By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Dez projetos de carros nacionais mantidos em segredo (até demais)
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Dez projetos de carros nacionais mantidos em segredo (até demais)
outros

Dez projetos de carros nacionais mantidos em segredo (até demais)

Última atualização: 22 de fevereiro de 2025 15:18
Published 22 de fevereiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Primeiro Polo

VW Polo
VW PoloAcervo/Quatro Rodas

“Mini-Fusca”, “Mini-Volks”, “VW 800”… Apelido não faltou ao substituto do Fusca. O Polo, então na primeira geração, era a promessa de um VW moderno, dizia a QUATRO RODAS de agosto de 1973. Não vingou e acabamos com um carro 100% nacional, o Gol, em 1980.

Contents
Primeiro PoloPorsche 914Primeiro FiestaPrimeiro CorsaOpel SenatorAlfasudPerua 1800Ford SierraMini PumaPerua Monza

Porsche 914

Porsche 914

Esportivo vendido pela VW ou Porsche, dependia do mercado, o alemão 914 foi cogitado para virar brasileiro. “Um protótipo já está sendo construído na fábrica 2 da Volkswagen no Ipiranga, em São Paulo”, dizia QUATRO RODAS de novembro de 1971. Mas a marca preferiu produzir outro esportivo, um tanto menos glamouroso, o SP-2.

Primeiro Fiesta

Ford Fiesta

Em abril de 1974, as fotos dos protótipos do “Mini-Ford” estavam na revista. Falava-se em estrear por aqui no Salão do Automóvel de 1976, quando ele também surgiu na Europa. Era a primeira geração do Fiesta, modelo que só seria nacionalizado 20 anos depois.

Continua após a publicidade

Primeiro Corsa

Opel Corsa

Em janeiro de 1984, o provável sucessor do Chevette não seguiria a ordem europeia, que indicava o Kadett. Seria seu irmão menor, o Corsa, mais novo. Demorou três anos e veio mesmo o Kadett. O Corsa seria lançado em 1994, mas aí já era a segunda geração.

  • Relacionadas
  • NotíciasVelhinhos em alta: usados que vendem mais que muito carro novo9 mar 2016 – 18h03
  • NotíciasDez inovações que, de novas, não têm nada11 jan 2016 – 19h01
  • Auto-serviçoFique amigo do mecânico antes de ter esses carros6 abr 2018 – 15h04

Opel Senator

Opel Senator

Chamado de novo Opala em 1989, quando a QUATRO RODAS o flagrou em testes, este não ficou tão longe da realidade. O Senator era o topo de linha da Opel e quase um Omega (que cumpriria essa função em 1992), mas com motor V6 e porta traseira e lanterna diferentes.

Alfasud

Dez projetos de carros nacionais mantidos em segredo (até demais)

Continua após a publicidade

A FNM e, depois, a Alfa Romeo, sempre foram por aqui marcas de um carro só. O Alfasud seria um Alfa moderno, mais acessível, menor que o Fusca. A previsão era chegar em 1974, quando se falou numa nova fábrica só para montá-lo no Brasil. Ficou na previsão.

Perua 1800

Dodge 1800 perua

Estar no Salão do Automóvel de 1974 só reforçou a ideia de que a perua 1800 seria feita no país. De fato, era um protótipo produzido aqui a partir da Hillman Avenger Estate De Luxe, a perua do carro inglês que originou nosso Dodginho, com seu desenho ao estilo da Caravan.

Ford Sierra

Ford Sierra

No Brasil, o Sierra seria páreo para o Monza. Na Europa, oferecia motores de 1,3 a 2 litros, enquanto aqui ele poderia usar o CHT 1.6 do Escort e até o 2.3, já usado no Maverick. Ele apareceu em testes, virou boato, mas só o mercado argentino recebeu o Sierra sul-americano.

Continua após a publicidade

Mini Puma

Mini Puma

Com o status da Puma na época, ele poderia ter sido o Smart dos anos 70. Foi o que muitos sonharam após vê-lo em destaque no Salão do Automóvel de 1974 com a promessa de fazer 20 km/l. A ideia foi resgatada em 1982, porém nunca passou do protótipo.

Perua Monza

Perua Monza

QUATRO RODAS furou o esquema de segurança de uma pesquisa de clínica da GM para mostrar em dezembro de 1982, a perua Monza, prevista para 1983. Até houve na capa de julho de 1985 uma perua Monza – transformação da Envemo. A oficial mesmo nunca deu as caras.

Publicidade

You Might Also Like

Virginia reage à convocação de Vini Jr. para a Seleção brasileira; assista

Nova linha de ônibus de Salvador vai atender estudantes do Ifba a partir desta terça (4); saiba mais

Carro é engolido por cratera que se abriu após chuva em Arniqueira

Israel devolve 45 corpos de palestinos, diz ministério de saúde de Gaza 

Ana Castela revela “segredo” íntimo por trás de mensagem de Zé Felipe: “Tava parecendo”

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

VÍDEO: Vereador de cidade baiana parte para cima de mulher após sessão da Câmara

12 de junho de 2025
Israel suspende restrições no país e reabre aeroportos 
Governo Trump impõe escolta sobre jornalistas que acessarem o Pentágono 
Anistia: entenda o que diz o projeto que perdoa envolvidos nos atos de 8/1 
EUA e outros países criticam laços militares entre Coreia do Norte e Rússia 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?