Empreendimentos que devem ser instalados no Brasil nos próximos anos visam diminuir impacto ambiental Tecnologia, Assembleia Geral da ONU, COP30, ONU, Sustentabilidade CNN Brasil
Em seu discurso na 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira (23), o presidente Lula citou investimentos em data centers sustentáveis a serem instalados no Brasil nos próximos anos.
A iniciativa busca diminuir o impacto que essas estruturas que chegam, de acordo com a Fapesp, a solicitar 1% da demanda global de energia, podendo sobrecarregar a rede elétrica. A solução é criar uma infraestrutura para cada data center conseguir suprir toda, ou pelo menos uma parte, da eletricidade que usa para funcionar.
Um data center sustentável — também conhecido como verde —, é projetado e operado para ter o mínimo impacto ambiental possível. Na Medida Provisória assinada por Lula na última semana, os novos empreendimentos que chegarão no Brasil terão que usar energia 100% proveniente de geração a partir de fontes limpas ou renováveis.
Para isso, o abastecimento energético é feito por fontes como solar, eólica, hídrica ou biomassa, e são priorizados sistemas que evitam desperdício de água no resfriamento.
Em um estudo recente do BTG Pactual, a América do Sul — especialmente o Brasil e o Chile — detém atributos para tornar-se um novo polo de data centers no mundo, mas precisa superar ineficiências e avançar em marcos regulatórios adequados.
Ambos os países têm farta disponibilidade de água para sistemas de resfriamento e ampla capacidade de geração de energia elétrica para sustentar um eventual crescimento da inteligência artificial.
Data center verde no Brasil pode liderar revolução de baixo carbono, diz especialista
Estudo mostra impacto oculto dos humanos na natureza ao redor do mundo
*Com informações da Reuters

