Ação reúne 300 pessoas privadas de liberdade em mutirão de manutenção urbana antes da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas Pará, COP30, ONU (Organização das Nações Unidas), Sustentabilidade CNN Brasil
Cerca de 300 detentos estão participando de uma grande ação de limpeza e manutenção de ruas em Belém (PA) como parte dos preparativos para a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro deste ano na capital paraense.
Desde a última terça-feira (21), os internos — assistidos pelo Programa “Construindo Novas Histórias” realizam serviços de roçagem, recolhimento de entulho e manutenção urbana em 11 áreas estratégicas de Belém.
De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, os 300 participantes têm seus direitos trabalhistas assegurados e recebem remição de pena: a cada três dias de trabalho, um dia é abatido da condenação.
Para os custodiados em regime semiaberto, o trabalho externo é autorizado e supervisionado, permitindo que saiam diariamente para as atividades e retornem à unidade prisional ao final do expediente.
As localidades foram definidas pela Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), que também é responsável pelo fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de todo o material necessário à execução das atividades.
COP30
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) será realizada em Belém, em novembro de 2025.
O evento reunirá líderes mundiais, cientistas e representantes da sociedade civil para debater políticas de enfrentamento à crise climática e estratégias globais de desenvolvimento sustentável, marcando a primeira vez que a cúpula ocorre na Amazônia.
COP30 em Belém: entenda o papel do Brasil e da Amazônia na agenda climática

