Aos 79 anos, a potiguar ingressa no longa como Dona Sebastiana, auxiliadora de fugitivos da ditadura Entretenimento, #CNNPop, O Agente Secreto, Oscar, Tânia Maria, temporada de prêmios CNN Brasil
Tânia Maria, 79, chamou a atenção ao ser cogitada como Melhor Atriz Coadjuvante para o Oscar 2026 pelo novo filme de Kleber Mendonça Filho. A indicação não aconteceu, mas mesmo após os anúncios, ele publicou uma foto conversando com a atriz.
A atriz iniciou a carreira aos 72 anos, ao participar do filme “Bacurau”, também de Mendonça Filho, e se tornou amiga do diretor, que preparou para ela o papel de Dona Sebastiana, em “O Agente Secreto”, agora, indicado ao Oscar.
Em entrevista à CNN Brasil, pouco antes das indicações, Tânia comentou que nunca sonhou que a produção poderia ganhar tanta relevância. “Na hora que eu estava filmando, eu não pensei em nada disso. Eu pensei em estar brincando ali com o Wagner Moura. Não pensei que seria esse sucesso enorme”, contou a atriz. “É muito, muito bom ser reconhecida. Muito bom e gratificante.”
Com a repercussão internacional das indicações brasileiras, a atriz do interior do Rio Grande do Norte foi chamada pelo The New York Times como o “novo ícone do cinema brasileiro”. E é esse sucesso que impulsiona a estrela, que começou na carreira já na terceira idade, a querer ainda mais trabalhos. “Aos 72 anos eu comecei e quero ir até os 100 anos (…) Eu quero trabalhar, não sou velha. É gratificante fazer um trabalho e todos gostarem.”
“O Agente Secreto” conseguiu quatro indicações ao Oscar 2026, como Melhor Filme Internacional, Melhor Filme, Melhor Ator para Wagner Moura e na categoria estreante de Melhor Elenco, que agracia o trabalho de Gabriel Domingues e todos do elenco que trabalham em conjunto na produção.
*Com informações de Larissa Santos, em colaboração à CNN Brasil

