Ângelo Bonelli relatou às autoridades a localização da deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP), foragida na Itália e presa nesta semana Política, -agencia-cnn-, Câmara dos Deputados, Carla Zambelli, Sâmia Bomfim CNN Brasil
A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) protocolou um projeto de resolução na Câmara dos Deputados para conceder ao deputado italiano Ângelo Bonelli o título de cidadão honorário no Brasil, na última quarta-feira (31),
Bonelli relatou às autoridades italianas a localização da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) que estava foragida na Itália desde junho deste ano, segundo confirmou à CNN o embaixador da Itália no Brasil, Renato Mosca.
Segundo a justificativa do documento, a fuga da parlamentar sempre foi criticada por Bonelli, que “atuou para pressionar as autoridades italianas a efetuar a captura e posterior extradição de Zambelli, a fim de que respondesse por seus crimes perante a Justiça brasileira”.
O texto ainda alega que o parlamentar teve uma “atuação firme e incansável”, afirmando que ele “desempenhou papel fundamental na colaboração entre as instituições italianas e brasileiras”.
Nas redes sociais, Bomfim destacou que o projeto se trata de uma homenagem: “O título nada mais é que uma homenagem pelos serviços prestados e por ter honrado valores como justiça e democracia”.
Zambelli foi condenada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a 10 anos de prisão por invasão aos sistemas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e inserção de documentos falsos, em 2023.
Em junho, seu nome foi incluído na lista de procurados da Interpol, o que permitiu a cooperação internacional para sua localização e eventual prisão fora do Brasil. Na última terça-feira (29) a deputada foi presa no país europeu.
*Sob supervisão de Renata Souza

