Em casos de alertas para temporais, uma sala é separada no Palácio dos Bandeirantes para exercício presencial das atividades
Este conteúdo foi originalmente publicado em Defesa Civil de SP monta gabinete de crise por previsão de fortes chuvas no site CNN Brasil. São Paulo, -agencia-cnn-, Alerta de chuvas, Chuva, Defesa Civil, Estado de SP, Governo de São Paulo CNN Brasil
A Defesa Civil do Estado de São Paulo monta o gabinete de crise para monitoramento das fortes chuvas, que devem atingir o estado nos próximos dias, na tarde desta quinta-feira (3).
O gabinete funciona remotamente todos os dias, pelo qual o órgão acompanha e atende ocorrências relacionadas às tempestades. Em casos de alertas para temporais, uma sala é separada no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo de São Paulo, para o exercício presencial das atividades.
A instalação será feita a partir das 14h desta terça-feira e deve funcionar até o próximo domingo (6). Nesta quarta-feira (2), o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) emitiu um alerta para chuvas de forte intensidade entre hoje e sábado (5).
A formação de uma frente fria favorecerá a ocorrência de temporais na região Leste do estado, atingindo principalmente o Litoral Norte, Baixada Santista, Vale do Paraíba, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira e as cidades de Sorocaba, Campinas e Itapeva.
O gabinete conta com representantes das concessionárias de energia, abastecimento de água e órgãos públicos para monitorar a situação em tempo real e coordenar ações preventivas com os municípios.
Chuvas podem ser quase o dobro de abril
O estado de São Paulo está sob alerta para chuvas intensas, ventos fortes e ressaca no litoral entre esta sexta-feira (4) e domingo (6), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).
A previsão indica a possibilidade de um acumulado de chuva de quase o dobro do esperado para todo o mês de abril, com volumes extremos no litoral paulista.
O litoral paulista deve registrar chuvas de 150 milímetros e 250 milímetros, com picos de até 350 milímetros, entre esta sexta e a madrugada de domingo, em algumas áreas como Ubatuba. A média histórica de chuva para abril na região é de 200 milímetros.
Nesta quinta-feira (3), a previsão é de sol e temperaturas elevadas, com máximas de 28°C, mas de mudança no tempo durante a tarde, com a chegada de uma frente fria. Temporais são esperados na faixa Leste do estado, com chuvas de moderada a forte intensidade, raios e rajadas de vento acima de 40 km/h.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Defesa Civil de SP monta gabinete de crise por previsão de fortes chuvas no site CNN Brasil.