Presidente Lula e governo brasileiro ainda não se manifestaram sobre o prêmio concedido na última sexta (10) à política venezuelana Política, Itamaraty, Maria Corina Machado, Venezuela CNN Brasil
Enquanto a direita parabenizou a vitória da venezuelana María Corina Machado no Prêmio Nobel da Paz, ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chefe de Estado não se manifestaram desde o anúncio.
O Comitê Norueguês do Nobel declarou, na última quinta-feira (9), a líder da oposição na venezuela como ganhadora do Prêmio Nobel da Paz 2025. De acordo com o Comitê, a nomeção se deu pelo esforço de María Corina em, segundo o anúncio, “tentar manter acesa a chama da democracia venezuelana”.
Líderes da oposição ao governo Lula se manifestaram através da rede social X e parabenizaram a ganhadora. Diferente de anos anteriores, o Itamaraty e outras pastas do Planalto não reconheceram o vencedor do Prêmio Nobel.
Veja abaixo a repercussão dos parlamentares da direita a respeito da premiação:
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), afirmou através das redes sociais que a concessão do prêmio Nobel à venezuelana “deslegitima o regime ditatorial de Maduro”. Segundo o parlamentar, a premiação deve servir de “exemplo” para aqueles que defendem o atual governo venezuelano.
O Nobel da Paz concedido a Maria Corina Machado tem um significado importante. Deslegitima o regime ditatorial de Maduro e mostra que o esforço para manter viva a chama da democracia em meio à escuridão não está passando despercebido por quem milita ao lado da verdade. Que essa… pic.twitter.com/JZrxkuloPD
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) October 10, 2025
A senadora e ex-ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Tereza Cristina (PP-MS), reconheceu María Corina como “uma das vozes mais corajosas da América Latina”. A parlamentar destacou que acompanha a trajetória da venezuelana “há anos” e afirmou que ela é uma “mulher que nunca desistiu de lutar por um futuro digno” para o seu povo.
Hoje o mundo reconhece uma das vozes mais corajosas da América Latina. @MariaCorinaYA recebe o Prêmio Nobel da Paz! 
Acompanho há anos sua trajetória de coragem, determinação e liderança. Uma mulher que nunca desistiu de lutar por um futuro digno para o povo venezuelano, mesmo… pic.twitter.com/occBwZ4jdf
— Tereza Cristina (@TerezaCrisMS) October 10, 2025
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) relembrou, através de publicação no X, uma afirmação do presidene Lula nas últimas eleições venezuelanas. “Lula mandou Maria Corina ‘parar de chorar’ quando ela foi proibida de disputar as eleições contra Maduro”, afirmou o parlamentar.
Durante as últimas eleições do país, em março de 2024, o presidente foi questionado sobre a inelegibilidade da candidata latino-americana, que pretendia concorrer à presidência. Na ocasião, Lula afirmou que María não devia “ficar chorando” e sim indicar outro candidato, como fez o presidente quando não pôde concorrer em 2018.
“Eu só disse a vocês que houve, aqui nesse país, eu fui impedido de concorrer as eleições de 2018. Ao invés de ficar chorando, eu indiquei um outro candidato, que disputou as eleições”, disse Lula.
Nikolas disse ainda que Lula “segue validando uma ditadura”.
Lula mandou Maria Corina “parar de chorar”quando ela foi proibida de disputar as eleições contra Maduro. Hoje, ela ganha o Prêmio Nobel da Paz e ele segue validando uma ditadura. O tempo tem maneiras sutis de defender a verdade. pic.twitter.com/Ed72roLofH
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) October 10, 2025
O senador Sergio Moro (União-PR) afirmou que “se Maria Corina Machado fosse uma ditadora assassina e corrupta, Lula já a teria parabenizado a essa hora”
Se Maria Corina Machado fosse uma ditadora assassina e corrupta, Lula já a teria parabenizado a essa hora.
— Sergio Moro (@SF_Moro) October 10, 2025
.
No governo brasileiro e na base de Lula no congresso, parlamentares não se manifestaram. Apenas o deputado esquerdista Glauber Braga (PSOL- falou sobre o assunto nas redes, e ironizou que “Freddie Krugger”, personagem de filmes de terror, poderá receber “o título de presidente de honra do Comitê da Honraria”.
As especulações dão conta de q Trump não desistiu de ganhar a próxima edição do Nobel. Agora ele também teria a concorrência de Netanyahu q se sentiu motivado depois do prêmio a Maria Corina. Fontes afirmam ainda que Freddy Krueger poderá receber o título de presidente de honra…
— Glauber Braga (@Glauber_Braga) October 11, 2025