By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Dino: decisão sobre impeachment no STF veio porque há 81 pedidos e isso nunca aconteceu
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Dino: decisão sobre impeachment no STF veio porque há 81 pedidos e isso nunca aconteceu
outros

Dino: decisão sobre impeachment no STF veio porque há 81 pedidos e isso nunca aconteceu

Última atualização: 4 de dezembro de 2025 12:23
Published 4 de dezembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quinta-feira (04/12), em debate no Fórum Jota Segurança Jurídica, em Brasília, que a decisão liminar do dia anterior do ministro Gilmar Mendes, que restringiu as possibilidades de impeachment de magistrados da Corte, foi tomada no momento porque existem 81 pedidos no Congresso, algo que “jamais aconteceu antes no Brasil e em nenhum país do planeta Terra”.

Contents
Mudanças no trabalhoEmendas parlamentares

Segundo Dino, esse contexto “agudiza a necessidade de revisão” do marco normativo. “E espero que o julgamento sirva de estímulo para o Congresso legislar”, declarou. A fala foi feita durante o Fórum JOTA Segurança Jurídica, em Brasília.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Conforme o ministro, é preciso analisar os pedidos para ver se, de fato, são acusações de crime de responsabilidade. “Então, são questões jurídicas relevantes que não podem ser reduzidas apenas às contingências atuais”.

A decisão que restringiu o impeachment de ministros do Supremo foi dada pelo ministro Gilmar Mendes na manhã de quarta-feira (03/12). O ministro determinou que só o procurador-geral da República pode apresentar o pedido, em vez de qualquer cidadão. Gilmar também exigiu maioria qualificada de dois terços do Senado tanto para o recebimento quanto para a pronúncia no processo de impeachment de ministros do STF. Antes era maioria simples.

Para Dino, a decisão de Gilmar “atualiza” a Lei do Impeachment, de 1950, a partir de uma lógica da simetria do rito envolvendo o impedimento de presidente da República.

“Os 81 pedidos evidentemente são um óbvio excesso, basta lembrar que o campeão é Alexandre de Moraes, responde por mais da metade dos pedidos. Então, ou se cuida de um serial killer ou de alguém que é vítima de perseguição e chantagem”, declarou.

Mudanças no trabalho

Sobre as mudanças no mundo do trabalho, Dino disse que devem ser garantidas outras formas de contratação, mas que isso não significa a extinção da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). “Para não retrocedermos ao tempo anterior à Lei Áurea, porque quem organiza o trabalho alheio e não provê parâmetro mínimo de direito é um senhor de escravos”, afirmou.

“A principal irresponsabilidade fiscal hoje é a irresponsabilidade social”, declarou. “Quem pensa sério responsabilidade fiscal pensa no aspecto do mundo do trabalho. E o que tenho dito é que qualquer que seja o paradigma para organizar o pensamento, a tese dos direitos básicos é inafastável.”

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

Emendas parlamentares

Relator de ações no STF que tratam de emendas parlamentares, Dino disse que todas as decisões sobre o tema são tomadas de forma colegiada pela Corte.

“Eu herdei essa relatoria. Todas as decisões sobre emendas são colegiadas. Ano passado foram três, mas mais relevantes, não os despachos de mero expediente. Placar no STF foi de 11 a 0 e a culpa é do Dino. O debate mal feito conduz a esse tipo de distorção”, declarou.

Dino disse que, no momento, existem duas ações penais na Corte em que parlamentares respondem por casos envolvendo emenda parlamentar. “Zero está preso. Quantas buscas e apreensões eu já deferi na Câmara e no Senado? O que há são investigações. Porque há? porque há indícios, e quem fornece os indícios? a imprensa livre e independente, prefeitos, governadores e parlamentares”.

You Might Also Like

EUA já deportaram 200 mil latino-americanos desde início do governo Trump 

O Supremo, suas reclamações e a uniformização de jurisprudência

Desafios da gestão algorítmica por IA nas relações de trabalho

Um olhar otimista para o registro de preços na Lei 14.133/21

Mega-Sena: quanto rendem R$ 62 milhões na poupança, Tesouro Direto ou CDB 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Pejotização e vínculos atípicos: desafios do trabalho digital no Brasil

31 de outubro de 2025
Análise: Núcleo 2 é apontado como o responsável pela minuta do golpe 
“É o cabuloso!”, comemora Gabigol ao ser recebido pelo Cruzeiro
Belo, Solange Almeida, Natanzinho Lima e outras atrações agitam quarto dia de festa do São João da Bahia; veja grade completa
Torcedores da Gaviões que agrediram e roubaram vascaíno são presos
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?