Segundo a Nasa, a janela de lançamento da missão que levará os humanos para a Lua após 50 anos estará aberta entre fevereiro e abril Tecnologia, Artemis, Artemis II, Espaço, Lua, Nasa CNN Brasil
Uma equipe conjunta da Nasa e da Agência Espacial Canadense (CSA) apresentou novos detalhes sobre a viagem tripulada de 10 dias ao redor da Lua a ser realizada pela missão Artemis 2.
A janela de lançamento do voo que pretende levar os humanos de volta à Lua após 50 anos pode ser aberta já em fevereiro de 2026, com a meta oficial da Nasa sendo até abril de 2026.
O comandante Reid Wiseman deu o tom da coletiva desta quarta-feira (23), dizendo aos astronautas da Nasa Victor Glover e Christina Koch e ao astronauta da CSA, Jeremy Hansen: “Victor, Christina, Jeremy, vamos à Lua”.
Ele enfatizou que a Artemis 2 continua sendo uma missão de teste. “Nós simplesmente não nos ancoramos em datas. Vamos lançar quando o veículo estiver pronto, quando esta equipe estiver pronta”, observando que a tripulação poderia retornar logo após a decolagem, passar vários dias na órbita da Terra ou prosseguir para a volta lunar.
A tripulação binacional também revelou o nome de sua nave espacial Orion – Integrity – escolhido para refletir a Nasa, a CSA e os valores pessoais essenciais, e sua esperança de que Artemis “reúna o mundo… em paz e esperança para toda a humanidade”, disse Wiseman.
Koch destacou por que retornar à Lua é importante para além da exploração: inovações para viagens no espaço profundo e tecnologias que beneficiam a vida na Terra, além de ganhos com parcerias comerciais que fortalecem a base industrial aeroespacial.
Ela disse que o momento de maior proximidade dedicará cerca de três horas à observação da superfície lunar, com a iluminação correta, no lado oculto: “Poderíamos ver partes da Lua que nunca foram vistas por olhos humanos antes”.
A Artemis 2 voará no foguete Sistema de Lançamento Espacial da Nasa — construído pela Boeing e Northrop Grumman — e na cápsula Orion, construída pela Lockheed Martin.
A missão é a precursora tripulada da Artemis 3, um esforço de pouso lunar muito mais complexo, atualmente planejado para 2027, usando uma variante lunar da nave Starship da SpaceX.
A Nasa adiou a Artemis 2, no ano passado, para abril de 2026; autoridades agora dizem que a janela pode ser adiantada para o início de fevereiro de 2026, se os preparativos permitirem, mas a equipe só fará o lançamento quando estiver pronta.
Quando foi a última viagem à Lua e por que o programa lunar acabou?

