Presidente do Tribunal de Contas da União disse ter sido recebido muito bem pelo Banco Central: “Nós tivemos do BC as portas inteiramente abertas e necessárias para o poder fiscalizatório do TCU” Economia, Banco Central, CNN Brasil Money, Tribunal de Contas da União (TCU) CNN Brasil
O presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Vital do Rêgo Filho disse ter recebido solidariedade por parte do Banco Central durante uma reunião realizada nesta segunda-feira (12).
“Ao presidente coube até aqui defender a competência do TCU, eu defendi e recebi a solidariedade do presidente do BC”, disse em coletiva de imprensa.
A reunião tratou da apuração de supostas falhas do Banco Central na liquidação do Banco Master. O objetivo do encontro era construir uma solução conjunta antes do julgamento do recurso da autoridade monetária no plenário da Corte.
Após a reunião, o ministro do Tribunal de Contas da União, Jhonatan de Jesus, disse por meio de nota que a conversa ocorreu em tom “amistoso e cooperativo”.
Na mesma linha conversou Vital do Rêgo com jornalistas. Ele disse que as autoridades do BC entenderam que o TCU é um “colaborador” nesse processo.
“O presidente Galípolo [do Banco Central] nos recebeu muito bem. Nós fizemos uma reunião com objetivos claros de dizimar qualquer tipo de dúvida a respeito da nossa competência”.
“Nós tivemos do BC as portas inteiramente abertas e necessárias para o poder fiscalizatório do TCU. Agradeço muito a forma como o BC se comportou”, acrescentou.
De acordo com ele, ambos as autoridades monetárias concordaram pela inspeção no Banco Central sobre a liquidação.
“Foi uma reunião em que nós convergimos para o mesmo fim: um fim de fiscalizar e respeitar as nossas prerrogativas”, explicou.

