O governo dos EUA entrou em uma paralisação que deve ser breve no sábado (31), depois que o Congresso não conseguiu aprovar um acordo para manter o financiamento de uma ampla gama de operações antes do prazo final da meia-noite de sexta (30) Macroeconomia, CNN Brasil Money, Estados Unidos, payroll, shutdown CNN Brasil
O Departamento de Estatísticas do Trabalho dos Estados Unidos (Bureau of Labor Statistics ou BLS, em inglês) informou nesta segunda-feira (2) que o relatório de emprego, payroll, não-agrícola de janeiro não será divulgado na sexta-feira (6) devido à paralisação parcial do governo federal norte-americano.
“A divulgação do será remarcada assim que o financiamento do governo for retomado”, declarou Emily Liddel, comissária associada do BLS, em comunicado à Reuters.
O governo dos EUA paralisou parcialmente as atividades no sábado (31), após o Congresso não conseguir aprovar um acordo para manter o financiamento de uma ampla gama de serviços, incluindo o Departamento do Trabalho. Embora o Senado dos EUA tenha aprovado um pacote de gastos na sexta-feira (30), a Câmara dos Representantes estava em recesso.
A Câmara deveria analisar a legislação nesta segunda-feira (2), com a votação final prevista para terça-feira (3). O presidente da Câmara, Mike Johnson, expressou otimismo de que a paralisação terminará em poucos dias.
Diferentemente da paralisação de 43 dias do ano passado, que aconteceu entre outubro e novembro de 2025 e causou um apagão de dados econômicos, o Departamento de Comércio está financiado até 30 de setembro e suas agências de estatística, o Escritório de Análise Econômica e o Escritório de Censo (Census Bureau), continuarão divulgando dados. As duas agências ainda estão se recuperando dos atrasos.
A atual paralisação parcial também atrasará o relatório de ofertas de emprego JOLTS (Job Openings and Labor Turnover Survey) de dezembro do Departamento de Estatísticas do Trabalho, previsto para terça-feira (3).
A paralisação do ano passado resultou na não publicação da taxa de desemprego de outubro e na ausência de grandes partes do relatório do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), o que gerou volatilidade nos relatórios de novembro.

