Brasil tem a tradição de levar grandes histórias dos livros para as telonas Entretenimento, #CNNPop, Cinema, Cinema Brasileiro, Literatura, Literatura brasileira CNN Brasil
O Dia do Cinema Brasileiro é celebrado nesta quinta-feira (19), durante um dos melhores momentos de nossa indústria cinematográfica.
A data foi escolhida para marcar o dia em que o ítalo-brasileiro Afonso Segreto registrou as primeiras imagens em movimento no nosso país, em 1898, a bordo do navio Brésil, enquanto voltava da França, onde tinha estudado para aprender a operar um cinematógrafo.
O cinema é um dos meios em que é possível retratar a cultura e os costumes de um povo e de uma época, e também serve como maneira de levar os clássicos da literatura a um público mais amplo através das telonas. Afinal, a literatura brasileira é repleta de obras riquíssimas em valor e histórias interessantes que poderiam ser mais conhecidas.
Veja 10 filmes inspirados em obras da literatura brasileira
1. “A Hora da Estrela” (1985)
Inspirado no romance de Clarice Lispector, o filme acompanha Macabéa, uma migrante nordestina que se muda para trabalhar como datilógrafa em São Paulo. Certo dia, ela conhece o metalúrgico Olímpico e os dois começam um namoro desajeitado.
Disponível no Globoplay.
2. “Capitães da Areia” (2011)
O longa retrata a vida de um grupo de crianças abandonadas por suas famílias, que precisam lutar para sobreviver juntos nas ruas de Salvador, na Bahia. Inspirado no livro de Jorge Amado.
Não está disponível em nenhum streaming neste momento.
3. “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (2017)
Este remake do filme de 1976 também é inspirado na obra de Jorge Amado. A viúva Dona Flor se casa novamente, mas tem tantas saudades de seu falecido marido que o fantasma dele passa a viver com o casal.
Disponível na Netflix.
4. “Macunaíma” (1969)
Baseado no livro de Mário de Andrade, o filme mostra um dos personagens mais famosos da literatura brasileira: Macunaíma, um menino nascido na Amazônia e habituado a ser malandro que, já adulto, chega em São Paulo.
Disponível no Globoplay e no streaming do Telecine.
5. “Memórias do Cárcere” (1984)
O longa, baseado na obra de Graciliano Ramos, mostra a violência e repressão política no Brasil durante o governo de Getúlio Vargas, da qual o escritor foi vítima.
Disponível no Globoplay.
6. “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (2001)
Inspirado no livro mais famoso de Machado de Assis, o filme acompanha a história de Brás Cubas, que decide narrar como foi sua vida depois de já ter morrido.
Disponível para aluguel na Apple TV.
7. “Meu Pé de Laranja Lima” (2013)
A trama conta a histporia de Zezé, um garoto de oito anos que costuma ter longas conversas com o pé de laranja-lima que fica no quintal de sua casa, até que conhece um senhor que se torna seu melhor amigo. Inspirado em um dos livros infanto-juvenis mais famosos da literatura brasileira, escrito por José Mauro de Vasconcelos.
Disponível no streaming Reserva Imovision.
8. “Morte e Vida Severina” (1981)
Baseado na obra de João Cabral de Melo Neto, o longa feito pela TV Globo conta a história de um homem que migra da seca da caatinga para a cidade grande, no formato de musical.
Não está disponível em nenhum streaming neste momento.
9. “O Auto da Compadecida” (2000)
O longa acompanha João Grilo e Chicó, dois sertanejos do pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba, que lutam para sobreviver através de pequenas mentiras para garantir o pão de cada dia. Inspirado na peça de Ariano Suassuna.
Disponível na Globoplay e no streaming do Telecine.
10. “Vidas Secas” (1963)
Baseado no livro de Graciliano Ramos, o filme acompanha uma família de retirantes, que luta para sobreviver em meio às injustiças sociais e à seca.
Disponível na Globoplay, na Netflix e no streaming do Telecine.