By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: ‘É até bom que o split payment não esteja pronto para 2026’, diz auditor fiscal sobre reforma tributária 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > ‘É até bom que o split payment não esteja pronto para 2026’, diz auditor fiscal sobre reforma tributária 
outros

‘É até bom que o split payment não esteja pronto para 2026’, diz auditor fiscal sobre reforma tributária 

Última atualização: 22 de outubro de 2025 20:46
Published 22 de outubro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Split payment e obrigações acessórias foram temas recorrentes nos seis painéis sobre a reforma tributária nesta quarta-feira (22/10), no primeiro dia da Fenalaw, a maior feira de negócios jurídicos do país.

Contents
Conheça o JOTA PRO Tributos, plataforma de monitoramento tributário para empresas e escritórios com decisões e movimentações do Carf, STJ e STFReceba de graça todas as sextas-feiras um resumo da semana tributária no seu emailInscreva-se no canal de notícias tributárias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões!De encontro jurídico a feira de IA

Um dos sete auditórios simultâneos do evento foi reservado somente para o tema, no qual escritórios, empresas e outros atores envolvidos no processo falaram sobre o andamento da reforma e a preparação necessária. 

Conheça o JOTA PRO Tributos, plataforma de monitoramento tributário para empresas e escritórios com decisões e movimentações do Carf, STJ e STF

O split payment, mecanismo que vai permitir o recolhimento automático dos tributos no momento da transação, é um dos pontos que mais gera ceticismo e preocupação, até mesmo entre membros do fisco. 

O auditor fiscal Cesar Saito, do município de Campinas, afirmou que, embora possa parecer uma pena que o sistema não esteja funcionando já no início da transição, em 2026, por outro lado, é “bom, de certa forma, que ele não esteja pronto, porque seria uma complexidade a mais para todo mundo.” A Receita Federal já confirmou que o sistema só será usado em 2027.

Saito foi entrevistado por Fernanda Valente, editora-assistente de tributos do JOTA Pro, no painel “Os Novos Marcos da Regulamentação”. Ele falou sobre como o novo sistema terá que integrar questões complexas da reforma, como as diversas alíquotas, e necessitará de bastante adaptação tecnológica. 

Saito também afirmou que uma grande dificuldade na transição vai ser a necessidade de atos conjuntos entre a Receita e o Comitê Gestor do IBS.

Receba de graça todas as sextas-feiras um resumo da semana tributária no seu email

“A gente sabe que órgãos estão acostumados a trabalhar individualmente. Cada um é um feudo e um não conversa com o outro”, afirmou Saito. 

Além da aprovação na Câmara dos Deputados do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, ainda faltam o regulamento e normas infralegais estabelecidas em conjunto pela Receita Federal e pelo Comitê Gestor — que ainda não tem a definição sobre como será a participação dos municípios. 

Saito destacou que, apesar de já existirem prazos, muitas definições ainda estão sendo feitas. 

“O Comitê Gestor continua soltando nota técnica, mudando tudo. Como eu vou explicar para o contribuinte o que ele tem que fazer?”, perguntou o auditor. “Todo mundo tem que ficar muito atento.” 

Segundo Saito, embora o objetivo da reforma seja, em última instância, a simplificação, ela não vai existir durante o período de transição

“Durante esse período, não tem como falar em simplificação, porque você está agregando uma complexidade”, afirmou ele, lembrando que muitos setores ainda não sabem como devem fazer as notas fiscais que devem ser emitidas já com o CBS a partir de 2026. 

Inscreva-se no canal de notícias tributárias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões!

“Em geral, a solução vai ser aproveitar as notas que já existem hoje e acrescentar os novos campos, mas muitos setores não vão poder fazer isso, como instituições financeiras e planos de saúde”, disse. 

Em um painel específico sobre o split payment, o tributarista Paulo Duarte, sócio do Stocche Forbes, também fez críticas ao modelo.  “Nenhum país do mundo que tem imposto sobre valor agregado (IVA) exige o pagamento para liberar o crédito tributário”, disse. 

Duarte também demonstrou preocupação com a possibilidade de o sistema de reserva do pagamento acabar se tornando a regra. 

O split payment vai funcionar com a checagem, em segundos, do sistema da receita, dos sistemas dos bancos e pagadoras e do sistema do comitê gestor. No entanto, se esse sistema não funcionar, existe um “backup”, que se a informação não voltar rapidamente, ele calcula o valor do tributo com base no valor bruto do produto. 

A diferença deveria ser retornada ao contribuinte em até 3 dias úteis. Os tributaristas, no entanto, consideram esse prazo irrealista. 

Susy Gomes Hoffmann, coordenadora do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, lembrou que a mudança no pagamento terá um efeito sobre os negócios como um todo, pois vai afetar o fluxo de caixa. 

De encontro jurídico a feira de IA

Além do auditório sobre reforma tributária, a Fenalaw 2025 tem outros seis auditórios temáticos, além de 155 expositores. 

Além de um auditório dedicado ao tema, o uso de tecnologia e em especial da Inteligência Artificial (IA) no mercado jurídico dominou as discussões em diversas áreas. Das mais de 150 marcas presentes no evento, 50 ofereciam serviços de IA.

Os outros auditórios tiveram como temas Legal Ops, gestão de pessoas no jurídico, melhores práticas na gestão do departamento jurídico e estratégias de negócios 

A Fenalaw 2025 continua nos dias 23 e 24 de outubro no Centro de Exposições Frei Caneca, em São Paulo. 

You Might Also Like

Léo Santana e Lore Improta abrem o jogo sobre escolha do nome do filho: “Já decidimos”

Postos da RMS são investigados por suspeita de adulteração de combustíveis; veja

Novo talento? Davi Brito surpreende ao soltar a voz em roda de samba; assista

“Pedimos orações”, diz irmã de adolescente agredido por piloto

UE precisa de euro digital para reduzir dependência dos EUA, diz autoridade 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

BNews Folia: “Cole no Centro” leva festa para o Centro Histórico com grandes atrações no Carnaval; confira programação

21 de fevereiro de 2025
União Brasil apoia decisão de Juscelino por demissão: “Demonstra responsabilidade”
SiSU 2025: entenda como funciona a convocação da lista de espera 
Ozempic: Anvisa torna obrigatória a retenção de receita para a compra do medicamento
Trump é informado sobre planos para intervenção no Irã, dizem fontes 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?