By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Desburocratização e eficiência com o assessoramento jurídico da União
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Desburocratização e eficiência com o assessoramento jurídico da União
outros

Desburocratização e eficiência com o assessoramento jurídico da União

Última atualização: 29 de agosto de 2025 12:45
Published 29 de agosto de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Em tempos de busca incessante por eficiência, desburocratização e racionalização da máquina pública, a Consultoria-Geral da União (CGU), unidade da Advocacia-Geral da União (AGU), tem se destacado como protagonista de uma transformação silenciosa, mas profunda, na forma de prestar assessoramento jurídico à Administração Pública Federal.

Contents
Quer acompanhar os principais fatos ligados ao serviço público? Inscreva-se na newsletter Por Dentro da MáquinaInformações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTA

Um dos exemplos mais robustos dessa transformação é a consolidação do programa de Assessoramento Personalizado, que vem redefinindo a atuação consultiva da União com inovação, agilidade e foco na resolutividade.

Quer acompanhar os principais fatos ligados ao serviço público? Inscreva-se na newsletter Por Dentro da Máquina

A proposta do Assessoramento Personalizado é simples e, ao mesmo tempo, revolucionária: estabelecer um canal direto e contínuo entre os advogados públicos e os gestores federais estratégicos, promovendo uma relação de confiança institucional, com proatividade, que favorece a atuação preventiva e eficaz do Direito Público.

Cada autoridade assessorada conta com um advogado da União designado para acompanhar e atender às suas necessidades, o que permite que dúvidas jurídicas sejam resolvidas em tempo real, por vezes evitando tradicional produção de pareceres formais, e que decisões administrativas ganhem maior segurança e celeridade.

Os resultados da iniciativa já são expressivos. Apenas no primeiro semestre de 2025, a CGU registrou mais de 29 mil atividades de assessoramento jurídico, um crescimento de aproximadamente 40% em comparação com o mesmo período de 2024[1].Considerando o período de 2024 a 2025, mais de 21 mil referem-se ao assessoramento personalizado, revelando o protagonismo cada vez maior desse modelo de atendimento jurídico estratégico.

A expansão também se manifesta no rol de autoridades atendidas, que saltou de cerca de 2 mil para o quantitativo estimado de 7 mil. Esse universo inclui Ministros, Secretários, Diretores, ordenadores de despesa, responsáveis por unidades de contratações, recursos humanos e patrimônio, Oficiais-Generais e chefes de organizações militar em projetos classificados como estratégicos, dentre outros.

Além da escalabilidade, o modelo se destaca por sua eficiência. A Portaria Normativa 2/2024/GAB/CGU/AGU, que regulou a atribuição constitucional da AGU para prestar assessoramento jurídico no âmbito do Poder Executivo, além de organizar e estimular equipes e atividades necessárias, estruturou um catálogo de autoridades elegíveis e um sistema de designação de advogados por autoridade, garantindo continuidade no atendimento e profundo conhecimento das particularidades de cada órgão. Com um único advogado responsável, o contato se torna direto, célere e focado — sem os entraves de burocracias desnecessárias.

Mais do que responder formalmente a consultas jurídicas, o Assessoramento Personalizado reconhece que a atuação consultiva da AGU deve agregar valor à gestão pública, oferecendo suporte qualificado, contínuo e estratégico, seja por meio de reuniões regulares, do apoio na elaboração e revisão de minutas normativas e atos administrativos ou do acompanhamento de políticas públicas desde a sua concepção.

Todo esse avanço ocorre sem qualquer custo adicional para o erário. E mais, ao evitar judicializações, promover orientações preventivas e contribuir para o bom uso de recursos públicos, o Assessoramento Personalizado representa uma economia concreta e mensurável para o Estado.

Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTA

Em síntese, o programa de Assessoramento Personalizado da CGU aponta para o que se espera de uma advocacia pública moderna: acessível, técnica, resolutiva e engajada com os objetivos da boa administração. Trata-se de um passo decisivo rumo a uma cultura jurídica mais eficiente e voltada à efetividade das políticas públicas, com menos papel, menos espera — e mais resultado.

A atuação consultiva da CGU demonstra, assim, que é possível transformar estruturas estatais complexas de maneira gradual, com inteligência institucional e com especial atenção ao maior ativo da Administração Pública: as pessoas.


[1] https://www.gov.br/agu/pt-br/comunicacao/noticias/assessoramento-juridico-da-agu-tem-aumento-de-39-5-em-2025#:~:text=O%20assessoramento%20jur%C3%ADdico%20%C3%A9%20atribui%C3%A7%C3%A3o,consultoria%20quanto%20o%20assessoramento%20jur%C3%ADdico.

You Might Also Like

Autarquia contrata empresas no valor de R$ 9 milhões para auxiliar na fiscalização do trânsito em Ilhéus

Jovem baleado por policiais ao sair de cinema no Entorno deixa a UTI

Maiara abre o jogo sobre vida amorosa: “Melhor coisa”

Meio-campista tem nova lesão em treino e vira desfalque no Palmeiras 

Paulo Augusto fala pela 1ª vez após expulsão do BBB 26: “Tinha que ser” 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Análise: Tese de perseguição de Bolsonaro perde força 

25 de agosto de 2025
Ataque de Israel mata 10 pessoas em uma casa em Gaza 
Polícia Civil prende suspeitos por fraude em contas de prefeituras no PR 
Injeção letal: técnico diz que agiu por nervosismo em plantões no hospital 
Maioria dos brasileiros aceita mudar hábitos para enfrentar crise climática 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?