Com o objetivo de tornar o “economês” uma linguagem mais acessível, a jornalista Juliana Rosa lança nesta quarta-feira (3/9) o livro “De galinha a gavião: como impulsionar o voo da economia brasileira”, pela Editora Nova Fronteira. A obra busca tratar de temas áridos de maneira simples para quem não é especialista, mas deseja entender os mecanismos que travam o crescimento do Brasil.
Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTA
O trabalho de pesquisa para o livro incluiu entrevistas com autoridades do setor, como o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, o ex-ministro da Fazenda Pedro Malan e o secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy. O prefácio foi escrito pela economista Zeina Latif.
O título da obra é uma referência a um jargão do meio econômico: “voos de galinha”. A expressão significa algo que voa alto por um tempo e depois retorna ao chão, como o voo de uma galinha. “É um crescimento econômico de curto prazo que não se sustenta ao longo do tempo. O Brasil tem feito voos de galinha desde a década de 1980, o que nos privou de uma qualidade de vida melhor”, afirma a autora.
Para ela, “o conhecimento, tão desvalorizado atualmente em um mar de fake news, é fundamental para fomentar a cidadania, a democracia e a redução de desigualdades”. Sua proposta é fazer com que mais pessoas possam tomar decisões melhores para a vida, para os negócios e para o país.
Juliana Rosa é jornalista de economia há mais de 25 anos. Foi analista da GloboNews, trabalhou na Gazeta Mercantil e hoje é comentarista de economia da Band TV, BandNews TV e das rádios BandNews e Bandeirantes. Recebeu três prêmios Maxpress/Jornalistas & Cia como apresentadora do programa mais admirado da TV.
“De galinha a gavião: como impulsionar o voo da economia brasileira”
- Lançamento: 3/9, quarta-feira
- Onde: Biblioteca do Senado Federal
- Horário: 18h30