By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Defesa de Martins envia alegações finais ao STF após readmissão de advogado 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Defesa de Martins envia alegações finais ao STF após readmissão de advogado 
outros

Defesa de Martins envia alegações finais ao STF após readmissão de advogado 

Última atualização: 12 de outubro de 2025 01:23
Published 12 de outubro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Eduardo Kuntz, da defesa de Marcelo Câmara, também apresentou alegações finais após Moraes recuar de destituição  Política, -agencia-estado-, Alexandre de Moraes, Filipe Martins, Mauro Cid, STF (Supremo Tribunal Federal) CNN Brasil

Contents
Leia maisEUA: Filipe Martins não entrou no país e Moraes usou “registro errôneo”Moraes vê manobra da defesa e destitui advogados de Filipe MartinsConselheiro de Trump diz que não vai “desistir até Moraes ser preso”

As defesas de Filipe Martins e Marcelo Câmara, réus na ação penal do “núcleo 2” do que seria o plano de golpe contra o resultado da eleição de 2022, apresentaram, neste sábado (11), as suas alegações finais após o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes recuar da decisão de destituir os advogados.

Na última quinta (9), Moras decidiu destituir os advogados Jeffrey Chiquini e Eduardo Kuntz das defesas dos seus clientes, respectivamente Martins e Câmara, sob o argumento de que teriam atuado de forma “inusitada” e com “nítido caráter procrastinatório” ao deixar de apresentar as alegações finais no prazo.

Para Moraes, os dois advogados incorreram nas práticas de litigância de má-fé e tentativa de retardar o andamento da ação penal. Contudo, diante da repercussão do caso, o ministro recuou da decisão e permitiu que Chiquini e Kuntz voltassem a defender os réus.

Leia mais

  • EUA: Filipe Martins não entrou no país e Moraes usou "registro errôneo"

    EUA: Filipe Martins não entrou no país e Moraes usou “registro errôneo”

  • Moraes vê manobra da defesa e destitui advogados de Filipe Martins

    Moraes vê manobra da defesa e destitui advogados de Filipe Martins

  • Conselheiro de Trump diz que não vai "desistir até Moraes ser preso"

    Conselheiro de Trump diz que não vai “desistir até Moraes ser preso”

As duas defesas pediram nas alegações finais que os seus clientes sejam absolvidos de todos os crimes imputados a eles e também suscitaram questões preliminares semelhantes, com pedidos de nulidade de fatores-chave do processo.

Dentre os pedidos feitos pelos dois advogados constam a declaração de impedimento de Moraes como relator do caso por falta de imparcialidade, a incompetência do STF para julgar o processo e a anulação da ação penal por cerceamento de defesa.

Essas questões preliminares já haviam sido apresentadas pelos advogados dos réus do núcleo crucial da trama golpista e foram rejeitadas integralmente pela maioria da Primeira Turma do STF.

Ao pedir a absolvição de Martins, o advogado Chiquini argumentou que a prisão do seu cliente “comprometeu a lisura da investigação e violou o devido processo legal, contaminando toda a persecução penal”.

O ex-assessor de assuntos internacionais da Presidência durante o governo Jair Bolsonaro (PL) foi preso em janeiro de 2024 na Operação Tempus Veritatis, que investigou a suposta tentativa de golpe de Estado gestada no mandato de Bolsonaro. Ele foi solto em agosto do mesmo ano mediante o cumprimento de medidas cautelares.

“A prisão do defendente não serviu a um propósito legítimo, mas sim como um mecanismo de coerção ilegal, o que impõe sua anulação e o reconhecimento da ilegitimidade da persecução penal instaurada, sendo verdadeiro imperativo moral a sua absolvição”, sustentou a defesa, apontando que a PGR (Procuradoria-Geral da República) não apresentou provas do envolvimento do seu cliente na tentativa de golpe.

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência, citou Martins em sua delação. Afirmou que o então assessor foi o responsável por entregar a Bolsonaro uma minuta golpista, que previa a prisão de autoridades como o ministro Alexandre de Moraes e a anulação do resultado da eleição.

A defesa do coronel do Exército Marcelo Câmara também afirmou que não foram apresentadas provas pela PGR do envolvimento do seu cliente nos crimes. O militar está preso preventivamente desde junho deste ano por ter tentado acessar informações sigilosas sobre a delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência da República.

A PGR acusa Câmara de ter participado da elaboração da chamada “minuta do golpe” e monitorado Moraes com o objetivo de neutralizá-lo. Em contrapartida, a defesa argumenta, por exemplo, que a PGR não descreveu quais teriam sido os equipamentos utilizados pelo militar no monitoramento do ministro, o que comprovaria a falta de provas do seu envolvimento.

“Ele foi denunciado e está sendo processado única e exclusivamente por supostamente fazer um monitoramento, fato este exaustivamente esclarecido no decorrer da instrução penal”, disse Kutnz, que também contestou a delação de Mauro Cid e as conversas com o delator que muniram a acusação da PGR.

 

You Might Also Like

Concurso Sefaz-DF tem banca definida e edital iminente; saiba mais

Prefeito é executado com vários tiros durante festa do Dia de Finados

Trump diz que “sente muito” por família real após relação com caso Epstein 

Show de Zé Neto & Cristiano termina em confusão, sangue e prisão; veja vídeo

Perspectivas probatórias em casos de violência contra mulher – parte 1

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Intercâmbio na Espanha: conheça quatro maneiras possíveis 

24 de abril de 2025
GDF lança edital para o Nosso Natal 2025, no valor de R$ 15 milhões
Qual a participação da família de Rafael Miguel em série sobre o caso? 
Max confirma que 3ª temporada de “Euphoria” está em produção; saiba mais 
Oscar 2025: filmes vencedores entram em valor promocional de R$ 12 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?