Jogador de 28 anos e o irmão, de 25, faleceram em um acidente de carro nesta quinta-feira (3) Futebol Internacional, CNN Esportes, Diogo Jota, Futebol internacional, Liverpool, Premier League, Wolverhampton CNN Brasil
Diogo Jota percorreu o caminho que tantos outros portugueses trilharam até o futebol inglês ao chegar ao Wolverhampton por empréstimo do Atlético de Madrid, em 2017.
Assim como João Moutinho, Pedro Neto, Rui Patrício e Nélson Semedo, Jota se firmou no clube do centro da Inglaterra, mas foi ele quem teve o impacto mais marcante. O atacante morreu nesta quinta-feira (3) em um acidente de carro na Espanha.
Início no Wolverhampton
Natural do Porto, Jota iniciou a carreira profissional no Paços de Ferreira em 2015, transferindo-se no ano seguinte ao Atlético de Madrid. Sua passagem pelo Wolverhampton foi consolidada em janeiro de 2018, quando o clube desembolsou 14 milhões de euros (cerca de R$ 89 milhões) para adquiri-lo em definitivo.
Logo no primeiro ano, caiu nas graças da torcida ao marcar 11 gols na campanha de acesso à Premier League sob o comando do técnico português Nuno Espírito Santo, encerrando a temporada com 18 gols somados.
O faro de gol, a versatilidade no ataque e a inteligência em campo ajudaram o Wolves a se estabelecer na elite inglesa e chamaram a atenção de Jürgen Klopp, técnico do Liverpool.
Ida ao Liverpool
Em setembro de 2020, Jota assinou com os então campeões ingleses por 41 milhões de libras (aproximadamente R$ 303 milhões). Mesmo diante da forte concorrência de nomes como Mohamed Salah, Sadio Mané e Roberto Firmino, ele brilhou de imediato.
Nos primeiros dez jogos pelos Reds, marcou sete gols, incluindo tentos em suas quatro primeiras partidas em Anfield pela Premier League – um recorde do clube.
Uma lesão na perna interrompeu seu início promissor, mas na temporada seguinte teve papel decisivo nas conquistas da Copa da Inglaterra e da Copa da Liga, marcando pênaltis em disputas por troféus e ajudando o Liverpool a chegar à final da Champions League.
“Diogo é um jogador excepcional e um rapaz excepcional”, definiu Klopp após vitória sobre o Southampton. “Foi uma contratação perfeita porque ele tem tudo o que um jogador do Liverpool precisa: habilidade técnica, físico e inteligência tática”.
Apesar de não figurar entre os maiores astros do elenco, sua humildade e capacidade de atuar em diferentes posições ofensivas fizeram dele um favorito da torcida de Anfield.
“Ele é um garoto de Portugal, melhor que o Figo, você sabe. Oh, o nome dele é Diogo”, dizia o canto popular entoado nas arquibancadas.
Na segunda temporada, Jota anotou 15 gols e deu seis assistências na Premier League. Embora não tenha repetido os mesmos números nos anos seguintes, seguiu sendo peça importante do plantel.
Mesmo afetado por novas lesões na temporada passada, contribuiu para a retomada do título, com 26 jogos, seis gols e quatro assistências no campeonato.
“Jota é muito inteligente na forma como se posiciona e no que faz com a bola”, afirmou o técnico Arne Slot ao comemorar seu retorno de contusão. “É ótimo tê-lo de volta”.
Seu último gol pelo Liverpool foi decisivo: o da vitória por 1 a 0 no clássico contra o Everton, em Anfield, no dia 2 de abril. Ao todo, foram 65 gols em 182 partidas com a camisa dos Reds.
Mesmo após deixar Wolverhampton, Jota seguiu querido pelos antigos torcedores, que continuaram entoando seu nome no estádio.
“Diogo foi adorado pelos nossos fãs, amado por seus companheiros e estimado por todos que trabalharam com ele no Wolves”, declarou o clube inglês nesta quinta.
-
1 de 12Diogo Jota, atacante do Liverpool, morre em acidente de carro • Divulgação/Diogo Jota
-
2 de 12Diogo Jota, jogador do Liverpool, morre em acidente de carro na Espanha • Reprodução/Instagram
-
3 de 12Diogo Jota era atacante do Liverpool • Divulgação/Diogo Jota
-
-
4 de 12Diogo Jota venceu a Nations League • Divulgação/Diogo Jota
-
5 de 12Diogo Jota com a taça da Nations League • Divulgação/Diogo Jota
-
6 de 12Diogo Jota, atacante do Liverpool, morre em acidente de carro • Divulgação/Diogo Jota
-
-
7 de 12Diogo Jota deixa três filhos • Divulgação/Diogo Jota
-
8 de 12Diogo Jota deixa esposa e três filhos • Divulgação/Diogo Jota
-
9 de 12Diogo Jota morreu 11 dias após o casamento • Reprodução/Instagram
-
-
10 de 12Diogo Jota, atacante do Liverpool, morre em acidente de carro • Divulgação/Diogo Jota
-
11 de 12Diogo Jota, atacante do Liverpool, morre em acidente de carro • Divulgação/Diogo Jota
-
12 de 12Diogo Jota e o elenco do Liverpool • Divulgação/Diogo Jota
-
(Reportagem de Martyn Herman)