By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Educação climática: como a escola pode formar cidadãos conscientes? 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Educação climática: como a escola pode formar cidadãos conscientes? 
outros

Educação climática: como a escola pode formar cidadãos conscientes? 

Última atualização: 18 de junho de 2025 16:52
Published 18 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

COP-30 é oportunidade para tratar assuntos como aquecimento global em sala de aula e fomentar debates e reflexões entre os alunos  Educação, COP30, Escola, Mudanças climáticas CNN Brasil

Contents
Leia Mais7 atividades que ninguém imagina que possam ajudar no EnemMEC oferece curso on-line gratuito sobre Geografia e GeopolíticaComo os eventos climáticos podem cair nos próximos vestibulares?Conceito em evoluçãoAbordagem multidisciplinar

O Brasil sedia em novembro a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30), encontro global anual onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima. 

Considerado um dos principais eventos do tema do mundo, a COP-30 reforça a necessidade da sociedade, como um todo, discutir a relevância da educação climática na escola. Vale lembrar que temas como aquecimento global e desmatamento costumam cair no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nos principais vestibulares do país, como a Fuvest, que dá acesso à Universidade de São Paulo (USP). 

Leia Mais

  • 7 atividades que ninguém imagina que possam ajudar no Enem

    7 atividades que ninguém imagina que possam ajudar no Enem

  • MEC oferece curso on-line gratuito sobre Geografia e Geopolítica

    MEC oferece curso on-line gratuito sobre Geografia e Geopolítica

  • Como os eventos climáticos podem cair nos próximos vestibulares?

    Como os eventos climáticos podem cair nos próximos vestibulares?

Educação climática é o ensino e a aprendizagem sobre as mudanças do clima, suas causas (por exemplo, o aquecimento gerado por fontes poluidoras), seus impactos (como as enchentes e secas que vivemos no Brasil recentemente) e o debate de soluções possíveis, que podem ser desde ações individuais até políticas públicas. 

A escola tem a importante função de informar, de engajar, de promover reflexões de como a sociedade pode atuar frente a esses problemas. O objetivo da educação climática é fazer com que as pessoas compreendam a importância de adotar ações que possam reduzir os danos ao meio ambiente, como diminuir o desperdício de recursos naturais. 

Conceito em evolução

Edson Grandisoli, diretor educacional do Movimento Escolas pelo Clima e Reconectta, ressalta que a educação climática é um conceito jovem e em plena evolução. “Ela envolve processos e metodologias que visam informar e sensibilizar as pessoas com relação à emergência climática, suas causas e consequências, bem como criar caminhos para que todos se sintam inspiradas e capazes de criar suas próprias ações de enfrentamento, levando em conta diferentes contextos e possibilidades”, afirma. 

Na opinião de Edson, a escola é uma instituição muito importante na formação de cidadãos mais bem informados e capazes de agir coletivamente e com autonomia. “Apesar disso, não devemos colocar toda a responsabilidade por essa construção na escola. Devemos considerar que todos os espaços podem se tornar educadores de alguma forma quando se trata de emergência climática”, declara. 

Para Simone Bacic, coordenadora do Projeto Lixo Zero no Colégio Agostiniano Mendel, a educação do cidadão do futuro começa dentro da escola. “Temos vários exemplos de situações reais de famílias que começaram a separar seus resíduos e encaminhar para a reciclagem e a fazer compostagem das sobras orgânicas a partir da aprendizagem de seus filhos no colégio. Há mudanças efetivas de hábitos das famílias a partir da aprendizagem da criança ou do adolescente no espaço escolar”, conta. O Colégio Agostiniano Mendel, na zona leste de São Paulo, foi a primeira escola de grande porte da capital e da América Latina a receber a certificação Lixo Zero (dada pelo Instituto Lixo Zero Brasil). 

Abordagem multidisciplinar

Já Edson, do Movimento Escolas pelo Clima, defende que a abordagem da COP-30 deve ser multidisciplinar. “As questões socioambientais não podem ser resumidas a componentes como Ciências, Biologia ou Geografia. História, Filosofia, Sociologia, Linguagens, Física, Química, enfim, todos os componentes trazem olhares particulares que colaboram para uma compreensão mais global do desafio”, diz. 

Segundo Luciano Monteiro, Diretor Global de Comunicação e Sustentabilidade da Santillana e Diretor Executivo da Fundação Santillana, a educação climática precisa ir além da sala de aula ao promover o pensamento crítico, o engajamento social e o desenvolvimento de atitudes sustentáveis no dia a dia. “Ao aprenderem sobre a importância da integração entre ciência, valores éticos e cidadania, crianças e jovens podem melhor compreender como escolhas diárias influenciam o planeta e o futuro coletivo”, salienta. 

Ele lembra que a escola trabalha com os temas ambientais e sociais há muito tempo. “Mas, tanto pelas pressões geradas pela mudança climática quanto pela agenda social de um país como o Brasil, uma formação que dê conta das pautas da sustentabilidade é cada vez mais necessária”, defende.

Geografia no Enem: urbanização é tema que mais cai na prova

 

You Might Also Like

Corpo de músico brasileiro morto pela ditadura argentina é identificado após 50 anos

Presidente do partido de Bolsonaro busca apoio de Kassab para aprovar anistia

Corinthians x Cruzeiro: onde assistir à final Brasileirão Feminino 

Homem é preso por abusar de adolescente com espectro autista

Tici Pinheiro revela se família se mudará com César Tralli para o Rio 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Reforma tributária e pacote fiscal são dois lados da mesma moeda, diz especialista ao WW 

17 de dezembro de 2024
João Fonseca x Alexandre Müller: horário e onde assistir ao Rio Open 
Letícia Spiller assume novo romance após flagra íntimo no Carnaval; confira
Vitória anuncia novo patrocinador para temporada; empresa é parceira do Bahia
Foragido da Justiça e dono de distribuidora é preso por tráfico no DF
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?