O Chevrolet Spark EUV é o primeiro carro elétrico da GM que segue uma nova estratégia para o Brasil. Isso porque ele nada mais é do que um Baojun Yep Plus, compacto chinês feito a partir de uma parceria entre SAIC, GM e Wuling, na China. Para demais mercados, como o Brasil, ele assume a faceta de Chevrolet para conseguir competitividade frente a conterrâneos como BYD Dolphin e GWM Ora 03.
Ainda em pré-venda e com entregas previstas já para este mês, o modelo ainda não foi apresentado em detalhes pela marca à imprensa. Na QUATRO RODAS, porém, estamos sempre atentos: o Spark EUV já está disponível para test drive em algumas concessionárias, como a West Motors, de Piracicaba (SP) – a quem fica o nosso agradecimento. Por isso, pudemos conhecer e andar no modelo em primeira mão.
O elétrico parte de R$ 159.990, preço promocional de lançamento que não foi por acaso, já que era apenas R$ 90 a mais do que a linha 2025 do BYD Dolphin. Na linha 2026, o BYD passou por uma redução de R$ 10.000 – também não por acaso.

SUV compacto menor do que Onix
Não se deixe enganar pelas formas quadradas do SUV elétrico: ele tem apenas 4 metros de comprimento, ou seja, é menor do que um Onix, que tem 4,17 m. Mas ele compensa nas demais dimensões, com 1,72 m de altura, 1,76 m de largura e 2,56 m de entre-eixos, maior do que o “irmão” a combustão. Em comparação ao Dolphin, as medidas são menores em comprimento, largura e entre-eixos, mas maior na altura.

Mas pode ser justamente o formato de um SUV o maior argumento visual do Spark EUV, já que seus rivais diretos, Dolphin e Ora 03, se aproximam dos hatches. Em desenho, o Chevrolet tem carisma, apesar de não seguir qualquer diretriz de design da GM, já que é um Baojun na origem.
A dianteira tem faróis full led com traços horizontais que marcam a identidade luminosa e uma área central em preto brilhante, que se abre para cima e revela as portas de recarga. No entanto, a tampa central pode causar inconvenientes: quando aberta, impede a abertura do capô. Ou, em caso contrário, com o capô e a tampa abertos, não é possível fechar o capô.

A princípio, é uma confusão que não haverá sentido de acontecer. Porém, QUATRO RODAS apurou que poderá existir um acessório para transformar o cofre do motor em um compartimento, que poderá servir para guardar, entre outros objetos, compras ou o carregador portátil (que é um item de série).
A lateral reforça as linhas mais quadradas do modelo, com direito a um aplique na coluna C claramente inspirado nos Defender. As rodas, também de visual “off-road’, têm 16 polegadas e pneus 205/60, de perfil alto. A traseira, mais acanhada e tímida, pode ser um ponto de polêmica com suas lanternas pequenas e o para-choque recuado.

A tampa do porta-malas, também para garantir os ares de “SUV raiz”, tem abertura lateral. Ela revela o compartimento de bons 355 litros, consideravelmente maior do que os 250 litros do BYD Dolphin GS. Há, ainda, porta objetos na tampa, além de dois ganchos para pendurar sacolas de até 3 kg cada.

Interior clean, mas caprichado
O painel do Spark EUV se restringe àquilo que se vê em inúmeros outros carros chineses, com visual limpo, destaque nas telas, poucos botões físicos e linhas horizontais. Porém, ele se destaca quando o assunto é acabamento.
As porções superiores e centrais do painel são macias e com revestimento sintético que imita couro, assim como nas portas (inclusive, nas traseiras) e no apoio de braço central. Os revestimentos de bancos, faixa central do painel e apoios de portas e central, podem ser em bege (como na unidade testada) ou preto.

Há ainda uma variedade de materiais e texturas, entre preto brilhante e cinza (imitando aço escovado), e apliques que simulam fibra de carbono e dão vida à cabine. Também há bons porta objetos nas portas e no console central, e abaixo dele, já que a alavanca de câmbio foi deslocada para a coluna de direção.
O quadro de instrumentos tem 8,8 polegadas e layout básico, e a central multimídia tem 10,1 polegadas – mesmo tamanho da que equipa do Dolphin Mini e menor do que a do Dolphin convencional, que tem 12,8 polegadas. A central tem Android Auto e Apple CarPlay, mas com conexão apenas via cabo USB do tipo A – existe uma entrada USB-C, mas apenas para carga de aparelhos.

Quem vai atrás tem espaço de sobra, mesmo com os 14 cm a menos de entre-eixos em relação ao Dolphin. O mesmo vale para a altura do habitáculo, que permite levar pessoas de estatura grande. A desvantagem é que o Spark EUV só pode levar até quatro pessoas, ou seja, o espaço traseiro só sem capacidade para dois ocupantes. Também só há uma entrada USB do tipo A, sem saídas de ar-condicionado.

Entre os equipamentos, o Spark EUV também vai muito bem. De série, há ar-condicionado digital de uma zona, câmeras 360°, freio de estacionamento eletrônico, partida inteligente (não há botão para ligar/desligar o motor), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, travamento/destravamento das portas por aproximação, banco do motorista com ajustes elétricos e faróis e lanternas full led.
Ele também é equipado com piloto automático adaptativo (ACC) com assistente de curva, assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência e faróis altos automáticos, itens não oferecidos pelo Dolphin GS.

Como anda o Spark EUV?
O SUV tem um motor elétrico dianteiro de 101 cv de potência e 18,4 kgfm – de acordo com a Chevrolet, suficientes para levá-lo de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos. A BYD divulga 10,9 segundos para o Dolphin, que tem 95 cv e os mesmos 18,4 kgfm.
Há boas acelerações para situações urbanas e rodoviárias, variando a intensidade entre os modos de condução Padrão, Eco e Esportivo. O peso da direção deixa a condução do Spark agradável por ter um peso a mais do que no rival, que chega a ser artificial pela leveza.

Seu ponto alto, porém, está na suspensão. Diferentemente dos modelos da BYD, o GM tem um ajuste mais firme e comunicativo com o solo, sem os balanços ou “quicadas” dos concorrentes. Isso permite mais estabilidade e segurança, uma condução mais linear, mas faz sentir mais as irregularidades do solo e ouvir mais o trabalho do conjunto.
A bateria do Spark EUV tem 42 kWh e pode ser recarregada a até 50 kW. Segundo a marca, a autonomia no ciclo PBEV homologada junto ao Inmetro é de 258 km. Em comparação, o Dolphin tem bateria de 44,9 kWh e recargas de até 60 kW, e autonomia projetada de até 291 km.

Veredicto
O Chevrolet Spark EUV é o rival que o BYD Dolphin não queria. Tem preço, espaço e autonomia semelhantes, mas acabamento e equipamentos um degrau acima – sem falar na rede de atendimento da Chevrolet. Resta entender se esperam um bom volume de vendas do seu carro elétrico mais barato tenha no Brasil. Porque os Blazer EV, com 27 emplacamentos e o Equinox EV com 28 emplacamentos no ano são apenas figurantes no segmento de carros elétricos. O Spark EUV tem potencial para ganhar algum protagonismo.
Ficha Técnica – Chevrolet Spark EUV
Preço: R$ 159.990
Motor: elétrico, 102 cv e 18,4 kgfm
Bateria: 42 kWh com recarga a 6,6 kW (AC) e 50 kW (DC)
Câmbio: automático, 1 marcha, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson ind. (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: a disco nas quatro rodas
Pneus: 205/60 R16
Dimensões: compr., 400,3 cm; larg., 176 cm; alt., 172,6 cm; entre-eixos, 256 cm; porta-malas, 355 l
Velocidade máxima*: 150 km/h
*Dados de fábrica