Ação em Guaratiba tem confronto, cinco presos e apreensão de armas e veículos Rio de Janeiro, -agencia-cnn-, Milícia, Polícia Civil CNN Brasil
Policiais civis da Draco (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais) realizam, nesta sexta-feira (28), uma operação para apurar informações sobre a presença de milicianos em Pedra de Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro. Até o momento, cinco pessoas foram presas.
De acordo com a PCERJ (Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro), durante a aproximação das equipes, os policiais foram recebidos com balas, o que provocou uma troca de tiros no local. Os agentes recuperaram dois veículos roubados e apreenderam um revólver e uma granada. As buscas continuam na área.
Segundo o delegado Álvaro de Oliveira Gomes, titular da Draco, a região já vinha sendo monitorada por causa de uma ação realizada anteriormente, há cerca de um mês, quando foi encontrada uma bandeira com imagens de antigos integrantes de grupos paramilitares como Ecko, Faustão e Carinho Três Pontes, que atuaram na localidade. Na ocasião, sete suspeitos foram presos.
“Recebemos informações sobre criminosos na região, que já havia sido alvo de uma operação anterior. Desta vez, eles receberam os agentes a tiros e acreditamos que um deles possa ter sido baleado. As equipes seguem no terreno em busca de outros suspeitos e de possíveis armas que tenham sido descartadas”, afirmou o delegado.

De acordo com as investigações, a área é controlada por paramilitares ligados à família Braga, grupo associado a Luiz Antônio da Silva Braga, o Zinho, preso desde 2023 e apontado como um dos principais líderes de uma organização criminosa no estado.
As apurações indicam ainda que o grupo atua em atividades ilegais, como venda clandestina de gás, grilagem de terrenos e cobrança de taxas de segurança.
Segundo a polícia, pelo menos dois dos presos na ação de hoje (28) atuavam como olheiros, responsáveis por avisar outros integrantes sobre a chegada dos agentes, enquanto os demais estariam envolvidos diretamente nas ações do grupo.

