By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Dirigimos o novo Nissan Kicks e ele traz a (necessária) evolução para o SUV
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Dirigimos o novo Nissan Kicks e ele traz a (necessária) evolução para o SUV
outros

Dirigimos o novo Nissan Kicks e ele traz a (necessária) evolução para o SUV

Última atualização: 9 de abril de 2025 15:20
Published 9 de abril de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Quem se detiver a olhar para o horizonte do mercado brasileiro vai observar o céu carregado com formação de nuvens pesadas, prestes a despejarem raios em forma de novos modelos. Feliz do consumidor que estiver à procura de novidades. A tempestade perfeita cairá no segmento de SUVs compactos, já sob efeito da renovação de VW T-Cross e Hyundai Creta (nada menos que os líderes da categoria), e da expectativa da chegada de Nissan Kicks e Toyota Yaris Cross, aguardada para breve.

Contents
Veredicto Quatro RodasFicha Técnica
nissan kicks platinum CVT 2025
Na dianteira, a grade foi esticada até as lateraisDivulgação/Quatro Rodas

Espera-se que o Nissan chegue antes, em junho, e o Toyota, em julho. Dirigimos o Kicks, que já está à venda no México, onde avaliamos o modelo e antecipamos o que vem por aí. Se você pensa em se molhar, comprando um SUV compacto, leia este texto, antes de sair de casa, sem guarda-chuva.

  • Relacionadas
  • NotíciasNissan Kicks Play tem novo aumento e beira os R$ 150.0009 abr 2025 – 09h04
  • NotíciasNissan terá novo SUV nacional menor que o Kicks em 202626 mar 2025 – 15h03
  • NotíciasNovo Nissan Kicks 2026 recebe nota máxima em teste de colisão do Latin NCAP19 mar 2025 – 11h03

O Kicks de segunda geração apresenta uma nova linguagem de design, com volumes maiores e quadrados, que o fazem parecer mais robusto, se comparado ao antecessor, mais estilizado com linhas delicadas. Esse visual parrudo parece influenciado pelos novos jipes chineses, que, por sua vez, beberam em fontes alemãs (Mercedes Classe G) e americanas (Jeep Wrangler). Segundo os designers da Nissan, porém, eles se inspiraram em coisas bem mais triviais como tênis esportivos e capacetes de futebol americano para criar a aparência do carro.

nissan kicks platinum CVT 2025
Lanternas, régua superior e para-choque formam uma única peçaDivulgação/Quatro Rodas

O interior segue a tendência atual de adotar uma superfície frontal contínua que une o painel de instrumentos e a tela das funções do sistema de multimídia, ambas com 12,3”, e esta levemente orientada para o motorista.

A disposição dos elementos decorativos é em grande parte horizontal, o que visualmente faz o conjunto parecer mais largo. Além disso, alguns acabamentos têxteis estreiam na parte frontal e nas portas. Surpreende a utilização de cores e tons claros com grande percepção de qualidade, algo a que não estamos acostumados em um Nissan compacto. A sensação tátil dos revestimentos interiores é muito agradável e melhorada, se tomarmos como referência outro modelo da Nissan, por exemplo o Versa.

Continua após a publicidade
defdfdfdfdf
Central com tela de 12,3” tem conexão CarPlay e Android Auto sem fioDivulgação/Quatro Rodas
nissan kicks platinum CVT 2025
Sistema de som Bose traz alto–falantes nos apoios de cabeçaDivulgação/Quatro Rodas

A ideia do interior também foi simplificar sua operação e isso produziu uma leve redução de controles, o que deu clareza e limpeza a todo o arranjo do painel frontal. No tema das comodidades, temos controles de áudio no volante, carregador sem fio, piloto automático, reconhecimento de voz, um botão de partida (Push Engine Start) associado à chave inteligente (iKey) e conectividade totalmente sem fio com Apple CarPlay e Android Auto.

Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram

Na versão Platinum, mostrada aqui e que foi usada em nosso test-drive, os ocupantes desfrutarão de iluminação ambiente de led e um sistema de áudio Bose com dez alto–falantes, dois deles nos encostos de cabeça para motorista e passageiro.

Continua após a publicidade
nissan kicks platinum CVT 2025
Teto, retrovisores e interior colorido estarão disponíves nas versões mais carasDivulgação/Quatro Rodas
nissan kicks platinum CVT 2025
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Quatro Rodas

Sob o capô, há um motor 2.0, de quatro cilindros, aspirado, que gera 142 cv de potência e 19,3 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão CVT de nova geração, que foi criada para acabar com as queixas dos clientes referentes a partidas um tanto lentas, entrecortadas e ruidosas, adicionando um sistema de embreagem multifásica de três vias. Agora, além de respostas mais escalonadas, a transmissão funciona de forma mais suave e efetiva.

A Nissan não divulgou números de teste em pista. Mas, de acordo com publicações como a norte-americana Car and Driver, que mediu, o Kicks acelera de 0 a 100 km/h em 9 segundos. E, segundo os números da agência ambiental dos EUA, EPA, ele faz 11,9 km/l, na cidade, e 14,9 km/l, na estrada.

nissan kicks platinum CVT 2025
Banco bipartido e porta-malas com 850 litros de capacidadeDivulgação/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Dinamicamente, o novo SUV tinha de ser melhor que o anterior e, após os primeiros quilômetros de condução, começamos a perceber algo que se destaca muito rapidamente. A resposta da direção é muito ágil, não só nas reações como na redução dos espaços de manobra, graças uma relação mais direta.

A suspensão também ficou esportiva, com um amortecimento firme e a descompressão suave. A configuração da suspensão é McPherson com barra estabilizadora na dianteira e eixo traseiro rígido na traseira. Usa pneus 225/45 R19. Em todos os momentos, as transferências de peso longitudinais e transversais são muito progressivas, por mais repentina que seja a manobra de mudança de direção ou mesmo em frenagem.

nissan kicks platinum CVT 2025
Rodas diamantadas usam pneus 225/45 R19Divulgação/Quatro Rodas

Esse comportamento foi desenvolvido apenas para o mercado mexicano, no entanto. Segundo os engenheiros de desenvolvimento da Nissan, para alcançar essa configuração, foi utilizada uma receita que já havia sido aplicada para o mercado mexicano na geração passada e que não foi disponibilizada em outros mercados, como o Brasil.

A Nissan não deu detalhes sobre a versão brasileira. Mas, por aqui, as mudanças devem começar pelo motor, que será um 1.0 turbo flex de três cilindros, inédito. Não será o mesmo que equipa o Renault Kardian, tratando-se de uma versão baseada no antigo 1.0 aspirado
do March, embora sejam da mesma família. Esse novo motor terá algo em torno de 118 cv e 20,4 kgfm, o que não é muito mais que o 1.6 aspirado atual, de 113 cv e 15,3 kgfm. Em relação à suspensão, deverá ser mantida a estrutura McPherson, na frente, e eixo de torção, atrás. Mas, no mercado norte-americando, o Kicks usa sistema multilink, na traseira, bem como versões com tração integral (opção inexistente por aqui).

Continua após a publicidade
nissan kicks platinum CVT 2025
O conjunto horizontal faz o carro parecer mais largoDivulgação/Quatro Rodas

O novo Nissan Kicks estreia a plataforma CMF, que é 20% mais rígida nos pontos de fixação e estrutura é montada com solda a laser em vários pontos. Sua carroceria tem novas dimensões, sendo 7 cm mais longa, 4 cm mais larga, 2 cm mais alta e a distância entre eixos foi esticada em 3,5 cm.

Os eixos estão mais próximos das extremidades, o que favorece sua precisão na condução e compensa a maior altura dos assentos. No total, o SUV ficou com 4,37 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,63 m de altura e 2,66 m de entre-eixos. Diante disso, o espaço interno cresceu. E o porta- malas passou de 674 litros para 850 l, pelo método SAE.

Ele está equipado com assistente de frenagem, seis airbags e pacote ADAS completo, trazendo piloto automático adaptativo, assistente de partida em rampa, controle dinâmico de estabilidade, detector de mudança involuntária de faixa e frenagem automática de emergência com sensor de pedestres e alerta de colisão frontal.

nissan kicks platinum CVT 2025
Isabel Del Angel é jornalista no México e membro do júri feminino do WWCOTY (Women’s Worldwide Car of the Year)<span>Women’s Worldwide Car of the Year </span><span>Women’s Worldwide Car of the Year </span><span>Women’s Worldwide Car of the Year </span>Divulgação/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Na versão mais equipada, o Nissan Kicks 2025 inclui tecnologias avançadas como o Nissan ProPilot Assist (sistema de condução semiautônomo), alerta de ponto cego e alerta de tráfego cruzado, bem como o sistema de mudança de intensidade de luz (HBA) para melhorar a visibilidade.

No México, ele é oferecido em quatro versões de acabamento e conteúdo, Sense, Advance, Exclusive e Platinum, sempre com motor 2.0 CVT e 4×2, a preços entre 519.900 e 631.900 pesos, cerca de R$ 150.000 e R$ 180.000, faixa que deve ser mantida no Brasil.

Veredicto Quatro Rodas

Kicks recupera a defasagem tecnológica da primeira geração, há nove anos no mercado.

Ficha Técnica

Preço: R$ 180.000 (estimado)
Motor: gasolina, transversal, dianteiro, 2.0, 142 cv e 19,3 kgfm
Câmbio: automático, CVT, dianteira
Direção: elétrica
Suspensão:  McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco nas quatro rodas
Pneus:  225/45 R19
Dimensões: comprimento, 437 cm; largura, 180 cm; altura, 163 cm; entre-eixos, 266 cm; peso, 1.379 kg; porta-malas, 850 l (SAE), tanque de combustível, 45 l
Desempenho: Consumo: 16,8 km/l, na cidade, 21,46 km/l, na estrada (EPA)

Publicidade

You Might Also Like

Irã planeja resposta dura ao ataque de Israel, diz fonte de segurança 

Ataques miraram três ameaças do Irã, diz militar israelense 

Eventual prisão de Bolsonaro não muda xadrez eleitoral em 2026, diz Eurasia 

Ceni vibra com desempenho do Bahia e faz planos para pausa do Mundial

O Grande Debate: Lula teria viabilidade para um quarto mandato? 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Saiba por que clássicos contra a Portuguesa não têm torcida única 

30 de janeiro de 2025
Entenda os motivos que pesaram para Lula demitir Cida Gonçalves 
Nova enzima capaz de quebrar a celulose deve revolucionar biocombustíveis 
Stock options e a indefinição sobre sua natureza: STJ x Carf
Saiba qual o próximo filme de Mikey Madison após vitória no Oscar 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?