By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Dados de aprovação mostram enfraquecimento de Lula e risco maior em 2026
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Dados de aprovação mostram enfraquecimento de Lula e risco maior em 2026
outros

Dados de aprovação mostram enfraquecimento de Lula e risco maior em 2026

Última atualização: 5 de junho de 2025 14:48
Published 5 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Foi sem surpresa que o Palácio do Planalto recebeu os dados da nova série Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira apontando para a continuidade da trajetória de queda da popularidade do presidente Lula. Os monitoramentos internos do governo já captavam essa tendência na desaprovação, que segundo a pesquisa hoje, oscilou de 56% em março para 57%, a maior marca desde o início da atual gestão.

Contents
Este conteúdo foi antecipado para os assinantes corporativos do JOTA PRO Poder, uma plataforma de monitoramento político com informações de bastidores que oferece mais transparência e previsibilidade para empresas. Conheça!Quão fundo é o buraco?Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTA

E exatamente já à espera do que estava por vir que o Palácio do Planalto também tentou se antecipar aos dados negativos tirando da cartola uma coletiva de imprensa em que Lula, o melhor garoto propaganda de seu governo, lançou ideias populistas numa tentativa de melhorar o cenário.

Este conteúdo foi antecipado para os assinantes corporativos do JOTA PRO Poder, uma plataforma de monitoramento político com informações de bastidores que oferece mais transparência e previsibilidade para empresas. Conheça!

Ali, diante de jornalistas — num movimento que não fazia desde janeiro — um Lula descontraído tentou explicar a 50ª viagem internacional que faz só neste terceiro mandato. Floreou que o governo vai bem, enalteceu a economia e ainda lançou — sem prever datas nem metas — quatro programas sociais. O petista prometeu beneficiar trabalhadores motoboys, lançar o novo Vale-Gás, criar um programa habitacional para pequenas reformas e montar pontos de apoio nas estradas para caminhoneiros, gestos direcionados a projetar um cenário favorável para 2026.

Ganhar uma eleição é uma coisa, conquistar a reeleição é outra — e Lula sabe disso. Ele chega à disputa com a máquina e uma base eleitoral que, embora em queda, segue relevante, mesmo diante de crises que reacendem o tema da corrupção, que voltou a preocupar os eleitores. Subestimar essa força, a cerca de 500 dias do pleito, pode ser um erro de cálculo.

Quão fundo é o buraco?

No mesmo ponto do mandato, o ex-presidente Jair Bolsonaro enfrentava rejeição de 59% e aprovação de 37% no consenso do agregador de pesquisas do JOTA — um saldo negativo de 22 pontos percentuais. Hoje, Lula está em situação um pouco menos desfavorável: é rejeitado por 56% e aprovado por 39%, com saldo de -17 pontos.

Esse número o coloca em território perigoso para reeleição. O tempo segue correndo, e o governo ainda não conseguiu recuperar apoio, mesmo com sinais positivos na economia. A margem de manobra de Lula está reduzida, mas não completamente esgotada. Se entregar resultados e reorganizar a narrativa, ainda pode reagir — como já demonstrou no passado.

Em 2005, Lula enfrentou oito meses de forte desgaste com o escândalo do mensalão, que lhe tirou 13 pontos de aprovação. Mas no ano seguinte, recuperou 16 pontos entre janeiro e outubro — e acabou reeleito.

O governo ainda dispõe de uma janela de dois a três meses antes que o ambiente eleitoral se intensifique. A leitura é que, se os dados de opinião não apresentarem sinais de reação a partir do quarto trimestre, o Planalto tende a acionar com mais força os instrumentos à sua disposição para tentar reverter a desaprovação.

Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTA

Por outro lado, ao analisarmos o segundo sinal — o das pesquisas de intenção de voto —, apesar da incerteza natural dos números ainda distantes da eleição, o consenso dos levantamentos mostra Lula à frente de seus principais adversários. No agregador, o presidente só aparece atrás de Jair Bolsonaro, que, até o momento, mantém uma pré-candidatura improvável do ponto de vista jurídico.

A distância entre Lula e seus adversários diminuiu, especialmente entre os nomes mais competitivos, como Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas. Adversários que antes pareciam distantes agora surgem tecnicamente empatados ou mais próximos de Lula. Uma liderança de 3 ou 4 pontos é considerada frágil, pois está dentro da margem de erro da maioria das pesquisas.

Isso mostra que o potencial de crescimento da oposição aumentou — ou, ao menos, que o desgaste do governo está abrindo espaço para esse avanço.

You Might Also Like

Pacers confirma que Haliburton perderá próxima temporada por lesão 

Mundial de Clubes: veja ranking dos clubes mais valiosos das semifinais 

Corintiano de carteirinha, Lula surpreende ao revelar torcida para time no Mundial de Clubes; assista

Claudia Raia mostra cliques dos três filhos curtindo momento família; veja 

José Boto vive primeiro momento instável no Flamengo; entenda situação 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Coreia do Sul decreta luto de sete dias após acidente de avião matar 179 pessoas

29 de dezembro de 2024
Sonda da Nasa está prestes a fazer aproximação inédita ao Sol 
Haddad sobe tom e rebate críticas sobre aumento de impostos: “Fechando todas as brechas”
Lupi diz ser contra INSS mediar relação entre aposentados e associações 
Mushuc Runa x Cruzeiro: horário e onde assistir ao jogo da Sul-Americana 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?