By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Dissidentes do Fed citam preocupação com inflação em corte de juros 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Dissidentes do Fed citam preocupação com inflação em corte de juros 
outros

Dissidentes do Fed citam preocupação com inflação em corte de juros 

Última atualização: 12 de dezembro de 2025 13:50
Published 12 de dezembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Fed cortou juros dos EUA e levou taxa para intervalo de 3,5% a 3,75%  Macroeconomia, CNN Brasil Money, Estados Unidos, FED (Federal Reserve System), Juros CNN Brasil

Contents
Leia MaisPortos terão recorde de movimento mesmo com tarifaço dos EUA, diz ministroExportação do agro do Brasil cresce 6,2% em novembro e bate recorde no ano“Prefiro uma política monetária mais restritiva”, diz membro do FedInflação acima da meta

Autoridades do Federal Reserve que votaram contra o corte de juros nos Estados Unidos nesta semana disseram nesta sexta-feira (12) que estão preocupadas com o fato de a inflação permanecer muito alta para justificar taxas mais baixas, especialmente devido à falta de dados oficiais recentes sobre o ritmo do aumento de preços.

O presidente do Fed de Chicago, Austan Goolsbee, afirmou em comunicado que discordou do corte de 0,25 ponto nos juros, porque considerava melhor aguardar mais dados sobre a inflação e a situação do mercado de trabalho, antes de reduzir a taxa, especialmente devido à intensa preocupação que empresas e consumidores ainda demonstram com o aumento dos preços.

Segundo Goolsbee, esperar até o início do próximo ano para reduzir os juros teria dado aos formuladores de políticas o benefício de dados governamentais atualizados, com relatórios importantes a serem divulgados na próxima semana. Ao mesmo tempo, isso traria pouco risco adicional para um mercado de trabalho que parece estar “apenas moderadamente arrefecendo”.

Leia Mais

  • Portos terão recorde de movimento mesmo com tarifaço dos EUA, diz ministro

    Portos terão recorde de movimento mesmo com tarifaço dos EUA, diz ministro

  • Exportação do agro do Brasil cresce 6,2% em novembro e bate recorde no ano

    Exportação do agro do Brasil cresce 6,2% em novembro e bate recorde no ano

  • "Prefiro uma política monetária mais restritiva", diz membro do Fed

    “Prefiro uma política monetária mais restritiva”, diz membro do Fed

“Deveríamos ter esperado para obter mais dados, especialmente sobre a inflação”, disse Goolsbee, que foi um dos três votos dissidentes do Fed, que na quarta-feira (10) decidiu por 9 a 3 reduzir a taxa básica de juros em 0,25 ponto, para a faixa de 3,50% a 3,75%.

Os principais dados governamentais sobre o mercado de trabalho e a inflação ainda estão defasados, após a paralisação do governo federal de 43 dias durante os meses de outubro e de novembro, o mais longo shutdown dos EUA.

O presidente do Fed de Kansas City, Jeffrey Schmid, também discordou na quarta-feira (10), defendendo a manutenção da taxa, enquanto o membro do conselho do Fed Stephen Miran voltou a defender um corte maior, de 0,50 ponto.

“Aguardar até o ano novo para tratar deste assunto não teria acarretado muitos riscos adicionais e teria trazido o benefício extra de dados econômicos atualizados, que têm estado ausentes ultimamente”, destacou Goolsbee.

“Considerando que a inflação está acima da nossa meta há quatro anos e meio, que o progresso nesse sentido está estagnado há vários meses e que quase todos os empresários e consumidores com quem conversamos recentemente no distrito apontam os preços como uma das principais preocupações, achei que a conduta mais prudente teria sido aguardar mais informações”, acrescentou.

Para Goolsbee, “há poucos indícios de uma deterioração tão rápida do mercado de trabalho que os impedisse de esperar pelos dados divulgados nos primeiros meses do próximo ano antes de tomar qualquer decisão”.

Goolsbee disse ainda estar “otimista” de que as taxas de juros possam cair “significativamente” em 2026, caso os dados futuros mostrem a inflação retornando à meta de 2% do Fed.

Inflação acima da meta

Schmid também declarou que discordava do corte de 0,25 ponto, porque a inflação está “muito alta” e a política monetária deve permanecer moderadamente restritiva para mantê-la sob controle.

“Neste momento, vejo uma economia que demonstra bom ritmo e uma inflação elevada, o que sugere que a política monetária não é excessivamente restritiva”, destacou.

Schmid acrescentou que, em sua opinião, pouca coisa mudou desde que discordou do corte de juros do Fed em outubro, com a inflação acima da meta e o mercado de trabalho “em grande parte equilibrado”.

Os dados oficiais mais recentes sobre desemprego e inflação são de setembro e mostraram que a taxa de desemprego subiu para 4,4%, ante 4,3%, enquanto a medida de inflação preferida pelo Fed também aumentou ligeiramente para 2,8%, ante 2,7%.

O ritmo de aumento dos preços tem crescido de forma constante desde abril, quando atingiu 2,3%, um fato que pode ser atribuído, pelo menos em parte, à transferência do aumento dos impostos de importação para os consumidores. Este é um dos principais fatores que contribuem para a divergência nas políticas do banco central norte-americano.

Goolsbee e Schmid deixarão de votar no Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), responsável pela definição das taxas de juros, em 2026.

Já a presidente do Fed da Filadélfia, Anna Paulson, que passará a ter direito a voto, disse nesta sexta-feira (12) que continua preocupada com a fragilidade do mercado de trabalho.

“No geral, ainda estou um pouco mais preocupada com a fragilidade do mercado de trabalho do que com os riscos de alta da inflação”, comentou Paulson em um discurso preparado para um evento organizado pela Câmara de Comércio do Estado de Delaware, em Wilmington.

“Isso se deve em parte ao fato de eu ver uma boa chance de a inflação cair ao longo do próximo ano”, com a diminuição dos impactos das tarifas, que, segundo ela, foram o principal fator que levou as pressões inflacionárias a ultrapassarem a meta neste ano.

 

You Might Also Like

Eurovision: vencedor deste ano devolverá troféu em protesto contra Israel 

Tite no Inter? Presidente Alessandro Barcellos é direto sobre possibilidade 

“Primeira vez que deixei minha filha”, diz mãe de bebê morta em creche

Lula contava com fim da sanção contra Moraes desde ligação com Trump 

São Paulo entra em estado de atenção para alagamentos 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Hugo quer acordo com Senado e STF para aumentar número de deputados 

7 de fevereiro de 2025
Mega-Sena 2831: prêmio acumula em R$ 120 milhões; veja números sorteados 
Drogas são apreendidas em urso de pelúcia no aeroporto de Fortaleza 
“Masterchef Confeitaria” tem eliminação tripla na estreia; veja quem saiu 
BBB25: Anitta visita reality com o pai e “engana” participantes 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?