By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: De astro mirim a campeão olímpico: conheça o popstar do snowboarding 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > De astro mirim a campeão olímpico: conheça o popstar do snowboarding 
outros

De astro mirim a campeão olímpico: conheça o popstar do snowboarding 

Última atualização: 20 de outubro de 2025 17:48
Published 20 de outubro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O chinês Su Yiming ganhou outro nas Olímpiadas de Inverno de 2022, dias antes de fazer 18 anos, e agora se prepara para a próxima edição, após superar crise com o esporte  Olimpíadas, CNN Esportes, Olimpíadas de Inverno, outros esportes CNN Brasil

Contents
Leia MaisRed Bull é punida após tentar atrapalhar McLaren no GP dos Estados UnidosSuperliga Feminina começa nesta segunda (20); veja horários e onde assistirConheça o Mjällby, time de vila de pescadores que foi campeão na SuéciaCaminho até o topoVida de astro do cinemaA formação de um campeãoDepois do ouro, o vazioNovo ciclo e novos desafiosEntre o esporte e o equilíbrio

Em 2022, poucos dias antes de completar 18 anos, o snowboarder chinês Su Yiming subiu ao pódio olímpico com uma medalha de ouro pendurada no pescoço.

Aos 17 anos, Su havia acabado de vencer a final masculina de Big Air nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, um momento que mudaria sua vida de forma inimaginável.

Leia Mais

  • Red Bull é punida após tentar atrapalhar McLaren no GP dos Estados Unidos

    Red Bull é punida após tentar atrapalhar McLaren no GP dos Estados Unidos

  • Superliga Feminina começa nesta segunda (20); veja horários e onde assistir

    Superliga Feminina começa nesta segunda (20); veja horários e onde assistir

  • Conheça o Mjällby, time de vila de pescadores que foi campeão na Suécia

    Conheça o Mjällby, time de vila de pescadores que foi campeão na Suécia

O jovem já era conhecido por parte do público chinês. Ele havia ganhado fama ainda criança, ao atuar em diversos filmes, antes de direcionar o foco para o snowboard profissional em 2018.

Mas foi após conquistar o ouro em sua terra natal que sua popularidade atingiu outro patamar. Marcas de luxo passaram a disputar parcerias com o atleta, que se tornou um símbolo para a nova geração chinesa.

De repente, o rosto de Su estava em todos os lugares, de editoriais de moda a programas de televisão. O jovem snowboarder havia se tornado uma estrela.

Com mais de 300 mil seguidores no Instagram e mais de 2 milhões na plataforma chinesa Weibo, Su Yiming é hoje um dos rostos mais reconhecidos do esporte às vésperas dos Jogos Olímpicos de Inverno do próximo ano, na Itália.

“Eu me sinto muito honrado e sortudo por ter tantas pessoas que me acompanham”, disse Su à CNN Sports, direto de um campo de treinamento na Suíça.

“Sempre admirei meus ídolos — no snowboard e na vida —, então entendo bem o que significa para a geração mais jovem olhar para alguém como referência. Tento sempre melhorar e mostrar aos jovens que, quando se tem um sonho, quando se ama algo de verdade, é preciso colocar 100% de si para correr atrás. Um dia, esse sonho se realiza.”


Su Yiming com a medalha das Olímpiadas de Pequim, em 2022
Su Yiming com a medalha das Olímpiadas de Pequim, em 2022 • Reprodução/Instagram/Su Yiming

Caminho até o topo

A ascensão de Su até o ouro olímpico não foi obra do acaso.

Filho de pais snowboarders, ele começou a frequentar as pistas ainda pequeno, aos quatro anos, quando os pais não tinham com quem deixá-lo.

No início, usava uma prancha maior que ele próprio. Foram quase cinco anos até que crescesse o suficiente para dominá-la.

Desde então, as montanhas do norte da China se tornaram seu segundo lar — um ambiente natural para o jovem atleta.

Mesmo hoje, aos 21 anos, vivendo uma rotina acelerada entre grandes cidades e compromissos, Su diz que ainda sente falta de estar nas montanhas, onde tudo o que importa é se divertir em cima da prancha.

Vida de astro do cinema

Antes de se tornar um ícone do esporte, Su Yiming chamou a atenção do público chinês por outro motivo: o cinema.

Quando produtores de um novo filme buscavam uma criança que tivesse familiaridade com a neve, Su trocou a prancha de snowboard pelos esquis para interpretar Zi Shuan no sucesso The Taking of Tiger Mountain.

O longa e o personagem conquistaram o público na China, e a carreira de ator de Su decolou. Ele chegou a participar de diversos outros filmes e séries de televisão.

“Essa lembrança me traz uma sensação muito especial”, contou o atleta, ao relembrar o período como ator mirim.

“Tenho certeza de que muitas pessoas da minha idade não tiveram a chance de viver tantas experiências malucas. Foi algo realmente incrível.”

Mesmo com o sucesso diante das câmeras, Su nunca abandonou a paixão pelo snowboard. A chama voltou a acender quando Pequim foi escolhida para sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022.

Em 2018, ele decidiu se dedicar integralmente ao esporte e, no ano seguinte, competiu pela primeira vez em um torneio oficial — onde já mostrou todo o seu potencial.

A formação de um campeão

Independentemente dos resultados nas competições, o jovem manteve vivo o sonho de disputar uma Olimpíada e passou a dedicar a vida inteira à evolução no esporte.

Após uma temporada brilhante antes dos Jogos, Su foi convocado para representar a China. O que veio depois foi a consagração: conquistou duas medalhas — primeiro uma prata e, em seguida, o tão sonhado ouro.

Foi o momento que definiu sua jovem trajetória.

Depois do ouro, o vazio

Quando o alvoroço em torno da conquista passou, Su Yiming se viu diante de um vazio.

Durante quase toda a adolescência, ele havia sonhado em ganhar o ouro olímpico. Ao alcançar esse objetivo, enfrentou um período de transição marcado pela perda de motivação.

“Eu meio que perdi a paixão por competir”, contou. “Ainda amava o snowboard, mas decidi tirar um ano e meio de descanso, tanto para cuidar da mente quanto do corpo.”

“Antes, eu acordava todos os dias com um sonho, um objetivo para perseguir — e era por isso que eu dava 100% e trabalhava tão duro. Mas, logo depois que ganhei o ouro, no dia seguinte, acordei sem saber o que queria. Foi uma sensação de vazio.”

Assim como outros prodígios do esporte, como a tenista americana Amanda Anisimova, Su usou os meses seguintes para recarregar as energias. Passou mais tempo com a família e os amigos, se reconectou com a natureza e explorou outros interesses, como a moda.

“Continuei praticando snowboard, mas sem propósito, sem competir — apenas para me divertir”, explicou. “Acho que isso ajudou muito. Percebi que só precisava de um tempo para descansar. O snowboard é apenas uma parte da minha vida.”

Novo ciclo e novos desafios

Depois do período de pausa, Su Yiming voltou às competições com um novo objetivo: defender o título olímpico nos Jogos de Inverno da Itália.

A vida do jovem atleta é bem diferente agora, às vésperas de sua segunda Olimpíada, na Itália, e ele sabe que será um dos principais nomes a ser batidos.

“Agora, as pessoas esperam mais de mim — e é daí que vem a pressão. Mas conversei muito com minha família e aproveitei esses anos depois dos Jogos para colocar a cabeça no lugar. Hoje, uso essa pressão como motivação.”

Entre o esporte e o equilíbrio

Com a fama em alta, Su tem se aventurado em diferentes áreas e expandido sua presença internacional. A rotina intensa impressiona, mas parece servir de combustível para o atleta.

Segundo ele, o segredo está no equilíbrio. Mesmo com o reconhecimento global, Su mantém os pés no chão, cercado por amigos e familiares.

“Sou um cara tranquilo, principalmente quando estou em casa. É quando realmente consigo relaxar”, contou. “Gosto de passar tempo com minha família, jantar junto, conversar. Esses momentos são especiais, é como recarregar as energias.”

Além disso, o snowboarder aproveita o tempo livre para se conectar com a natureza.

“Quando estou em casa, jogo sinuca com meus amigos, vou pescar e surfar. Não sou do tipo que fica parado vendo o celular ou assistindo a filmes. Gosto de estar perto da natureza e fazer coisas que me façam sentir parte dela.”

Em fevereiro do ano que vem, o mundo verá novamente o outro lado de Su Yiming — o competidor determinado, capaz de ser o melhor snowboarder do planeta.

 

You Might Also Like

Tereos vende Usina Andrade para a Viralcool 

Ministério da Saúde aprova lista de 56 oncológicos na Rename

Lenda do esqui sofre acidente uma semana antes das Olimpíadas de Inverno 

Epstein abusou de menor após ela revelar violência anterior, diz FBI 

Caso Master: veja íntegra de depoimento do diretor do BC 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Papa Francisco: Leonardo DiCaprio relembra encontro sobre crise climática 

22 de abril de 2025
Em tratamento contra o câncer nos EUA, Preta Gil se declara a acompanhantes: “amo ter você do meu lado”
CNU 2025: confira número mínimo de acertos para avançar para 2ª fase 
Keurig Dr Pepper comprará grupo de café holandês por US$ 18 bilhões 
Vídeo: Incêndio de grandes proporções queima condomínio em Hong Kong 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?