Em simulações de 2º turno para a eleição presidencial, Lula aparece empatado tecnicamente com Bolsonaro e à frente de outros sete eventuais adversários, mostra pesquisa divulgada nesta quinta (3)
Este conteúdo foi originalmente publicado em Desconhecimento de potenciais candidatos favorece Lula, diz CEO da Quaest no site CNN Brasil. Política, -agencia-cnn-, Luiz Inácio Lula da Silva (Lula), Pesquisa Genial/Quaest CNN Brasil
Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (3) mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) empatado tecnicamente com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível até 2030, e à frente de outros sete eventuais adversários nos cenários de segundo turno testados pelo instituto para a eleição presidencial.
Para o CEO da Quaest, Felipe Nunes, em análise publicada no X (antigo Twitter), “por trás de todo esse quadro está a movimentação de conhecimento e rejeição dos potenciais candidatos”.
Além de Bolsonaro, foram testados nas demais simulações a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), o influenciador Pablo Marçal (PRTB), o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União).
“Especialmente os governadores com potencial de disputar contra Lula ainda são muito desconhecidos. Tarcísio, por exemplo, continua desconhecido por 42% dos eleitores; Ratinho é desconhecido por 51%; Zema por 61% e Caiado por 63%”, destaca o especialista.
Por outro lado, “a desaprovação ao governo Lula tem impactado a imagem de Lula”, analisa Nunes.
De acordo com levantamento Genial/Quaest divulgado ontem (2), o governo comandado pelo petista é desaprovado por 56% dos entrevistados.
Segundo Nunes, “Lula e Bolsonaro empatam na simulação de 2º turno justamente porque apresentam o mesmo patamar de conhecimento, o mesmo nível de rejeição, mas com uma pequena vantagem de potencial de voto para o atual presidente”.
O instituto ouviu 2.004 pessoas entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.
Confira aqui os resultados da Genial/Quaest para simulações de segundo turno.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Desconhecimento de potenciais candidatos favorece Lula, diz CEO da Quaest no site CNN Brasil.