By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Dias Toffoli suspende foro privilegiado de diretores da Assembleia Legislativa do Maranhão
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Dias Toffoli suspende foro privilegiado de diretores da Assembleia Legislativa do Maranhão
outros

Dias Toffoli suspende foro privilegiado de diretores da Assembleia Legislativa do Maranhão

Última atualização: 11 de dezembro de 2024 11:46
Published 11 de dezembro de 2024
Compartilhe
Compartilhe

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu trechos de uma lei estadual que estendeu o foro privilegiado a diretores da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) perante o Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA). A decisão monocrática se deu no âmbito da ADI 7757 e, agora, segue para referendo no plenário do STF.

Contents
Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu emailConheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresasEntenda o foro privilegiado concedido a diretores da Assembleia do Maranhão

Toffoli considerou que os cargos da diretoria da Alema são comissionados e que, portanto, a Constituição maranhense não pode estender o foro por prerrogativa de função a eles, já que a Constituição Federal não o prevê para funções equivalentes em âmbito federal. O relator pontuou que o foro privilegiado é uma “norma de exceção”, que demanda uma interpretação restritiva. Leia a íntegra da decisão.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

“A conclusão, portanto, foi a de que todas as normas de exceção nessa matéria decorrem da própria Constituição Federal. Prevaleceu o entendimento de que não pode a Constituição Estadual, de forma discricionária, estender o foro por prerrogativa de função àqueles não abarcados pelo legislador federal”, escreveu no voto.

A ação foi proposta em novembro pelo partido Solidariedade, sob o argumento de que a norma viola a competência privativa da União para legislar sobre o Direito Processual e crimes de responsabilidade, além de ofender os princípios constitucionais republicano, da isonomia, da simetria, da moralidade e impessoalidade e do juiz natural.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Em seu voto, Toffoli mencionou especificamente o precedente no julgamento da ADI 2.553, em que a Corte declarou inconstitucional outro dispositivo da Constituição maranhense que concedeu foro privilegiado aos procuradores de Estado, procuradores da Assembleia Legislativa, defensores públicos e delegados de Polícia.

Segundo ele, isso gera uma insegurança jurídica sobre o foro privilegiado, agravada pela existência de diversos precedentes em que o STF declarou normas similares inconstitucionais. “Nesse sentido, a concessão de medidas cautelares para suspender normas de constituições estaduais que estenderam o foro por prerrogativa de função a hipóteses que não guardavam simetria com a Constituição Federal tem sido adotada”, afirmou.

Entenda o foro privilegiado concedido a diretores da Assembleia do Maranhão

Na ação, o Solidariedade contesta o § 3º do artigo 28-C da Constituição maranhense, incluído pela Emenda Constitucional estadual 101/24, sustentando que a jurisprudência do STF já consolidou o entendimento de que as Constituições estaduais só podem prever foro por prerrogativa de função aos agentes públicos cuja função equivalente também tenha foro na esfera federal.

O trecho atribui os “mesmos encargos, responsabilidades e direitos relativos” aos integrantes da Mesa Diretora, citando o artigo 70 da Constituição maranhense, que prevê que secretários e cargos equivalentes devem ser julgados por crimes comuns e de responsabilidade diretamente na segunda instância do TJMA.

Além disso, o partido argumenta que a lei foi usada para conceder foro privilegiado ao diretor de Relações Institucionais da Alema, Marcus Barbosa Brandão, irmão do governador do Maranhão, Carlos Orleans Brandão Junior. A sigla acrescenta ainda que o ministro Alexandre de Moraes determinou o afastamento de outros familiares do governador por nepotismo. Essa decisão se deu no âmbito da Reclamação 69.486.

You Might Also Like

Integrante de organizada do Vitória é encontrado morto com marcas de facadas em Salvador

Entre o intantil e o infantoatrativo: o acesso provável

“PSD é mais forte que o PT no estado”, diz Muniz sobre chapa para 2026

“Nós não estamos unidos”, diz Muniz sobre Geraldo Jr

“A Fazenda”: Tamires troca farpas com Rayane: “Nunca será Gracyanne” 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Eduardo Bolsonaro diz que Trump deu “golpe de mestre” ao escalar Rubio para negociações

6 de outubro de 2025
Internado, Whindersson Nunes ganha homenagem do pai; veja 
Vídeo mostra assassinos fugindo após matar policial penal no DF
Como votar no BBB 25? Relembre formato de votação 
Amor de mãe? Cadela ‘adota’ peças de amortecedor como filhotes e diverte web; assista
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?