By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Dirigimos! Chevrolet Spark EUV é o rival que o BYD Dolphin não gostaria de ter
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Dirigimos! Chevrolet Spark EUV é o rival que o BYD Dolphin não gostaria de ter
outros

Dirigimos! Chevrolet Spark EUV é o rival que o BYD Dolphin não gostaria de ter

Última atualização: 13 de agosto de 2025 14:02
Published 13 de agosto de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O Chevrolet Spark EUV é o primeiro carro elétrico da GM que segue uma nova estratégia para o Brasil. Isso porque ele nada mais é do que um Baojun Yep Plus, compacto chinês feito a partir de uma parceria entre SAIC, GM e Wuling, na China. Para demais mercados, como o Brasil, ele assume a faceta de Chevrolet para conseguir competitividade frente a conterrâneos como BYD Dolphin e GWM Ora 03.

Contents
SUV compacto menor do que OnixCadastro efetuado com sucesso!Interior clean, mas caprichadoComo anda o Spark EUV?Ficha Técnica – Chevrolet Spark EUV

Ainda em pré-venda e com entregas previstas já para este mês, o modelo ainda não foi apresentado em detalhes pela marca à imprensa. Na QUATRO RODAS, porém, estamos sempre atentos: o Spark EUV já está disponível para test drive em algumas concessionárias, como a West Motors, de Piracicaba (SP) – a quem fica o nosso agradecimento. Por isso, pudemos conhecer e andar no modelo em primeira mão.

  • Relacionadas
  • TestesChevrolet Onix turbo 2026 corrige velhos problemas mesmo mudando pouco8 ago 2025 – 13h08
  • Carros elétricosBYD Dolphin Mini 2026 perde versão de quatro lugares e fica mais barato8 jul 2025 – 17h07
  • Carros elétricosOmoda 5 HEV e Omoda 7 PHEV chegam em setembro para enfrentar Toyota e BYD7 ago 2025 – 12h08

O elétrico parte de R$ 159.990, preço promocional de lançamento que não foi por acaso, já que era apenas R$ 90 a mais do que a linha 2025 do BYD Dolphin. Na linha 2026, o BYD passou por uma redução de R$ 10.000 – também não por acaso.

Chevrolet Spark EUV
Chevrolet Spark EUVFernando Pires/Quatro Rodas

SUV compacto menor do que Onix

Não se deixe enganar pelas formas quadradas do SUV elétrico: ele tem apenas 4 metros de comprimento, ou seja, é menor do que um Onix, que tem 4,17 m. Mas ele compensa nas demais dimensões, com 1,72 m de altura, 1,76 m de largura e 2,56 m de entre-eixos, maior do que o “irmão” a combustão. Em comparação ao Dolphin, as medidas são menores em comprimento, largura e entre-eixos, mas maior na altura.

Chevrolet Spark EUV
Chevrolet Spark EUVFernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Mas pode ser justamente o formato de um SUV o maior argumento visual do Spark EUV, já que seus rivais diretos, Dolphin e Ora 03, se aproximam dos hatches. Em desenho, o Chevrolet tem carisma, apesar de não seguir qualquer diretriz de design da GM, já que é um Baojun na origem.

Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram

A dianteira tem faróis full led com traços horizontais que marcam a identidade luminosa e uma área central em preto brilhante, que se abre para cima e revela as portas de recarga. No entanto, a tampa central pode causar inconvenientes: quando aberta, impede a abertura do capô. Ou, em caso contrário, com o capô e a tampa abertos, não é possível fechar o capô.

Chevrolet Spark EUV
Chevrolet Spark EUVFernando Pires/Quatro Rodas

A princípio, é uma confusão que não haverá sentido de acontecer. Porém, QUATRO RODAS apurou que poderá existir um acessório para transformar o cofre do motor em um compartimento, que poderá servir para guardar, entre outros objetos, compras ou o carregador portátil (que é um item de série).

Continua após a publicidade
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.

Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Carregando

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

A lateral reforça as linhas mais quadradas do modelo, com direito a um aplique na coluna C claramente inspirado nos Defender. As rodas, também de visual “off-road’, têm 16 polegadas e pneus 205/60, de perfil alto. A traseira, mais acanhada e tímida, pode ser um ponto de polêmica com suas lanternas pequenas e o para-choque recuado.

Chevrolet Spark EUV
Chevrolet Spark EUVFernando Pires/Quatro Rodas

A tampa do porta-malas, também para garantir os ares de “SUV raiz”, tem abertura lateral. Ela revela o compartimento de bons 355 litros, consideravelmente maior do que os 250 litros do BYD Dolphin GS. Há, ainda, porta objetos na tampa, além de dois ganchos para pendurar sacolas de até 3 kg cada.

Chevrolet Spark EUV
Chevrolet Spark EUVFernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Interior clean, mas caprichado

O painel do Spark EUV se restringe àquilo que se vê em inúmeros outros carros chineses, com visual limpo, destaque nas telas, poucos botões físicos e linhas horizontais. Porém, ele se destaca quando o assunto é acabamento.

As porções superiores e centrais do painel são macias e com revestimento sintético que imita couro, assim como nas portas (inclusive, nas traseiras) e no apoio de braço central. Os revestimentos de bancos, faixa central do painel e apoios de portas e central, podem ser em bege (como na unidade testada) ou preto.

Chevrolet Spark EUV
Chevrolet Spark EUVFernando Pires/Quatro Rodas

Há ainda uma variedade de materiais e texturas, entre preto brilhante e cinza (imitando aço escovado), e apliques que simulam fibra de carbono e dão vida à cabine. Também há bons porta objetos nas portas e no console central, e abaixo dele, já que a alavanca de câmbio foi deslocada para a coluna de direção.

O quadro de instrumentos tem 8,8 polegadas e layout básico, e a central multimídia tem 10,1 polegadas – mesmo tamanho da que equipa do Dolphin Mini e menor do que a do Dolphin convencional, que tem 12,8 polegadas. A central tem Android Auto e Apple CarPlay, mas com conexão apenas via cabo USB do tipo A – existe uma entrada USB-C, mas apenas para carga de aparelhos.

Continua após a publicidade
Chevrolet Spark EUV
Chevrolet Spark EUVFernando Pires/Quatro Rodas

Quem vai atrás tem espaço de sobra, mesmo com os 14 cm a menos de entre-eixos em relação ao Dolphin. O mesmo vale para a altura do habitáculo, que permite levar pessoas de estatura grande. A desvantagem é que o Spark EUV só pode levar até quatro pessoas, ou seja, o espaço traseiro só sem capacidade para dois ocupantes. Também só há uma entrada USB do tipo A, sem saídas de ar-condicionado.

Chevrolet Spark EUV
Chevrolet Spark EUVFernando Pires/Quatro Rodas

Entre os equipamentos, o Spark EUV também vai muito bem. De série, há ar-condicionado digital de uma zona, câmeras 360°, freio de estacionamento eletrônico, partida inteligente (não há botão para ligar/desligar o motor), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, travamento/destravamento das portas por aproximação, banco do motorista com ajustes elétricos e faróis e lanternas full led.

Ele também é equipado com piloto automático adaptativo (ACC) com assistente de curva, assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência e faróis altos automáticos, itens não oferecidos pelo Dolphin GS.

Continua após a publicidade
Chevrolet Spark EUV
Chevrolet Spark EUVFernando Pires/Quatro Rodas

Como anda o Spark EUV?

O SUV tem um motor elétrico dianteiro de 101 cv de potência e 18,4 kgfm – de acordo com a Chevrolet, suficientes para levá-lo de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos. A BYD divulga 10,9 segundos para o Dolphin, que tem 95 cv e os mesmos 18,4 kgfm.

Há boas acelerações para situações urbanas e rodoviárias, variando a intensidade entre os modos de condução Padrão, Eco e Esportivo. O peso da direção deixa a condução do Spark agradável por ter um peso a mais do que no rival, que chega a ser artificial pela leveza.

Chevrolet Spark EUV
Chevrolet Spark EUVFernando Pires/Quatro Rodas

Seu ponto alto, porém, está na suspensão. Diferentemente dos modelos da BYD, o GM tem um ajuste mais firme e comunicativo com o solo, sem os balanços ou “quicadas” dos concorrentes. Isso permite mais estabilidade e segurança, uma condução mais linear, mas faz sentir mais as irregularidades do solo e ouvir mais o trabalho do conjunto.

A bateria do Spark EUV tem 42 kWh e pode ser recarregada a até 50 kW. Segundo a marca, a autonomia no ciclo PBEV homologada junto ao Inmetro é de 258 km. Em comparação, o Dolphin tem bateria de 44,9 kWh e recargas de até 60 kW, e autonomia projetada de até 291 km.

Chevrolet Spark EUV
Chevrolet Spark EUVFernando Pires/Quatro Rodas

Veredicto

O Chevrolet Spark EUV é o rival que o BYD Dolphin não queria. Tem preço, espaço e autonomia semelhantes, mas acabamento e equipamentos um degrau acima – sem falar na rede de atendimento da Chevrolet. Resta entender se esperam um bom volume de vendas do seu carro elétrico mais barato tenha no Brasil. Porque os Blazer EV, com 27 emplacamentos e o Equinox EV com 28 emplacamentos no ano são apenas figurantes no segmento de carros elétricos. O Spark EUV tem potencial para ganhar algum protagonismo.

Ficha Técnica – Chevrolet Spark EUV

Preço: R$ 159.990
Motor: elétrico, 102 cv e 18,4 kgfm
Bateria: 42 kWh com recarga a 6,6 kW (AC) e 50 kW (DC)
Câmbio: automático, 1 marcha, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão:  McPherson ind. (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: a disco nas quatro rodas
Pneus: 205/60 R16
Dimensões: compr., 400,3 cm; larg., 176 cm; alt., 172,6 cm; entre-eixos, 256 cm; porta-malas, 355 l
Velocidade máxima*: 150 km/h
*Dados de fábrica

Publicidade

You Might Also Like

PF encontra provas de que Bolsonaro ignorava restrições de Moraes de forma consciente

Diogo Nogueira revela preocupação com posicionamento político de Paolla Oliveira

Homem é flagrado dormindo com menina de 13 anos nua e é preso no DF

Cotado para o Oscar, “O Agente Secreto” ganha dois prêmios internacionais 

“Todos por Emerson”: Amigos de corredor atropelado por filho de vereadora pedem justiça em manifestação

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Biden é obrigado a ir à posse de Trump? Relembre quando a tradição foi quebrada 

11 de janeiro de 2025
“Interestelar”: pré-venda da reexibição do filme nos cinemas começa nesta quinta 
Minas Gerais tem 245 mortes por diarreia em 2025 
Luciano empata para o São Paulo contra o Cruzeiro na FC Series 
Virginia tira a roupa, ignora frio e posa de biquíni fio dental na neve: ‘sustentou o close’
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?