O céu do Distrito Federal amanheceu com muitas nuvens e encoberto por neblina, nesta quarta-feira (25/6). A névoa úmida foi registrada na área central e em diversos outros pontos da capital do país.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que o nevoeiro se formou em função de elevado índice de umidade e da baixa temperatura.
“O que registramos foi uma névoa úmida, conhecida como bruma, em que as gotículas de água ficam suspensas no ar e dificultam a visibilidade. Não chega a ser chuva, porque não molha o solo”, afirma Dayse Moraes, meteorologista do Inmet.
Leia também
-
Temperatura chega a 8,8°C, e DF tem madrugada mais fria do ano
-
DF amanhece com frio e forte neblina nesta sexta (30/5)
-
Inverno começa nesta sexta trazendo mais frio e seca ao DF; confira
Nesta quarta-feira (25/6), os termômetros marcaram mínima de 12°C na Estação Meteorológica do Plano Piloto. Além disso, o DF está sob alerta amarelo, de perigo potencial, devido à possibilidade de queda da temperatura, de 3°C a 5°C.
Segundo o Inmet, não há previsão de chuvas para os próximos dias. A temperatura máxima prevista para o período mais quente do dia é de 25ºC.
Ainda nesta quarta, a umidade relativa do ar deve variar entre 95% e 35%.
Dia mais frio do ano
A capital da República registrou a madrugada mais fria de 2025 na última semana, em 17 de junho. Os termômetros marcaram 8,8ºC na Estação Meteorológica Ponte Alta do Gama.
Antes, a menor temperatura deste ano havia sido verificada em 9 de junho, quando os termômetros registraram 9,8ºC, na Estação Meteorológica de Águas Emendadas.
A mínima histórica aconteceu em 19 de maio de 2022, quando a capital federal registrou 1,4°C.