curiosidades a respeito da aviação comercial. Veja abaixo.

Leia mais

  • Drones são usados para inspecionar aviões em SP; veja como funciona

    Drones são usados para inspecionar aviões em SP; veja como funciona

  • SP tem o maior centro de manutenção de aviões da América do Sul; conheça

    SP tem o maior centro de manutenção de aviões da América do Sul; conheça

  • Veja o momento em que o avião com o presidente Lula arremete em Sorocaba

    Veja o momento em que o avião com o presidente Lula arremete em Sorocaba

1) Qual é a pressão dos pneus de um avião?

A pressão dos pneus de um avião varia de acordo com o tamanho da aeronave. Veja alguns exemplos:

  • Airbus A320: 200 PSI
  • Boeing 767: 205 PSI
  • Boeing 787: 200 PSI
  • Boeing 777: 218 PSI

Os valores acima são referenciais, podendo mudar de acordo com algumas variáveis, como a temperatura.

PSI significa libra por polegada quadrada, e é uma das unidades de medida utilizadas para a indicação de pressão em pneus. Para efeito de comparação: a Hyundai, por exemplo, orienta os proprietários de veículos da família Creta que utilizem entre 33 e 36 PSI em automóveis com pneus de aro 16.


Pneu de um Boeing 767
Pneu de um Boeing 767 • Fábio Munhoz/CNN

2) Como são enchidos os pneus do avião?

Ao contrário dos pneus dos carros de passeio, que são inflados com ar, os pneus de aviões são enchidos com nitrogênio.

Segundo uma instrução suplementar da Anac, até 1987 “os pneus de avião eram pressurizados com ar comprimido provido de compressores de ar”.

“Entretanto, existiram casos comprovados onde o oxigênio no ar usado para enchimento reagiu com gases voláteis de pneus superaquecidos […] e que chegaram ao limite de autoignição da mistura dentro do pneu. Em pelo menos um caso, houve a perda catastrófica da aeronave. Explosões similares causaram a morte de passageiros de aeronaves”, diz o texto.

Como resultado, diz a instrução da Anac, após a publicação de uma resolução da FAA (Administração Federal da Aviação, na tradução), dos Estados Unidos, o nitrogênio é usado para inflar “pneus de avião pelo menos nas rodas equipadas com freio”.

Um dos motivos de o nitrogênio ser utilizado é o fato de que esse gás não é inflamável, diminuindo o risco de fogo ou explosões. Além disso, o nitrogênio mantém a pressão dos pneus mais estável durante o voo.


Pneus de um dos trens de pouso de um Boeing 767
Pneus de um dos trens de pouso de um Boeing 767 • Fábio Munhoz/CNN

3) Como é feita a pintura das aeronaves?

A Latam informa que, no caso dos aviões da companhia, toda a pintura regular é feita manualmente, sem uso de adesivos.

“Tudo é pintado manualmente, inclusive a logomarca e os detalhes da cauda, utilizando máscaras de pintura produzidas na nossa oficina”, diz a empresa.

No caso de pinturas especiais –como campanhas de marketing– é feita a adesivagem da aeronave.

“Já tivemos, por exemplo, uma campanha em que colocamos um adesivo com o rosto de uma personalidade do esporte na fuselagem. Essa seria uma pintura muito difícil de executar manualmente” acrescenta a companhia.

4) Quanto de tinta é usado para pintar um avião

Ainda de acordo com a Latam, são usados cerca de 240 litros de tinta para pintar uma aeronave da família do Airbus A320. Essa quantidade abrange o primer –que é uma substância para preparação da superfície–, a tinta e o verniz.

A companhia informa que todo o processo de pintura demora cerca de sete dias.

Veja um avião sendo pintado:


https://www.cnnbrasil.com.br/wp-content/uploads/sites/12/2025/03/WhatsApp-Video-2025-03-25-at-15.59.53.mp4

5) Onde fica a caixa-preta?

A Anac define a caixa-preta como uma “caixa metálica (cor laranja) extremamente resistente na qual são gravados todos os parâmetros de voo e fonia entre pilotos e controladores”.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informa que esse equipamento é laranja “por ser uma coloração mais fácil de ser encontrada”.

As caixas-pretas são armazenadas na parte traseira das aeronaves, perto da cauda. Normalmente, a cauda do avião é a parte que sofre o último impacto após um acidente e, por esse motivo, sofre menos danos.


Caixa-preta fica localizada na parte traseira do avião
Caixa-preta fica localizada na parte traseira do avião • Fábio Munhoz/CNN

Os aviões que fazem operação comercial regular contêm duas caixas-pretas: o Flight Data Recorder (FDR) –gravador de dados de voo– e o Cockpit Voice Recorder (CVR), que grava os diálogos na cabine de comando.

“O FDR é um equipamento de gravação de dados de parâmetros de voo que podem ser extraídos após a operação para analisar o comportamento da aeronave e, na eventualidade de um acidente, auxiliar na investigação”, informa a Anac.

Já o CVR “é o dispositivo usado para gravar os sons das comunicações feitas no cockpit da aeronave de acordo com os respectivos canais de comunicação: canal do piloto com o controle de tráfego, canal do piloto com o copiloto, canal do piloto com a cabine de passageiros/comissários e canal geral do ambiente da cabine de pilotagem”, diz o Cenipa.

A Airbus informa que as caixas pretas do A350 podem gerenciar cerca de 3.500 parâmetros por 25 horas, incluindo informações sobre entradas e exibições de comando do cockpit, controles de voo, piloto automático, ar-condicionado, sistemas de combustível, sistemas hidráulicos e elétricos, motores e outros.


Caixa-preta de avião • Thiago Vinholes/Arquivo Pessoal

6) Do que é feita a caixa-preta?

A caixa-preta é feita de uma liga de aço e titânio, capaz de suportar forças de acima de 3.000 G (3.000 vezes a força gravitacional da Terra) e temperaturas que podem variar de -60°C até 1.100° C.

De acordo com o Cenipa, a maioria das caixas-pretas “têm o tamanho médio de uma caixa de sapato e pesa cerca de 5 quilos”.

O NTSB (Conselho Nacional de Segurança nos Transportes, na tradução), órgão dos Estados Unidos responsável pela investigação de acidentes aéreos, informa que cada caixa-preta é equipada com um dispositivo que auxilia a localização do equipamento caso ele caia sobre a água e afunde.

O órgão informa que os gravadores de dados e de voz resistem a uma pressão da água a uma profundidade de até 20 mil pés –o equivalente a pouco mais de 6.000 metros.


O CVR grava todo o áudio captado na cabine de comando e nos microfones dos pilotos • Divulgação

7) Onde ficam os tanques de combustível?

Os tanques de combustível dos aviões ficam localizados dentro das asas. Algumas aeronaves possuem tanques centrais, localizados no meio das asas.

  • Airbus A320ceo: 27.200 litros
  • Airbus A380: 320 mil litros
  • Boeing 737-600: 26.020 litros
  • Boeing 747-400: 216.840 litros
  • Boeing 777-200: 117.340 litros
  • Embraer E195: 16.153 litros

De acordo com a Anac, nos aviões a jato, o combustível utilizado é o querosene de aviação, também conhecido como QAV. Outro combustível usado é a gasolina de aviação, que, segundo a Petrobras, “é o combustível utilizado predominantemente em aviões de pequeno porte, equipados com motor a pistão de combustão interna, com ignição por centelha para movimentação de sua hélice”.

Veja o interior do tanque de um Airbus A320:


Tanque de combustível de um Airbus A320; estrutura foi aberta para alunos da escola de mecânicos da Latam em São Carlos (SP)
Tanque de combustível de um Airbus A320; estrutura foi aberta para alunos da escola de mecânicos da Latam em São Carlos (SP) • Fábio Munhoz/CNN

8) Turbina e motor não são a mesma coisa

Apesar de os motores dos aviões a jato serem frequentemente chamados de turbinas, os dois termos não são sinônimos.

“A turbina é a sessão final do motor”, diz o engenheiro Marcos Melchiori, gerente-sênior do Latam MRO –o centro de manutenção de aeronaves da companhia, localizado em São Carlos (SP), para onde a equipe da CNN foi a convite a companhia.

Ele explica que, após entrar no motor, o ar passa pelo estágio de compressão, onde ganha pressão. “Em seguida, vai para a câmara de combustão, onde ele explode, e finalmente passa pela turbina, onde gera a energia que gira todo o sistema de pás para captar mais ar, nesse processo cíclico de geração de energia.”

“Então, quando se fala na turbina da aeronave, é só essa sessão final, que pega esse ar impulsionado depois da câmara de combustão e faz o sistema todo rotacionar”, acrescenta Melchiori.


  • 1 de 5

    Parte lateral do motor de um Airbus A320 • Fábio Munhoz/CNN


  • 2 de 5

    Parte frontal do motor de um Airbus A320 • Fábio Munhoz/CNN


  • 3 de 5

    Parte frontal do motor de um Boeing 767 • Fábio Munhoz/CNN


  • 4 de 5

    Motor de um avião a jato • Fábio Munhoz/CNN


  • 5 de 5

    Motor de um avião a jato sem a carenagem • Fábio Munhoz/CNN



9) Quanto tempo leva para encher um avião cargueiro

A Latam informa que o tempo estimado para o carregamento de um Boeing 767 é de 30 minutos, considerando uma média de 1 minuto por pallet.

A organização da carga a bordo é feita por meio de pallets aeronáuticos. Os compartimentos de carga são equipados com trilhos laterais, guias centrais e travas fixas para cada posição, permitindo o deslocamento dos pallets aeronáuticos.

“Nossos cargueiros são divididos em três compartimentos distintos: o main deck, localizado na parte superior; o lower deck, na parte inferior e subdividido em porão dianteiro e traseiro; e o bulk, um compartimento único situado na parte traseira da aeronave”, explica a companhia.

No main deck e no lower deck, há trilhos laterais, guias centrais e travas fixas para cada posição, que permitem o deslocamento dos pallets.

A decisão sobre como a carga será distribuída na aeronave é tomada de acordo com o peso, levando em conta o balanceamento e o centro de gravidade. “O objetivo é distribuir o peso de forma equilibrada ao longo da aeronave, buscando o centro de gravidade ideal dentro dos limites estabelecidos no gráfico de balanceamento e garantindo o equilíbrio lateral entre os lados esquerdo e direito”, diz a empresa.

Veja como é um avião cargueiro:


  • 1 de 8

    Interior de um avião cargueiro em manutenção; trilhos ajudam no deslocamento da carga • Fábio Munhoz/CNN


  • 2 de 8

    Interior de um avião cargueiro em manutenção; trilhos ajudam no deslocamento da carga • Fábio Munhoz/CNN


  • 3 de 8

    Interior de um avião cargueiro em manutenção; trilhos ajudam no deslocamento da carga • Fábio Munhoz/CNN


  • 4 de 8

    Interior de um avião cargueiro em manutenção; trilhos ajudam no deslocamento da carga • Fábio Munhoz/CNN


  • 5 de 8

    Interior de um avião cargueiro em manutenção; trilhos ajudam no deslocamento da carga • Fábio Munhoz/CNN


  • 6 de 8

    Interior de um avião cargueiro em manutenção; trilhos ajudam no deslocamento da carga • Fábio Munhoz/CNN


  • 7 de 8

    Carga é acomodada em pallets aeronáuticos antes de ser colocada nos aviões • Divulgação/Latam


  • 8 de 8

    Nos aviões cargueiros, fica distribuída em pallets; trilhos ajudam no deslocamento interno • Divulgação/Latam



10) O que é o alfabeto fonético

Na comunicação entre pilotos e controladores de tráfego, as letras não são citadas como no alfabeto tradicional.

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) explica que “alfabeto fonético internacional se destina a padronizar o processo de soletrar certas expressões com o objetivo de prevenir qualquer possibilidade de equívoco no entendimento”.

Veja como ficam as letras no alfabeto fonético:

  • A: Alfa
  • B: Bravo
  • C: Charlie
  • D: Delta
  • E: Echo
  • F: Foxtrot
  • G: Golf
  • H: Hotel
  • I: India
  • J: Juliett
  • K: Kilo
  • L: Lima
  • M: Mike
  • N: November
  • O: Oscar
  • P: Papa
  • Q: Quebec
  • R: Romeo
  • S: Sierra
  • T: Tango
  • U: Uniform
  • V: Victor
  • W: Whiskey
  • X: X-Ray
  • Y: Yankee
  • Z: Zulu

Por exemplo: Um avião com o prefixo PS-ABC se apresentaria à torre de controle como Papa Sierra Alfa Bravo Charlie.

Bônus: veja como é o cockpit de um Boeing 787


  • 1 de 11

    Interior do cockpit de um Boeing 787 • Fábio Munhoz/CNN


  • 2 de 11

    Interior do cockpit de um Boeing 787 • Fábio Munhoz/CNN


  • 3 de 11

    Interior do cockpit de um Boeing 787 • Fábio Munhoz/CNN


  • 4 de 11

    Interior do cockpit de um Boeing 787 • Fábio Munhoz/CNN


  • 5 de 11

    Interior do cockpit de um Boeing 787 • Fábio Munhoz/CNN


  • 6 de 11

    Interior do cockpit de um Boeing 787 • Fábio Munhoz/CNN


  • 7 de 11

    Interior do cockpit de um Boeing 787 • Fábio Munhoz/CNN


  • 8 de 11

    Interior do cockpit de um Boeing 787 • Fábio Munhoz/CNN


  • 9 de 11

    Interior do cockpit de um Boeing 787 • Fábio Munhoz/CNN


  • 10 de 11

    Interior do cockpit de um Boeing 787 • Fábio Munhoz/CNN


  • 11 de 11

    Interior do cockpit de um Boeing 787 • Fábio Munhoz/CNN



Este conteúdo foi originalmente publicado em Da pintura à caixa-preta: Veja 10 curiosidades sobre a aviação comercial no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Sapo minúsculo encontrado em montanha homenageia presidente Lula; veja 

Baixada Santista pode receber até 4,6 milhões de veículos no verão 

Como fica o rodízio de veículos em São Paulo neste Natal 

Orçamento de 2026 tira dinheiro do Farmácia Popular e do Pé-de-Meia 

Paciente morta após ficar amarrada: 1 ano depois, família ainda busca resposta

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Neta de Chico Buarque e filha de Carlinhos Brown, atriz revela que tinha vergonha da família; entenda

3 de setembro de 2025
Fux vota a favor da absolvição total de Heleno e inocenta Anderson Torres e Alexandre Ramagem da trama golpista
No Dia do Nordestino, artistas falam sobre orgulho de suas origens 
Famílias aproveitam São João de Candeias: ‘festa muito agradável’
Cantora famosa causa alvoroço na web após usar foto de parte íntima para estampar capa de álbum; confira
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?