By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Dosimetria na Lei Anticorrupção e seu papel na promoção da integridade
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Dosimetria na Lei Anticorrupção e seu papel na promoção da integridade
outros

Dosimetria na Lei Anticorrupção e seu papel na promoção da integridade

Última atualização: 27 de agosto de 2025 05:20
Published 27 de agosto de 2025
Compartilhe
Compartilhe

A Lei 12.846/2013 (Lei Anticorrupção), atualmente regulamentada no âmbito do Poder Executivo federal pelo Decreto 11.129/2022, mais do que delinear a responsabilidade objetiva de pessoas jurídicas por atos de fraude e corrupção, instituiu política pública com o intuito de aprimorar a integridade nas relações público-privadas.

Contents
Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresasInformações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTA

De forma geral, a lei e sua regulamentação estabelecem essa política pública a partir de quatro pilares: o desincentivo à prática dos ilícitos por meio de sanções proporcionais ao faturamento de pessoas jurídicas; a recuperação de ativos (danos e vantagens indevidas); o incremento da capacidade investigativa da administração pública por meio da colaboração; e a prevenção da prática de ilícitos por meio da promoção da adoção de programas de integridade por entidades privadas.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Embora esses pilares estejam expressamente delineados no artigo 32 do Decreto 11.129/2022, ao tratar dos acordos de leniência, sua plena compreensão na seara apuratória exige a análise dos critérios de dosimetria das sanções, previstos nos artigos 22 e 23 da mesma norma.

Nessa linha, recente estudo divulgado pela Controladoria-Geral da União (CGU), intitulado “Relatório de análise da dosimetria de sanções em Processos Administrativos de Responsabilização”, apresenta uma reflexão inicial sobre o tema, quantificando os impactos de cada um dos critérios de dosimetria. O estudo analisa as 159 multas aplicadas pela CGU com fundamento na Lei Anticorrupção desde o início da sua vigência até o final do ano de 2024.

Inicialmente, realça-se a conclusão de que 75% das sanções de multa aplicadas apresentaram alíquotas efetivas variando entre 0,1% e 7%. A Lei Anticorrupção, em seu art. 6°, prevê aplicação de multas com valor entre 0,1% e 20% do faturamento bruto anual da pessoa jurídica, excluídos os tributos, podendo esse percentual ser ultrapassado caso a vantagem indevida auferida em decorrência do ilícito seja superior ao teto estabelecido.

Especificamente, no que tange aos pilares da política pública, o estudo permite verificar a efetividade dos critérios de dosimetria na promoção do incremento da capacidade investigativa da Administração Pública por meio da colaboração, identificando que, em 38,4% das sanções aplicadas, houve colaboração da pessoa jurídica sancionada e que, em 27,7%, ocorreu a comunicação espontânea do ilícito ou a admissão da responsabilidade.

Menos êxito se observa no incentivo ao ressarcimento de danos ao erário. Dentre os casos em que a apuração constatou dano, em apenas 15,5% ocorreu voluntário ressarcimento previamente à aplicação da sanção, apesar da circunstância que reduz a multa.

A adoção de programa de integridade minimamente efetivo, outra circunstância apta a reduzir a multa, foi verificada em apenas 11,3% dos casos em que foi aplicada a sanção.

Destaca-se, contudo, o significativo incentivo proporcionado por esse critério de dosimetria, uma vez que, em média, o valor das multas aplicadas foi reduzido em 39% quando demonstrada a adoção do programa de integridade.

Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTA

O estudo da CGU sobre a dosimetria das sanções no âmbito da Lei Anticorrupção revela não apenas a aplicação concreta da norma, mas também o grau de efetividade dos mecanismos que visam à indução de comportamentos íntegros por parte das pessoas jurídicas.

A análise empírica demonstra que, embora haja avanços na promoção da colaboração, os resultados ainda são limitados no que se refere ao ressarcimento voluntário e à adoção de programas de integridade.

Para os operadores do direito, gestores públicos e agentes privados, compreender profundamente os critérios de dosimetria é essencial não apenas para a aplicação adequada da norma, mas também para o fortalecimento da governança e da integridade nas relações entre o público e o privado.

You Might Also Like

Mulheres acusam policiais de tortura e transfobia em delegacia no DF

Pesquisa: em SP, governo Lula é desaprovado por 58,2% e aprovado por 38,1% 

Análise: Bolsonarismo tensiona por controle de 2026 

“Oportunidade para discutir caminhos e soluções”, dispara Bruno Reis sobre a INDEX Bahia

China chama de “irracional” proposta de Trump sobre desarmamento nuclear 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Regulação de pagamentos no mercado de apostas online

5 de abril de 2025
Suspeito é preso após incendiar barracos, agredir e xingar mulher
Em pleno verão, Agreste pernambucano tem chuva de granizo 
Jornalista Leonardo Sakamoto é abordado pela PM após erro em documento 
Oposição sul-coreana apresentará pedido de impeachment do presidente interino 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?