Muitos motoristas escolhem seus veículos pensando no custo de manutenção. E, para eles, qualquer aumento no orçamento previsto os deixa contrariados. Princi-palmente se o chamado preço fixo estiver maior já no primeiro serviço. Pois é disso que se queixam alguns compradores de veículos BYD.
O administrador César Groh, de Porto Alegre (RS), dono de um Song Plus 2025 conta que esperava pagar R$ 860 na primeira revisão, conforme preço que consta no site da fábrica, mas a concessionária lhe apresentou uma nota de R$ 950.
“Primeiro, falaram que a tabela foi atualizada, depois pediram desculpas dizendo que o valor se referia a uma ‘versão Premium’, de revisão”, lembra César, que não satisfeito foi pesquisar o valor em outras concessionárias e chegou à conclusão de que todas cobram o tal preço premium, embora o site informe outro que, pela lógica, deve ser o “normal”.

Há casos, porém, em que a diferença de preços é maior, como o do psicólogo Pedro Leite Machado, de Vila Velha (ES), dono de um Song Plus. Em novembro de 2024, ele recebeu uma conta de R$ 1.295, enquando o site indicava R$ 920. “Liguei para a BYD e a loja me retornou depois oferecendo descontar a diferença na próxima revisão. Não aceitei e tive de insistir por mais de um mês para devolverem o valor cobrado a mais ”, diz Pedro.
Segundo o especialista Paulo Henrique Martins de Sousa, do escritório Martins de Sousa & Maciel Advogados, de Brasília (DF), o consumidor tem o direito de pagar pelo produto ou serviço mais barato, art. 5º da Lei 10.962/2004. E, dependendo do caso, cabe invocar os artigos 66 e seguintes do Código do Consumidor devido às afirmações enganosas e falsas.
A BYD informou que, no caso do César, o valor estava de acordo com os preços de revisão sugeridos e não houve diferença, conforme documentos enviados pela loja. Com relação ao Pedro, o valor da diferença foi devolvido ao cliente. A BYD afirmou que está revendo seus processos para evitar esse tipo de situação. Mas lembrou que os preços das revisões são sugeridos (Preço Público Sugerido-PPS) e que os valores podem variar de acordo com os impostos de cada região.
O POVO RECLAMA
“Adquiri um BYD Song Plus DMI há um ano, conferi o preço das manutenções, mas, na primeira revisão, cobraram R$ 1.303, no site o valor é de R$ 950. O consultor informou que cada concessionária pratica um valor. Qual o sentido da tabela no site? Se existe a tabela de preços, ela deve ser praticada, não faz sentido cobrar mais 30% do valor anunciado.”
Relato editado do Reclame Aqui de Salvador (BA), dono de um BYD Song 2023
“Levei meu Song para a revisão de 20.000 km e o valor da revisão ficou em R$ 1.472, destes, R$ 520 se tratava de mão de obra para um veículo com sete meses. Reclamei e o consultor disse que todo mundo está reclamando, mas não podia fazer nada. Só me resta buscar o ressarcimento na Justiça!”
Relato editado do Reclame Aqui de um (outro) proprietário de Salvador (BA), dono de um BYD Song 2023

