By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Diálogo entre Poderes, segurança jurídica, autocontenção: os recados de Fachin
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Diálogo entre Poderes, segurança jurídica, autocontenção: os recados de Fachin
outros

Diálogo entre Poderes, segurança jurídica, autocontenção: os recados de Fachin

Última atualização: 29 de setembro de 2025 20:30
Published 29 de setembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Em tempos em que ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) sofrem ataques internos e externos, Edson Fachin assume a Presidência da Corte pedindo respeito à magistratura, à Justiça e à democracia. Mas tentou deixar claro que respeito não é sinônimo de “vista grossa” aos problemas e desafios que o Judiciário enfrenta — por isso, deixou claro que deverá trabalhar por um Supremo mais institucional e com maior austeridade nos custos.

Contents
Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresasInscreva-se no canal de notícias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões do país!  Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Fachin afirmou que os eixos de sua gestão serão: segurança jurídica como base da confiança pública; sustentabilidade como dever intergeracional; diversidade, igualdade e respeito à pluralidade; transformação digital para aproximar a Justiça do povo; e a colegialidade na pauta. Dessa forma, Fachin tenta resgatar um STF como Corte colegiada e menos personalizada. Inclusive, ele falou que a pauta será do colegiado e não da Presidência.

O resgate da magistratura veio a partir do simbolismo em uma história que trouxe em seu discurso. Ele contou que, certa vez, quando criança passeava com o pai próximo ao centro de Toledo (PR) e ele o segurou pelo braço e, sereno, advertiu: diminua o passo, vá devagar, respeite — à frente está o juiz da Comarca. “Na simplicidade daquele gesto, havia a lição silenciosa do respeito”, disse.

A história demonstra que Fachin deve tentar trazer ao STF esse lugar de respeito e disse que o Judiciário é um lugar de genuína vocação. E, para isso, ele quer valorizar o colegiado, com disposição de deixar marcado o lugar do Judiciário como o de equilíbrio de Poderes.

“Assumo, não um Poder, mas um dever: respeitar a Constituição e apreender limites. Buscaremos cultivar a virtude do discernimento, para eleger, entre as tantas boas ideias que as administrações”, disse.

Mas a autocontenção não significa descaso ou negligência à Corte. Ao contrário. Fachin não só protegerá a Corte como seus colegas. Lutará por autonomia e independência, em especial, contra discursos autoritários, tanto que aproveitou a fala para proteger o vice-presidente Alexandre de Moraes.

“É um amigo e um juiz feito fortaleza. Sua Excelência, como integrante deste tribunal, merece nossa saudação e nossa solidariedade, e sempre a receberá, como assim o faremos em desagravo a cada membro deste colegiado, a cada juiz ou juíza deste país, em defesa justa do exercício autônomo e independente da magistratura.”

Inscreva-se no canal de notícias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões do país!  

Em uma posse com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do presidente da Câmara, Hugo Motta; e do Senado, Davi Alcolumbre, e também com governadores de diferentes colorações políticas como Cláudio Castro, Ronaldo Caiado, Celina Leão, Romeu Zema e Eduardo Leite, Fachin voltou a repetir a máxima de “ao direito o que é do direito e à política o que é da política”.

“A espacialidade da Política é delimitada pela Constituição. A separação dos poderes não autoriza nenhum deles a atuar segundo objetivos que se distanciem do bem comum”, afirmou.

Assim, Fachin simboliza que não negará o diálogo entre Poderes, desde que assuntos republicanos e institucionais. Ainda mais se for para proteger a democracia. “Somos de uma geração que sonhou com um país melhor”, lembrando a conquista da democracia construída no Brasil depois do golpe de 1964. O ministro também lembrou dos riscos da manipulação da informação em redes sociais.

“Impende voltar-se ao básico. Queremos racionalidade, diálogo e discernimento. Nossa matéria há de ser empírica e verificável. Antes mesmo dos direitos ou das garantias temos deveres a cumprir. A dinâmica que enlaça tradição e movimento projeta mudanças sem açodamentos, senda na qual caminharemos.”

Fachin falou em reafirmar compromissos e disse ser mandatório respeitar as leis e as instituições. “Contudo, a verdade é que as pessoas precisam querer e ter razões para confiar no sistema de justiça”.

A presença da presidenta da Corte Interamericana dos Direitos Humanos (CIDH), Nancy Hernandez, também demonstra o compromisso com as pautas de direitos humanos e fundamentais. “Grupos vulneráveis não devem ser ignorados”, afirmou.

E acrescentou: “Assumo essa missão com a mesma determinação que fortalece mães que criaram filhos sozinhas, que revigoraram quem resistiu à repressão e quem proclamou a Justiça mesmo ferido. Eles acreditaram, seus filhos ainda acreditam que este país pode ser melhor e mais justo, e eu também creio”.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

Fachin disse que a sua gestão “carrega com todas as forças” a esperança de que manter os valores constitucionais, para proteger os direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça, numa sociedade fraterna, plural e sem preconceitos. E voltou a falar da proteção das terras indígenas.

Para os próximos dois anos, o desafio de Fachin será resgatar a confiança e a legitimidade do STF sem perder a firmeza frente aos ataques não só de outros Poderes, como os internacionais, como os vindos do governo de Donald Trump.

You Might Also Like

Essencial à Justiça é romper o silêncio, fundamental à Nação é assumir a responsabilidade

Megaoperação: imagens revelam policial ferido do Bope sendo resgatado no RJ 

Vídeo: imagens de drones mostram “zona de guerra” durante operação no RJ 

São Paulo vence o Vasco e se aproxima do G7 do Brasileiro 

Atlético-MG detona arbitragem e pede mudanças drásticas: “Inadmissível” 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

“É tudo positivo”, diz diretor do São Paulo sobre pré-temporada nos EUA 

16 de janeiro de 2025
Virginia mostra José Leonardo tentando conversar com família; assista 
Quais os próximos filmes da Marvel? Veja títulos e datas 
Em três dias, polícia localiza 24 foragidos no Carnaval de Salvador 
Hugo convoca sessão e ameaça punir deputados por ocupação do plenário 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?