Em data que celebra a importância da cultura cafeeira para o país, conheça redes de cafeterias para empreendedores que desejam faturar com a venda da bebida Negócios, Café, CNN Brasil Money, Empreendedorismo, Franquias CNN Brasil
No dia 24 de maio, foi comemorado o Dia Nacional do Café. Instituída pela Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), a data visa destacar a importância do grão para a economia nacional, bem como dos profissionais que trabalham direta ou indiretamente com o plantio, colheita e revenda do café.
A data simboliza também o início do período de colheita oficial nas principais regiões cafeeiras do país.
O café é hoje uma das principais commodities do Brasil, país que ocupa a primeira posição entre as nações produtoras e exportadoras do grão em todo o mundo.
Sua importância também vai além dos números: o café é a segunda bebida mais consumida do país, logo após a água, de acordo com pesquisas do Embrapa e da Associação que representa o setor.
No mundo dos negócios, a relevância do café se traduz na existência de milhares de empreendimentos voltados à essa cultura. Entre os micro e pequenos negócios, por exemplo, o grão é popular no universo das franquias — já são mais de 3.700 operações de cafeterias em atividade, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
A quantia acompanha o crescimento deste segmento: entre os anos de 2022 e 2024, a expansão no número de cafeterias em atividade supera os 30%.
Neste Dia Nacional do Café, conheça uma uma lista com quatro redes de franquias de cafeterias para quem quer empreender com a bebida mais popular do Brasil, de lojas de rua a pequenos quiosques em shoppings e centros comerciais:
Franquias para quem quer empreender
Kapeh Cosméticos e Cafés Especiais
Fundada em 2007 por Vanessa Vilela, farmacêutica e bioquímica especializada em café, em Três Pontas (MG), a Kapeh é uma marca pioneira de cosméticos veganos à base do grão verde do café.
A rede atua no modelo loja dois em um, unindo a venda dos cosméticos à comercialização de cafés especiais e com assinatura própria da marca em lojas físicas no Sudeste do país.
- Investimento inicial: a partir de R$ 182,9 mil (modelo quiosque);
- Faturamento médio mensal: R$ 40 mil a R$ 50 mil;
- Prazo de retorno: 24 a 30 meses;
- Modelos disponíveis: quiosque, loja compacta de rua e loja premium de shopping.
Mr. Fit
Pioneira em fast-food de alimentação saudável no Brasil, a Mr. Fit disponibiliza o formato Mr. Fit Café, operações voltadas à venda de bolos integrais, salgados, pão de queijo, wraps, açaí, sucos e bebidas quentes, como o café.
Além das tradicionais lojas de rua, o modelo de negócio também permite a instalação “in store”, ou seja, interna em locais de fluxo de pessoas como supermercados, hospitais, academias e universidades.
- Investimento inicial: a partir de R$ 55 mil;
- Faturamento médio mensal: de R$ 40 mil a 70 mil;
- Prazo de retorno: 4 a 12 meses;
- Modelos disponíveis: Loja de rua e store in store.
Boulangerie Carioca
Inspirada nas padarias e cafeterias francesas, a rede foi criada em 2015 com a proposta de oferecer ambientes aconchegantes e uma seleção variada de receitas tipicamente francesas, como os famosos macarons e croissants, além de doces e salgados variados.
De olho na diversificação de público, a marca passou recentemente a focar também em pratos rápidos, brunchs e sopas.
- Investimento inicial estimado: R$ 490 mil (incluso taxa de franquia);
- Faturamento médio mensal: R$ 130 mil;
- Prazo de retorno: 18 a 36 meses;
- Modelos disponíveis: quiosque, loja de shopping, loja de rua.
Café Cultura
O Café Cultura é uma rede de cafeterias voltada à venda de cafés especiais e certificados e também à gastronomia. A rede de cafeterias tem sede em Florianópolis e possui mais de 50 unidades em outras cidades do Sul do país, além de Rio de Janeiro e São Paulo.
Fundada em 2005, a marca comercializa mais de 5 milhões de xícaras ao ano e atua no franchising desde 2014, focando em criar experiências de consumo agradáveis e incentivar a ascensão da cultura do café.
- Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil;
- Faturamento médio mensal: R$ 150 mil;
- Prazo de retorno: 24 a 36 meses;
- Modelos disponíveis: loja de rua.
(texto de Maria Clara Dias)
Este conteúdo foi produzido pelo Fundo de Impacto Estímulo – que apoia pequenos empreendedores brasileiros com crédito facilitado, capacitação e conexões – em parceria com a CNN. Para saber mais sobre o Estímulo visite estimulo2020.org.