Entre domingo (23) e terça-feira (25), regiões do estado devem sofrer com formação de chuvas fortes, acompanhadas de raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo São Paulo, -agencia-cnn-, Chuvas, Previsão do tempo, rajadas de vento, São Paulo (geral) CNN Brasil
O estado de São Paulo tem previsão de chuvas e rajadas de ventos para os próximos dias. Segundo a Defesa Civil, entre domingo (23) e terça-feira (25), algumas regiões do estado devem sofrer com formação de chuvas fortes, acompanhadas de raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo.
O órgão estadual informa que o fenômeno deve ocorrer por conta de uma lenta passagem de um sistema meteorológico pela costa da região Sudeste. Veja abaixo regiões com maiores acumulados previstos:
- Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira, Região Metropolitana da Capital e Baixada Santista são as áreas do estado com acumulados previstos considerados “muito altos”;
- Regiões de Ribeirão Preto, Franca, Barretos e Sorocaba tem acumulados previstos “altos”;
- Já Araraquara, Bauru, Presidente Prudente, Marília, Araçatuba e São José do Rio Preto tem acumulados previstos “médios”.
A Defesa Civil também alerta que há risco de alagamentos, enchentes, enxurradas, deslizamentos e ocorrências relacionadas a ventos fortes e descargas elétricas.
Final de semana deve ser de chuvas pelo Brasil; veja previsão
Previsão para domingo (23)
De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), a propagação de uma frente fria pelo litoral paulista muda o tempo na Grande São Paulo. As chuvas devem começar de forma isolada pela manhã. Já pela tarde, há a possibilidade de pancadas moderadas a fortes com trovoadas.
Também existem chances para formação de alagamentos e rajadas de vento. Por conta do tempo fechado e chuvoso, a temperatura cai. A mínima deve chegar a 17°C e a máxima a 23°C.
Previsão para segunda (24)
Ainda segundo o CGE, a formação de uma área de baixa pressão ainda provoca chuva significativa na Grande São Paulo na segunda-feira (24).
As precipitações devem ser constantes e há potencial para formação de alagamentos. O tempo fechado, a chuva e os ventos mantém a temperatura baixa para a época do ano. Os termômetros oscilam entre 17°C e 21°C, e a umidade do ar tem previsão para ser superior a 70%.
Recomendações
Nesses casos, a Defesa Civil Estadual recomenda que a população evite áreas com árvores de grande porte, placas, andaimes e estruturas suscetíveis a queda, evite terrenos descampados, praias, campos de futebol e áreas abertas.
Além disso, o órgão pede que as pessoas não usem aparelhos conectados à tomada durante tempestades, evitem atravessar áreas alagadas, a pé ou de carro, e fiquem atentos a sinais de deslizamento, como rachaduras, inclinação de postes e portas ou janelas que deixam de fechar adequadamente.
*Sob supervisão de Pedro Osorio

