CEO da SpaceX atacou Secretário de Transportes da Nasa na manhã desta terça-feira (21) Tecnologia, Elon Musk, Nasa CNN Brasil
Elon Musk atacou o Secretário de Transportes, Sean Duffy, em uma série de postagens ofensivas em sua plataforma de mídia social X nesta terça-feira (21), depois que Duffy sugeriu que a Nasa pode afastar a SpaceX de sua missão lunar.
Musk, CEO da SpaceX, chamou Duffy de “Sean Dummy”, fazendo um trocadilho com seu nome, usando a palavra que significa em português, “bobo” ou “idiota”. Além disso, acusou-o de ter um “QI de 2 dígitos” e postou memes infantis direcionados a Duffy.
“Alguém cuja maior fama é subir em árvores deveria comandar o programa espacial americano?”, perguntou Musk em uma publicação na manhã de terça-feira, que ele fixou em seu perfil no X. (Duffy, ex-membro do Congresso, é campeão mundial de escalada rápida com estilo lenhador.)
Na segunda-feira (20) , Duffy disse em uma entrevista à CNBC que acredita que a SpaceX, que tem um contrato de US$ 2,9 bilhões para fornecer o módulo lunar que os astronautas levarão à superfície da Lua, está atrasada, potencialmente frustrando os esforços da Nasa para levar humanos de volta à Lua antes da China em meio a uma nova corrida espacial.
“Então, vou abrir o contrato. Vou deixar outras empresas espaciais competirem com a SpaceX”, disse ele.
“Eles fazem coisas extraordinárias”, disse Duffy à Fox News sobre a SpaceX na segunda-feira, “mas estão atrasados”. A missão crucial de pouso na Lua da Nasa, chamada Artemis III, está planejada para meados de 2027.
Musk passou a manhã de terça-feira postando sobre como a SpaceX é “a única empresa a certificar com sucesso um novo veículo espacial orbital nos EUA” e repostando críticas a Duffy.
Musk também respondeu à reportagem do Wall Street Journal de que Jared Isaacman, aliado de Musk, pode estar de volta à disputa para liderar a agência, enquanto Duffy se esforça para subordinar completamente a Nasa ao Departamento de Transportes.
Trump havia retirado a indicação de Isaacman para administrador da Nasa no início deste ano – na mesma semana em que Musk deixou seu cargo em Washington.
Embora Trump tenha citado as “associações anteriores” de Isaacman como o motivo para a retirada da indicação, a CNN noticiou anteriormente que uma facção de pessoas do círculo íntimo de Trump se opôs a Isaacman depois que Musk deixou Washington e pouco antes do desentendimento público de Musk com o presidente.
Mas Isaacman — que voou duas vezes para a órbita em cápsulas da SpaceX que ele encomendou — teria voltado à disputa, e uma fonte familiarizada com o assunto confirmou que ele se encontrou com Trump.
“Sean Dummy está tentando matar a Nasa!” Musk postou na terça-feira, além de republicar elogios de outros a Isaacman.
“Sou grato a todos os apoiadores e ao presidente Trump pela consideração e, acima de tudo, desejo ver a Nasa continuar a brilhar como a agência espacial mais bem-sucedida do mundo”, acrescentou.
Em uma declaração, um porta-voz de Duffy disse que o secretário de transportes “nunca disse que queria manter o emprego (na Nasa)”.
O porta-voz acrescentou que Duffy sugeriu que a Nasa “poderia se beneficiar de fazer parte do Gabinete, talvez até mesmo dentro do Departamento de Transportes”, mas reiterou que não disse que gostaria de se tornar o líder permanente da Nasa.
“O Presidente pediu que ele conversasse com potenciais candidatos a Administrador, e ele tem se mostrado disposto a ajudar, avaliando as pessoas e dando seu feedback honesto”, disse o porta-voz. “A questão é que o Secretário Duffy está aqui para servir ao Presidente e apoiará quem quer que o Presidente indique.”
Veja o que se sabe sobre a Grok 3, nova versão da IA de Elon Musk

