By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Dirigimos! Novo BMW Série 1 lembra onde hatches são melhores que SUVs
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Dirigimos! Novo BMW Série 1 lembra onde hatches são melhores que SUVs
outros

Dirigimos! Novo BMW Série 1 lembra onde hatches são melhores que SUVs

Última atualização: 11 de março de 2025 16:20
Published 11 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Não foi nada muito radical, mas, na quarta geração, o novo BMW Série 1 chega com aperfeiçoamentos em pontos-chave, incluindo design mais esportivo, motorizações mais eficientes e suspensões retrabalhadas, para melhorar a estabilidade e o conforto. Resumidamente, a fábrica trabalhou nos fundamentos do carro, para que ele pudesse fazer melhor o seu trabalho.

Contents
Foco na dinâmicaVeredicto Quatro RodasFicha técnica – BMW 120
  • Relacionadas
  • NotíciasNovo BMW Série 1 dá fôlego aos hatches, muda nome e perde câmbio manual5 jun 2024 – 19h06
  • TestesBMW Série 1 usa truque eletrônico para compensar morte da tração traseira27 Maio 2019 – 07h05
  • Auto-serviçoAutodefesa: BMW X1, Série 1 e Mini Cooper sofrem com suspensão frágil17 jun 2021 – 11h06

Começando pelo exterior, a primeira característica é que o BMW Série 1 não seguiu a tendência da ampla grade que se espalhou pelos outros modelos da gama. No hatch compacto, chama atenção a grade menor e mais baixa do que em seus irmãos maiores, com aletas também na diagonal, e com o “rim” exibindo uma moldura iluminada.

BMW 120
Traseira esconde as saídas de escapamentoDivulgação/Quatro Rodas

As dimensões foram ligeiramente alteradas no comprimento (+4,2 cm, para 4,361 m) e em altura (+2,5 cm para 1,459 m). Largura e distância entre-eixos foram mantidas. Os faróis são de led e, opcionalmente, podem ser do tipo matriciais, ou seja, com uma matriz de diodos que permite um controle individual dos feixes de luz para melhorar a iluminação e evitar ofuscar os demais motoristas.

Na traseira, chama atenção o fato de as ponteiras de escape não serem visíveis (uma ponte para o futuro feito só de automóveis elétricos), exceto no caso da versão mais esportiva, M135, que exibe quatro ponteiras de escape, duas em cada extremidade, para sublinhar sua personalidade. Além de estrear novas cores, o Série 1 passa a dispor,  pela primeira vez , de um teto negro brilhante, que contrasta com o tom restante da carroceria.

BMW 120
Painel atualizado segue o estilo dos últimos lançamentos da marcaDivulgação/Quatro Rodas
BMW 120
O acabamento de qualidade usa sempre materiais sintéticos no revestimentoDivulgação/Quatro Rodas
Continua após a publicidade
BMW 120
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Quatro Rodas

Interior tecnológico  Por dentro, encontramos as duas telas digitais de efeito curvo que compõem a instrumentação (com 10,25”) e a central multimídia (10,7”), atualizada pela mais recente geração do sistema operacional OS9 e pela primeira vez (como no novo X3) a ser comandado pela nova geração do controlador iDrive.

Há conectividade sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, e o Série 1 está apto a receber internet 5G. Opcionalmente, o modelo pode dispor de head-up display com recursos de realidade aumentada. A subscrição do BMW Digital Premium permite download de YouTube e Netflix, por exemplo.

BMW 120
O volante tem 36 cm de diâmetroDivulgação/Quatro Rodas
BMW 120
Hatch acomoda quatro pessoasDivulgação/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Os gráficos são modernos e os menus relativamente intuitivos. Mas a instrumentação poderia ter mais possibilidades de personalização e, em determinados momentos, houve lentidão nas respostas.

A BMW fez um trabalho interessante para tornar as saídas de ventilação menos visíveis no painel, o que resulta num aspecto mais limpo e elegante. Sem mudanças no espaço interno, o Série 1 pode ser usado por quatro ocupantes com bastante comodidade, enquanto um quinto passageiro ficará mais apertado, tanto pelo fato de o banco ser mais estreito no centro como pela existência do volumoso túnel central. Na altura, para um passageiro com 1,80 m, cabem dois dedos entre a cabeça e o teto e sete dedos entre os joelhos e o banco dianteiro, onde não existem bolsas para guardar objetos.

BMW 120
Porta-malas leva 300 litros de bagagemDivulgação/Quatro Rodas

Os porta-objetos nas quatro portas são amplos e compartimentados, mas sem nenhum tipo de revestimento interno (útil para evitar que objetos soltos produzam ruídos). O mesmo ocorre no porta-luvas, igualmente com acabamento de plástico duro, o que surpreende negativamente, em um automóvel de marca premium. Há saídas de ventilação para trás, mas sem opção de ajuste de temperatura.

O porta-malas manteve os 380 litros da geração anterior, e 300 l nas versões híbridas leves, devido à presença da pequena bateria.

Continua após a publicidade

BMW 120

A avaliação foi feita com o modelo híbrido leve (48 volts), que combina um motor 1.5 turbo de três cilindros a gasolina (156 cv/24,5 kgfm) e um pequeno motor elétrico (20 cv/5,6 kgfm). Juntos, geram 170 cv e 28,5 kgfm. O câmbio automático de dupla embreagem tem sete marchas. Na família, há ainda a versão M135 xDrive, 2.0 de 300 cv e tração integral, além de duas opções a diesel.

O chassi foi revisado. O aspecto mais relevante tem a ver com a adoção de amortecedores de frequência variável (pacote M Sport, que inclui ainda a suspensão rebaixada em 8 mm e a direção mais esportiva). Em situações de impactos mais fortes, eles têm válvulas que se abrem para permitir maior fluxo de óleo e obter maior nível de amortecimento e reação mais suave. Nas situações de asfalto regular, a resposta é mais firme, o que privilegia a estabilidade em condução esportiva.

Foco na dinâmica

Durante nossa avaliação, feita nos arredores de Munique, na Alemanha, evidenciamos o equilíbrio do chassi, que permite eficiência em curvas rápidas sem comprometimento do conforto sobre asfaltos irregulares, mesmo com pneus 225/45 R18.

Continua após a publicidade
BMW 120
O 1, da família, fica em destaqueDivulgação/Quatro Rodas

 

O engenheiro Stephan Keller, responsável por Dinâmica de Condução, esclarece que “os amortecedores normais obrigam a encontrar o ponto certo de compromisso entre estabilidade e conforto, mas com os seletivos a válvula adicional pode abrir quando é atingida uma determinada frequência, permitindo o deslocamento máximo do curso do amortecedor”. Keller admite ainda que “houve algumas críticas à tendência para subesterço no Série 1 anterior, e que por isso foi aumentado o ângulo de cáster no eixo dianteiro, além da adoção de uma barra estabilizadora mais grossa no eixo traseiro”.

A direção é direta (2,4 voltas de batente a batente) e precisa, mas seria preferível um volante um pouco menor (tem 36 cm), levando-se em conta as dimensões do Série 1 e sua vocação moderadamente esportiva.

BMW 120Pacote M inclui pinças de freios azuis

Entre os sete modos de condução, apenas três afetam a dinâmica: Efficiency, Personal e Sport. Este último permite ajustes de motorização (Comfort e Sport), dinâmica (Sport, Sport Plus e ESC off) e direção (Comfort e Sport). Outros quatro alteram funções como gestão do ar-condicionado e iluminação da cabine.

Continua após a publicidade

Por meio de uma borboleta do lado esquerdo do volante é possível acionar o modo Boost, que muda a configuração do motor para a opção mais esportiva e o câmbio para a função S durante 10 segundos, útil para ultrapassagens. O 120 faz 0 a 100 km/h em 7,8 s e chega a 226 km/h, mas agrada mesmo em baixos regimes, tanto pelo câmbio quanto pelo motor elétrico, que ajuda a dar um empurrão nas rotações iniciais.

Os freios responderam com prontidão e com pouca propensão à fadiga. Só em cargas de acelerador elevadas e a rotações acima de 4.000 rpm se percebe com mais nitidez que o motor é de três cilindros (com a habitual sonoridade ), mas, em termos de ruído, a fonte mais incômoda veio do vento contra os retrovisores.

O 120 chegou ao mercado europeu em outubro, partindo de 39.200 euros (R$ 243.824). No Brasil, a marca informa que ainda não há previsão de lançamento.

Veredicto Quatro Rodas

O Série 1 ganhou visual mais atual, novos recursos e motor híbrido, mais eficiente. Ou seja, o que era bom ficou melhor.

Ficha técnica – BMW 120

Preço: 39.200 euros (R$ 243.824)
Motor: híbrido, diant., transv., 3 cil., 12 V, injeção direta e indireta, turbo, 1.499 cm³, 156 cv a 4.700 rpm, 24,5 kgfm entre 1.500 e 4.400 rpm; elétrico 20 cv e 5,6 kgfm
Bateria: 0,96 kWh
Câmbio: autom. DSG, 7 m., tração dianteira
Direção: elétrica, diâmetro de giro, 11,7 m
Suspensão:  McPherson (diant.), multibraços (tras.)
Freios: disco ventilado nas quatro rodas
Pneus:  225/45 R18
Dimensões: compr., 436,1 cm; larg., 180 cm; alt., 145,9 cm; entre-eixos, 267 cm; peso, 1.425 kg; porta-malas, 300 l; tanque, 49 l
Desempenho*: 0 a 100 km/h, 7,8 s; veloc. máx., 226 km/h

*Dados de fábrica

Publicidade

You Might Also Like

Gastrite e esofagite: Conheça sintomas e tratamentos de doenças que acometem Bolsonaro

Impedido de concorrer à presidência, Evo Morales faz declaração polêmica sobre eleições na Bolívia

Goleada do Vasco sobre o Santos empurra Vitória para o Z4 da Série A; entenda

Mantendo a forma: Alexandre de Moraes é flagrado fazendo musculação em clube paulista

Bianca Andrade curte cidade da Croácia ao lado do namorado 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Polícia de Israel diz que prendeu homem após ataque terrorista com faca 

27 de dezembro de 2024
Vídeo: homem coloca fogo em agência bancária e ajuda a combater chamas 
Brasil tem entrada de quase R$ 4 bilhões com turismo estrangeiro em abril 
Apaixonado, Nattan chama Rafa Kalimann para palco e faz declaração; ASSISTA
Isis Valverde mostra roda de samba com Marcus Buaiz e enteados 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?