Instituto entrevistou presencialmente 2.002 pessoas em 113 municípios brasileiros entre os dias 2 e 4 de dezembro; margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos Política, -agencia-cnn-, Congresso Nacional, Instituto Datafolha, STF (Supremo Tribunal Federal) CNN Brasil
Pesquisa Datafolha divulgada na terça-feira (9) mostra que 35% dos brasileiros avaliam negativamente o trabalho dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). No caso do Congresso Nacional, a avaliação negativa do desempenho de senadores e deputados federais é de 31%.
A avaliação negativa engloba aqueles que responderam ruim ou péssimo.
O instituto entrevistou presencialmente 2.002 pessoas com 16 anos ou mais, em 113 municípios, entre os dias 2 e 4 de dezembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Em comparação ao levantamento anterior, de julho de 2025 — antes do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e das discussões envolvendo a PEC da Blindagem, dois momentos de grande atenção da sociedade aos Poderes — os índices variaram dentro da margem de erro (veja a série histórica nos gráficos abaixo).
No caso do STF, 32% dos entrevistados avaliam o desempenho positivamente, como ótimo ou bom, enquanto 29% acham regular. Outros 4% não souberam responder.
Já em relação ao Congresso, são 44% os que consideram o trabalho regular e 21%, ótimo ou bom. Também são 4% os que não souberam responder.
Comparado ao mesmo período da legislatura anterior no Congresso, os resultados são melhores para o Legislativo em 2025. Naquela época, 10% avaliavam positivamente o trabalho dos parlamentares, 41%, negativamente, e 45% como regular.

