By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Dacia Hipster antecipa onda de carros elétricos de R$ 60.000 na Europa
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Dacia Hipster antecipa onda de carros elétricos de R$ 60.000 na Europa
outros

Dacia Hipster antecipa onda de carros elétricos de R$ 60.000 na Europa

Última atualização: 12 de outubro de 2025 09:20
Published 12 de outubro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O Dacia Hipster Concept, apresentado nesta semana em Paris, é uma demonstração daquilo que pode se tornar o carro mais barato da Europa. O conceito antecipa um veículo para uma nova categoria de automóveis urbanos, acessíveis e ultracompactos, inspirada nos “kei cars” japoneses e com um preço de referência de 10.000 euros – R$ 64.000 no câmbio atual.

Contents
Inspiração japonesa“E” de elétrico, ecológico ou europeu?Leve e eficienteCadastro efetuado com sucesso!Design funcional
  • Relacionadas
  • NotíciasDacia Duster Hybrid-G 150 4×4 antecipa mecânica do Boreal e da Niagara10 set 2025 – 13h09
  • Carros elétricosDacia Hipster só tem o essencial e antecipa carro elétrico popular6 out 2025 – 09h10
  • NotíciasRenault Kangoo flex volta ao Brasil com alma de Dacia e preço de Fiorino7 jun 2024 – 10h06

A proposta surge como uma resposta ao virtual desaparecimento do segmento dos carros subcompactos na Europa. Modelos como Peugeot 107 e VW Lupo tornaram-se inviáveis financeiramente devido aos altos custos para adequação às normas de emissões e segurança. Isso abriu espaço para a ideia, defendida por Luca de Meo, CEO do Grupo Renault, de criar uma nova classe de veículos pequenos que compartilhem componentes essenciais como plataforma e motor, mas com design distinto para cada marca.

Inspiração japonesa

Dacia-Hipster-Concept
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Dacia

A inspiração vem do Japão, onde o segmento de kei cars é um sucesso há décadas. Criada em 1949, essa categoria tem regras rígidas: comprimento máximo de 3,4 m, largura de 1,48 m, altura de 2,0 m e motor com até 660 cm³ de cilindrada e 64 cv de potência. Esses carros representam quase 40% das vendas de veículos novos no país, provando que há uma forte demanda por mobilidade urbana acessível e compacta.

Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram

Analistas e executivos acreditam que uma categoria semelhante na Europa poderia impulsionar a venda de carros elétricos e acelerar a descarbonização de forma realista. O Dacia Hipster Concept é o primeiro exercício prático dessa ideia. “Este é o projeto mais Dacia em que já trabalhei. Tem o mesmo impacto social que o Logan teve há 20 anos”, afirma Romain Gauvin, chefe de Design Avançado da Dacia.

Continua após a publicidade

“E” de elétrico, ecológico ou europeu?

Dacia-Hipster-Concept
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Dacia

O debate está apenas começando. Líderes da União Europeia e executivos da indústria discutem como seria essa nova categoria. Ainda não se sabe se ela incluiria apenas veículos elétricos ou também versões a combustão com baixa emissão. A proposta é que esses carros levem até quatro pessoas e mantenham o foco em baixo custo e peso reduzido.

Nessa conversa, a Dacia surge como a candidata natural para inaugurar o segmento. E o Hipster Concept é a prova disso.

Dacia-Hipster-Concept
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Dacia
Continua após a publicidade

O chefe de Design Avançado da marca, Romain Gauvin, declarou: “esse é o projeto mais Dacia que já fiz. Tem o mesmo impacto social que o Logan teve há 20 anos”. O modelo promete reduzir pela metade a pegada de carbono em relação aos elétricos atuais.

Leve e eficiente

Dacia-Hipster-Concept
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Dacia

O Hipster Concept tem apenas 3 m de comprimento, 1,55 m de largura e 1,52 m de altura, o protótipo pesa cerca de 800 kg, sendo 20% mais leve que o Dacia Spring – o Renault Kwid e-Tech vendido no Brasil.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.

Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Carregando

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Continua após a publicidade

O projeto foi pensado para o uso urbano diário. A Dacia calcula que, com um consumo de 10 kWh/100 km, uma bateria de apenas 10 kWh seria suficiente para uma autonomia de 100 km. Isso permitiria que o motorista rodasse a semana inteira com apenas duas recargas, considerando que 94% dos franceses dirigem menos de 40 km por dia.

Design funcional

Dacia-Hipster-Concept
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Dacia

O design pode ser descrito como um “cubo sobre rodas”, sem balanços dianteiro ou traseiro, o que maximiza o espaço interno. A carroceria tem uma única cor, com apenas três peças pintadas. As maçanetas foram substituídas por tiras de tecido, uma solução mais barata e leve que resume a filosofia do carro.

Apesar do tamanho diminuto, a cabine acomoda quatro adultos. O porta-malas tem 70 litros com todos os assentos em uso, mas chega a 500 litros com os bancos traseiros rebatidos. Na traseira, a tampa do porta-malas abre em duas seções e as lanternas são integradas ao vidro, eliminando a necessidade de um painel de acrílico próprio.

Continua após a publicidade
Dacia-Hipster-Concept
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Dacia

O interior é minimalista. Os bancos dianteiros se unem formando um banco inteiriço, e os encostos de cabeça vazados ajudam a reduzir o peso. O painel simples abriga dois airbags (motorista e passageiro) e segue a filosofia “traga seu próprio aparelho” (BYOD), com um dock para smartphone no lugar de uma central multimídia. Para personalização, o carro conta com 11 pontos de fixação do sistema YouClip, que permite acoplar acessórios como porta-copos e luzes.

Publicidade

You Might Also Like

Os elementos estruturantes do filtro da relevância da questão de direito federal

Reforma tributária e a nova definição de receita bruta no Simples Nacional

STF e a Portaria 194/2025 da AGU: novos paradigmas para processos estruturais

Novas regras do Imposto de Renda: entenda as mudanças

BNews Summer: Nutricionista explica quais dietas são mais indicadas para o verão e alerta sobre riscos de métodos restritivos

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Trump diz que quer reunião entre Putin e Zelensky 

30 de setembro de 2025
Por trás do glamour: revelando a magia de arrecadação de fundos do Met Gala 
‘Ninguém recebe o que deveria ser o mais simples: uma ligação’, afirma primo de ACM Neto após debandada da oposição na Bahia
Flamengo de olho: saiba quem pode substituir o León no Mundial de Clubes 
NBA: astro é multado após arremessar garrafa e atingir funcionários em jogo 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?