Levantamento ouviu 2.004 pessoas entre os dias 29 e 30 de julho; margem de erro é de dois ponto percentuais, para mais ou para menos Política, Datafolha, economia brasileira CNN Brasil
Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (4) aponta que 45% dos brasileiros acreditam que a situação econômica do Brasil irá piorar. Na outra ponta, 28% dizem ter melhorado.
Outros 22% afirmam que a situação permanece a mesma.
A pesquisa foi feita no dia do anúncio pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, do tarifaço de 50% sobre as importações de produtos brasileiros, e também coletou dados um dia depois.
A porcentagem dos que acreditam na piora do cenário econômico subiu 12 pontos percentuais quando comparada à última pesquisa, realizada em junho, quando a opinião era compartilhada por 33%.
Já a quantidade dos que achavam que iria melhorar caiu, saindo de 32% para os 28% registrados atualmente. De acordo com o Datafolha, o resultado é o segundo pior da série história, que teve início em 2019, antes da pandemia de Covid-19.
O maior índice foi registrado durante a crise sanitária, em 2021, quando 65% pensavam que o cenário da economia brasileira iria regredir.
Os que pensam que a situação vai “ficar como está” também registrou queda: em junho, eram 31%, onze pontos a mais dos 22% de hoje.
O Datafolha ouviu 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em 130 municípios pelo Brasil nos dias 29 e 30 de julho. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Pesquisa Datafolha | Nos próximos meses, a situação econômica do país vai melhorar, vai piorar ou vai ficar como está?
- Piorar: 45% (eram 33%)
- Melhorar: 28% (eram 32%)
- Ficar como está: 22% (eram 31%)