Petista registra melhor índice do ano em meio à polarização política com o julgamento da trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF) e às taxações de Donald Trump Política, Datafolha, Governo Lula, Luiz Inácio Lula da Silva (Lula) CNN Brasil
A aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu para 33% — o maior índice do ano —, perante a reprovação de 38%, segundo pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (11).
A pesquisa ouviu 2.005 pessoas com mais de 16 anos em 113 cidades entre segunda-feira (8) e terça-feira (9). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais e para menos.
O presidente teve estabilidade na avaliação sobre o trabalho a frente do Governo Federal: 48% dizem aprová-lo e outros 48% reprovam — a variação é de 4% em relação a julho; quando 46% aprovavam e 50% reprovavam.
O Datafolha mostra que o perfil da aprovação do governo manteve as linhas gerais do eleitoral do petista: Lula é mais bem avaliado entre nordestinos (45% de ótimo/bom), menos escolarizados (40%), entre quem tem de 45 a 59 anos (40%) e mais pobres (39%).
Do outro lado, os que reprovam seu trabalho são, em maioria, os sulistas (52%), os evangélicos (52%), os mais ricos (de 47% a 51% entre as três faixas com renda acima de 2 salários mínimos mensais) e quem tem curso superior (46%).
A pesquisa mostra que, em comparação com julho, a avaliação do petista pulou de 38% para 45% de ótimo/bom no seu fiel eleitorado do Nordeste, segmento com margem de erro de quatro pontos.