By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Em 2006, avião da Gol se chocou com jato executivo durante voo; relembre 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Em 2006, avião da Gol se chocou com jato executivo durante voo; relembre 
outros

Em 2006, avião da Gol se chocou com jato executivo durante voo; relembre 

Última atualização: 30 de janeiro de 2025 13:05
Published 30 de janeiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Boeing 737, que fazia o voo 1907, foi atingido por um jato Legacy; 154 pessoas morreram
Este conteúdo foi originalmente publicado em Em 2006, avião da Gol se chocou com jato executivo durante voo; relembre no site CNN Brasil.  Notícias (Nacional), -agencia-cnn-, Acidente Aéreo, Aviação CNN Brasil

Contents
Leia maisAcidentes aéreos mataram 153 pessoas no Brasil em 2024Por erro da torre, aviões da Gol e da Azul estiveram a 22 metros de colisão durante pouso em SPRelembre as maiores tragédias aéreas envolvendo o BrasilRelembre como foi o acidente da GolConclusões do CenipaCondenação dos pilotos

Um avião da American Airlines com 64 pessoas a bordo caiu na noite da última quarta-feira (29) após se chocar com um helicóptero militar na região de Washington, nos Estados Unidos. Autoridades norte-americanas acreditam que não há sobreviventes.

Em setembro de 2006, uma colisão entre um Boeing 737 da Gol e um jato executivo provocou a morte de 154 pessoas , sendo 148 passageiros e seis tripulantes. Todas as vítimas fatais estavam no avião da Gol. Os ocupantes da outra aeronave ficaram ilesos.

Após ser atingido pelo jato executivo, o Boeing da Gol caiu em uma área de mata fechada localizada no município de Peixoto de Azevedo (MT). A cidade fica localizada a cerca de 675 quilômetros de Cuiabá e próximo à divisa entre Mato Grosso e Tocantins. Os destroços da aeronave foram encontrados no dia seguinte ao acidente.

Até 2007, esse foi o acidente aéreo com maior número de mortos no Brasil.

Leia mais

  • Acidentes aéreos mataram 153 pessoas no Brasil em 2024

    Acidentes aéreos mataram 153 pessoas no Brasil em 2024

  • Por erro da torre, aviões da Gol e da Azul estiveram a 22 metros de colisão durante pouso em SP

    Por erro da torre, aviões da Gol e da Azul estiveram a 22 metros de colisão durante pouso em SP

  • Relembre as maiores tragédias aéreas envolvendo o Brasil

    Relembre as maiores tragédias aéreas envolvendo o Brasil

Relembre como foi o acidente da Gol

O Boeing 737 da Gol, prefixo PR-GTD, fazia o voo 1907, de Manaus ao Rio de Janeiro, com escala em Brasília. A decolagem ocorreu às 15h35 (pelo horário de Brasília).

O outro avião envolvido no acidente era um Legacy 600, fabricado pela brasileira Embraer. A aeronave decolou de São José dos Campos (SP) às 14h51 e iria para Fort Lauderdale, nos Estados Unidos.

As duas aeronaves colidiram às 16h56 –pouco mais de uma hora e 20 minutos após a decolagem do avião da Gol. A asa do Legacy atingiu a fuselagem e a asa esquerda do Boeing da Gol, que perdeu o controle.

“Logo após a colisão, o PR-GTD iniciou uma espiral descendente à esquerda, similar à atitude conhecida na aviação como “Parafuso”, sem condições de recuperação do controle por parte da sua tripulação”, diz o relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

O documento informa que, “durante a rápida descida, a aeronave foi submetida a forças aerodinâmicas extremas, em todos os seus eixos, com acelerações positivas e negativas, muito superiores aos limites máximos da resistência prevista em seu envelope operacional, tendo, como consequência, a ruptura estrutural em pleno vôo (Inflight Break-up) em diversos pedaços, que colidiram com o solo”.

As caixas pretas do Boeing da Gol gravaram dados por 53 segundos após o choque, mas, segundo o relatório, o tempo de queda foi estimado em um minuto e três segundos. Não foi possível precisar a altitude em que os aviões estavam no momento da batida.

“Pela rapidez da situação, os pilotos [da Gol] não perceberam que tinham sofrido um dano de tamanha monta na asa esquerda, mantiveram a calma tanto quanto possível e atuaram tentando recuperar a aeronave, até onde o CVR [gravador de voz da cabine] pôde registrar.”

O Legacy, apesar dos danos na asa, conseguiu seguir voando e pousou na Base Aérea do Cachimbo, no sul do Pará.

Conclusões do Cenipa

O relatório do Cenipa revela que, no Legacy, dois equipamentos que poderiam evitar a colisão estavam inoperantes: o TCAS e o transponder. No caso do avião da Gol, esses equipamentos estavam ativados.

TCAS é a sigla em inglês para Traffic Alert and Collision Avoidance System. Em português, quer dizer Sistema Anticolisão de Bordo.

Segundo o glossário da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o TCAS “mostra ao piloto de um avião a posição relativa de outra aeronave voando nas proximidades, sempre que estiver com o transponder em funcionamento. Em caso de ameaça de colisão, o sistema indicará, de forma visual e sonora, uma manobra de subida ou descida, necessária para evitar a colisão. Os sistemas dos aviões se comunicam de tal maneira que, se um avião receber ordem para subir, o outro receberá para descer ou manter o nível”.

O problema é que o avião do Legacy estava com o transponder inoperante. O transponder é um equipamento que emite ao sistema de controle de tráfego aéreo as informações sobre a localização da aeronave.

“A inoperância do Transponder e do TCAS do N600XL [Legacy] não permitiu que, apesar de estar operando normalmente, o sistema TCAS do PR-GTD [avião da Gol] detectasse e alertasse a tripulação para que pudessem evitar a colisão entre as aeronaves”.

Ainda segundo o Cenipa, o não-funcionamento do TCAS do Legacy também “não permitiu que os radares do Centro Amazônico alertassem os controladores sobre a  iminente colisão por falta da informação de altimetria

O relatório informa que, apesar de o Legacy estar com o TCAS e o transponder desativados no momento do acidente, testes feitos “indicaram que eles estavam funcionando normalmente, sem que qualquer falha fosse detectada”.

“Nesse contexto, ocorreu o desligamento inadvertido do transponder, possivelmente devido à pouca experiência dos pilotos na aeronave e nos aviônicos, fato que não foi
percebido pela tripulação, tendo em vista o rebaixamento da consciência situacional e o alerta relativo ao não funcionamento do TCAS, o qual não chamou a atenção dos pilotos. A falta de consciência situacional também contribuiu para que a tripulação não percebesse que enfrentavam um problema de comunicação com o controle de tráfego aéreo. Embora estivessem mantendo o último nível de vôo autorizado pelo Centro Brasília, passaram quase uma hora voando em um nível não padrão para a proa mantida e não solicitaram qualquer confirmação do Centro”, diz o Cenipa.

No caso do Boeing da Gol, o Cenipa afirma que “não foram identificadas falhas ativas por parte da tripulação, nem falhas latentes no sistema organizacional da empresa”.

Condenação dos pilotos

Os pilotos do Legacy, Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, foram condenado a três anos anos e um mês de prisão por atentado contra a segurança de transporte aéreo, em processo que transitou em julgado em 2015.

Em 2017, a Justiça Federal determinou a prisão dos dois, mas eles nunca chegaram a ficar na cadeia. Em 2023, o Brasil pediu aos Estados Unidos a extradição de Lepore e Paladino, mas o governo norte-americano negou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Em 2006, avião da Gol se chocou com jato executivo durante voo; relembre no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Preta Gil se despediu de Salvador antes de viagem aos EUA para tratamento: “Até breve!”

Preta Gil: Conheça a carreira e a trajetória de artista que fez da própria vida palco de liberdade, afeto e resistência

Preta Gil se preparava para retornar ao Brasil após tratamento contra câncer

Semana começa com 692 vagas de emprego e salários de ate R$ 4 mil no DF

Famosos lamentam morte de Preta Gil, aos 50 anos 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Maré de azar: Veja todas as eliminações do Boca Juniors na Libertadores 

26 de fevereiro de 2025
Justiça do Trabalho cobra reposição de médicos em dois hospitais do DF
Estimativas sobre PIB potencial divergem entre governo e instituições 
Fluminense quer renovar com Fábio, de 44 anos 
O papel constitucional das plataformas digitais
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?