Decisão limita poder de juízes de instâncias menores para bloquear medidas do governo Internacional, -transcricao-de-videos-, Donald Trump, Estados Unidos, Política internacional CNN Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, celebrou nesta sexta-feira (27) uma significativa vitória na Suprema Corte dos Estados Unidos.
Em um pronunciamento à imprensa na Casa Branca, Trump comentou a decisão do tribunal que limitou o poder de juízes de instâncias menores para bloquear medidas do governo federal, o que o líder americano classificou como uma vitória “monumental”.
“Eu sou grato à Suprema Corte por entrar nesse assunto e resolver esse problema tão grande e tão complexo”.
Ele mencionou especificamente os juízes Amy Coney Barrett, John Roberts, Samuel Alito e Clarence Thomas por seus papéis na decisão.
Impacto na implementação de políticas
Trump argumentou que a decisão permitirá que seu governo prossiga com uma série de políticas que haviam sido bloqueadas por juízes de primeira instância.
Entre as áreas mencionadas estão questões relacionadas ao direito de cidadania por nascimento, financiamento de municípios, reassentamento de refugiados e pagamento de impostos.
O presidente dos EUA criticou o que chamou de “juízes de esquerda radical” que, segundo ele, tentavam exercer poder acima das prerrogativas presidenciais:
“Há uma série de juízes de esquerda radical que tentam ter o poder acima dos poderes do presidente e impedem o presidente de colocar em prática políticas pelas quais o povo votou”.