Chef de cozinha foi diagnosticado com câncer no começo de mês e passou por quatro cirurgias Saúde, #CNNPop, Câncer, câncer de pâncreas, Edu Guedes CNN Brasil
O apresentador Edu Guedes, 51, não passará por radioterapia nem quimioterapia após o diagnóstico de câncer no pâncreas. A informação foi confirmada pela assessoria do artista em comunicado para a CNN.
“Edu Guedes terá que fazer algumas mudanças na sua rotina e dieta específica, mas não precisará de radioterapia nem quimioterapia”, afirma o comunicado. A equipe também acrescentou que ele continuará sob acompanhamento médico.
No início do mês de julho, o apresentador revelou que havia recebido o diagnóstico de câncer no pâncreas e, desde então, passou por quatro cirurgias para remoção de nódulos.
De acordo com Thiago Jorge, coordenador do setor de Tumores Gastrointestinais do Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a quimioterapia e a radioterapia são indicadas quando o tumor tem risco de retornar.
“Quando o tumor tem um risco muito pequeno de retornar, geralmente isso não é recomendado”, explica Jorge à CNN. “Especificamente no caso de tumores de pâncreas, costumamos prescrever nem quimioterapia, nem radioterapia quando o paciente tem um tipo de tumor chamado neuroendócrino de pâncreas, e ele encontra-se muito pequeno”, completa.
Segundo o especialista, a chance de cura completa desses tumores costuma ser bastante alta. Por isso, nesses casos, a orientação de tratamento inclui mudanças no estilo de vida. “Sabemos que alguns tumores retornam mais [facilmente] em pacientes sedentários ou que não têm um estilo de vida saudável”, afirma.
No caso do câncer de pâncreas, a principal recomendação relacionada à alimentação é a diminuição da produção de insulina. Para isso, é necessário que o paciente reduza o consumo de carboidratos e faça acompanhamento médico para analisar o risco de desenvolver diabetes.
“Também pedimos para que o paciente tome cuidado com alimentações gordurosas, porque isso pode causar diarreia e desconforto abdominal”, finaliza.
*Com informações de Larissa Santos, em colaboração para a CNN
Edu Guedes abre o jogo sobre primeiro beijo com Ana Hickmann