By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Defesa de Bolsonaro sobe o tom e busca deslegitimar processo no STF
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Defesa de Bolsonaro sobe o tom e busca deslegitimar processo no STF
outros

Defesa de Bolsonaro sobe o tom e busca deslegitimar processo no STF

Última atualização: 14 de agosto de 2025 15:31
Published 14 de agosto de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Partindo da premissa que a condenação de Jair Bolsonaro está posta antes mesmo do julgamento – inclusive, o réu já está até em prisão domiciliar –, a defesa do ex-presidente escolheu subir o tom e questionar de forma mais veemente a legitimidade do processo que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).

Contents
Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTAConheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTA

As alegações finais em uma ação penal representam o último momento de defesa dos réus antes do julgamento, mas os advogados de Bolsonaro optaram por ir além do mero contra-ataque à acusação e transformaram a peça em um ato de indignação contra a forma de atuação das instituições brasileiras neste processo, em especial a Polícia Federal, a Procuradoria-Geral da República (PGR) e o Supremo.

Se os argumentos jurídicos e técnicos não emplacarem, o documento serviu, ao menos, para reverberar na mídia e para endossar o discurso de perseguição da justiça a Bolsonaro. No fundo, a defesa sabe que o efeito das alegações finais deve ser irrelevante na situação jurídica do ex-presidente, mas ao mesmo tempo o documento dá fôlego às críticas relacionadas à ação penal sobre a tentativa de golpe de estado no Brasil em 2022. Em especial, no momento em que os Estados Unidos aliaram-se a Bolsonaro e vem penalizando o país e autoridades, como o ministro Alexandre de Moraes.

Para reforçar a ideia de uma condenação antes mesmo do julgamento e, portanto, a narrativa da perseguição ao ex-presidente, a defesa diz que a imprensa, a partir de fontes não identificadas, já fala que a prisão do ex-presidente Bolsonaro deve ocorrer entre setembro e outubro e especula-se até mesmo o local da prisão.

Logo na primeira linha da peça apresentada ao STF, uma frase de impacto: “Um processo tão histórico quanto inusitado”. Aqui, a defesa já demonstra como se dará a sua argumentação ao longo das 197 páginas apresentadas ao STF: Bolsonaro foi enredado em uma trama golpista por suas posições ideológicas, que culminou em um processo penal atropelado e sem direito de defesa plena.

Dessa forma, a estratégia é desvencilhar o ex-presidente da liderança da tentativa de golpe. Para isso, a defesa faz um tópico em forma de resposta ao procurador-geral da República, Paulo Gonet. Na denúncia, Gonet abre um item chamado “uma introdução necessária” em que ele contextualiza a denúncia desde o primeiro ataque de Bolsonaro às urnas eletrônicas até se chegar ao 8 de janeiro.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Nas alegações finais, a defesa do ex-presidente faz a sua “introdução mais que necessária”, reforçando que não há provas nos autos que conectem Bolsonaro a uma organização para um golpe de Estado e que os elementos trazidos pela acusação, como a delação de Mauro Cid, a minuta golpista e as reuniões com comandantes das Forças Armadas, são frágeis. “Misturam-se os eventos, presume-se a responsabilidade do ex-presidente da República e consagra-se a narrativa de que ele é o responsável pelo ato final de 8 de janeiro”, diz um trecho.

Pelo decorrer do processo, a defesa sabe que o teor das alegações finais não deve influenciar na provável condenação pela 1ª Turma do STF. Por isso, não poupou críticas à atuação, sobretudo, do relator, ministro Alexandre de Moraes. Contudo, a essa altura do campeonato qualquer atenuante é bem-vinda.

E não é só isso: com as alegações finais entregues, há um registro nos autos do que a defesa entende como “abuso” no trâmite da ação sobre a trama golpista, o que fortalece Bolsonaro. Agora, resta esperar o julgamento, que deve ocorrer na primeira semana de setembro, e acompanhar os movimentos além dos autos, seja na política nacional ou internacional.

You Might Also Like

Do projeto ao contrato: como a engenharia e o direito moldam resultados

Golpista desviou R$ 147 mil de asilo e torrou com harmonização facial

Império das Maquiagens: veja mansão de empresário que sonegou milhões

“Cabeça erguida é mais importante do que um Nobel”, diz Lula na Malásia 

Hamburgo x Wolfsburg: horário e onde assistir ao jogo da Bundesliga 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Foragido é preso em Itapema após matar filha de dois meses 

20 de dezembro de 2024
Fuvest 2025: aprovados devem confirmar matrícula até quarta (26) 
A perspectiva de gênero e seus reflexos na saúde mental
PA: Justiça condena tripulantes de avião interceptado com 200 kg de maconha 
Matheus Bahia e mais um: Ceará quer dois jogadores para concluir negócio por Erick Pulga
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?