O programa AgendaDF oferece mais de mil vagas para castração gratuita de cães e gatos. A ação será feita pela Secretaria Extraordinária de Proteção Animal do Distrito Federal (SepanDF) e se limita a apenas moradores do DF.
Os interessados podem realizar o agendamento de forma online a partir desta quarta-feira (25/6), pelo site agenda.df.gov. Para se inscrever, é preciso ter cadastro prévio no sistema Participa-DF
As cirurgias para animais cadastrados de forma online começam no dia 1º de julho e irão até 25 de julho. Os procedimentos serão feitos nas clínicas conveniadas.
Veja a lista e o número de vagas:
- Coração Peludinho, no Gama, com 1.152 vagas;
- Dr. Juzo, em Samambaia, com 320 vagas;
- Pet Adote, no Paranoá, com 320 vagas.
Os agendamentos são feitos com base no sexo do bicho:
- 25/6 às 9h para gatos,
- 25/6 às 14h para gatas,
- 26/6 às 9h para cachorros,
- 26/6 às 14h para cadelas.
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
AgendaDF oferece castração gratuita para cães e gatos
Redes Sociais2 de 4
Cães e gatos podem ser castrados de forma gratuita via agendamento nesta quarta-feira (25/6)
Redes Sociais3 de 4
1.792 vagas são contempladas para castração gratuita de cães e gatos
Redes Sociais4 de 4
Tutores podem realizar agendamento para castração gratuita nesta quarta-feira (25/6)
Redes sociais
Os animais devem ter idade mínima de seis meses e peso maior ou igual a 2 kg. Só é permitido cadastrar até dois animais por tutor.
Os donos devem apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência, agendamento impresso, além de ter 18 anos ou mais. Após o esgotamento das vagas será feita uma fila de espera em caso de erro em alguma inscrição.
Aqueles que não conseguirem comparecer devem solicitar o cancelamento em até 48 horas, do contrário não poderão realizar novos agendamentos durante um período de seis meses.
Somente a pessoa que fez o cadastro poderá levar o animal até uma das clínicas; parentes como irmãos, pais ou primos devem provar o parentesco.
Os preparos que os cuidadores devem ter é levar o animal limpo e em jejum de 8 a 10 horas, e de água de 4 a 6 horas antes do procedimento. É aconselhável também levar um colar elisabetano (cone) ou roupa cirúrgica específica para o tamanho e porte do paciente.