Temperaturas extremas já ultrapassaram limite de 1,5°C no ano passado, causando eventos climáticos severos como enchentes no Rio Grande do Sul e seca na Amazônia Nacional, -transcricao-de-videos-, Aquecimento global, Clima, Enchentes, Meio ambiente, Mudanças climáticas CNN Brasil
O aquecimento global já ultrapassou o limite considerado seguro de 1,5°C no ano passado, revelando um cenário preocupante para o futuro do planeta. Em entrevista ao CNN Novo Dia, Alexandre Prado, especialista em mudanças climáticas, explica que os documentos que detalham impactos do aumento das temperaturas indicam um cenário de “verdadeiro show de horrores”.
“A gente já sente isso”, destaca Prado, lembrando as consequências da crise climática que o Brasil enfrentou durante 2024. “Ano passado tivemos dois casos extremos, com as enchentes no Rio Grande do Sul e a seca aqui na Amazônia“.
Impactos econômicos e sociais
Os custos sociais e econômicos desses eventos climáticos extremos são significativos. “Sabemos quem sofre mais com isso”, diz o especialista. Ele explica que a recuperação das áreas afetadas e o reassentamento das populações atingidas representam um ônus financeiro considerável, que se arrasta por anos. “Quando é um ou dois a cada 100 anos, a gente consegue amenizar. Quando todo ano acontece, você destrói a economia de um país”.
O cenário se torna ainda mais alarmante quando se considera a possibilidade de um aumento de temperatura superior a 2°C, que poderia resultar em consequências ainda mais devastadoras para o planeta e seus habitantes.

