By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Em 24h, Zambelli perde redes, tem prisão decretada e novo inquérito 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Em 24h, Zambelli perde redes, tem prisão decretada e novo inquérito 
outros

Em 24h, Zambelli perde redes, tem prisão decretada e novo inquérito 

Última atualização: 5 de junho de 2025 00:19
Published 5 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Deputada foi condenada em maio deste ano pelo STF a dez anos de prisão e anunciou esta semana ter saído do país para “buscar tratamento médico”  Política, Alexandre de Moraes, Carla Zambelli, Conselho Nacional de Justiça (CNJ), extradição, Interpol, PGR (Procuradoria-Geral da República), Redes sociais CNN Brasil

Contents
Leia MaisZambelli, Maluf, Genoino: veja deputados alvo de prisão no mandatoSTF marca sessão extraordinária para julgar recurso de ZambelliPF pede inclusão de Carla Zambelli em lista da InterpolSaída do BrasilPedido de prisão preventiva e resposta de ZambelliMoraes determina prisãoRedes fora do arLista da Interpol e cobrança de deputado italianoJulgamento de recurso e abertura de novo inquérito

Apenas nesta quarta-feira (4), a vida da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) passou por uma reviravolta: após revelar estar fora do país para cuidar da saúde, a parlamentar teve as suas redes sociais retiradas do ar, um pedido de prisão preventiva autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e a abertura de uma nova investigação contra ela.

Os fatos acontecem na esteira de sua condenação de dez anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), votada em maio, pela invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Leia Mais

  • Zambelli, Maluf, Genoino: veja deputados alvo de prisão no mandato

    Zambelli, Maluf, Genoino: veja deputados alvo de prisão no mandato

  • STF marca sessão extraordinária para julgar recurso de Zambelli

    STF marca sessão extraordinária para julgar recurso de Zambelli

  • PF pede inclusão de Carla Zambelli em lista da Interpol

    PF pede inclusão de Carla Zambelli em lista da Interpol

Saída do Brasil

A série de acontecimentos envolvendo a deputada do PL teve início na terça-feira (3), quando Zambelli anunciou que havia deixado o país por motivos de saúde.

“Queria anunciar que estou fora do Brasil já faz alguns dias”, declarou. “Eu vim a princípio buscando tratamento médico que eu já fazia aqui e agora eu vou pedir para que eu possa me afastar do cargo.”

No mesmo dia, a parlamentar concedeu uma entrevista à CNN em que disse ser “intocável” como cidadã italiana e que, por isso, não poderia ser retirada do país. A informação foi contestada posteriormente por especialistas ouvidos pela CNN. 

Investigadores da Polícia Federal (PF) apuraram que a política do PL deixou o Brasil inicialmente de carro. Ela saiu de São Paulo em direção a Foz do Iguaçu (PR), onde atravessou a fronteira para Puerto Iguazu, na Argentina.

Lá, entrou em um avião com destino à Buenos Aires e seguiu para Miami. O trajeto também foi confirmado pela deputada.

Pedido de prisão preventiva e resposta de Zambelli

Pouco tempo após circular a informação de que Zambelli não estaria mais em solo brasileiro, a Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou ao STF um pedido de prisão preventiva contra a deputada. 

A medida cautelar tramitou em uma petição sigilosa e levou em conta a viagem da parlamentar para o exterior.

Antes do ministro da Corte e relator do caso, Alexandre de Moraes, decidir sobre, Carla Zambelli foi às redes sociais comentar a ação da PGR, classificando-a como “inconstitucional”.

“A Procuradoria-Geral da República quer pedir a minha prisão. Só tem um detalhe: deputado federal só pode ser preso em flagrante delito e por crime inafiançável”, afirmou a deputada em um vídeo compartilhado nas redes sociais. 

De acordo com ela, a acusação é injusta, visto que não foi presa em flagrante. E complementou: “Então essa é uma prisão inconstitucional”.

Moraes determina prisão

A decisão sobre o pedido da PGR, contudo, saiu no dia seguinte.

Nesta quarta, Alexandre de Moraes decretou a prisão preventiva. O magistrado afirmou que Zambelli utilizou o mesmo “modus operandi” do também deputado federal licenciado, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que hoje está nos Estados Unidos e possui um inquérito aberto sobre a sua saída do Brasil — também relatado por ele.

Além disso, classificou a natureza da viagem como uma forma evidente de “se furtar da aplicação da lei”, considerando a proximidade da decretação da perda do seu mandato parlamentar e a aproximação do julgamento dos recursos do caso da deputada. Um deles está previsto para ter início sexta-feira (6), no plenário virtual do STF.

Além do pedido de prisão, Moraes também determinou o bloqueio imediato:

  • do passaporte, incluindo o passaporte diplomático;
  • das suas verbas de gabinete pagas pela Câmara dos Deputados e outros vencimentos;
  • de contas bancárias, bens e ativos;
  • e das redes sociais da deputada.

Para o último ponto, o ministro chegou a determinar um prazo de duas horas para que as empresas controladoras das plataformas em que Carla Zambelli possui contas — como Gettr, Meta, Linkedin, TikTok, X, Telegram e Youtube — bloqueiem os usuários da parlamentar. Caso descumprissem, uma multa diária de R$ 100 mil seria aplicada.

Redes fora do ar

Horas após a decisão, as contas associadas oficialmente à Zambelli passaram a serem exibidas como “retidas” ou “fora do ar”. No total, onze perfis foram desativados. 

Na semana passada, Carla Zambelli alegou viver em um “cenário de perseguição” e transferiu as redes sociais para os familiares.

Segundo ela, a mãe seria pré-candidata à deputada federal para as eleições do próximo ano. Já João, seu filho, disputaria a pré-candidatura ao cargo de vereador da capital paulista nas próximas eleições municipais, em 2028.


Perfil no X da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), fora do ar
Perfil no X da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), fora do ar • Reprodução/X

Lista da Interpol e cobrança de deputado italiano

Além do pedido de prisão preventiva, Alexandre de Moraes atendeu a outro pedido da PGR: o que pedia a inclusão do nome Carla Zambelli na lista de difusão vermelha da Interpol, a Organização Internacional de Polícia Criminal.

Ainda na quarta, a Polícia Federal encaminhou o pedido de inclusão à organização que hoje é chefiada pelo brasileiro Valdecy Urquiza, também delegado da PF.

A CNN apurou que a organização já recebeu o pedido. O caso será analisado e, se aprovado, Zambelli passa a ser considerada foragida em 196 países, incluindo Estados Unidos e Itália, e pode ser presa fora do Brasil.

No mesmo dia, o deputado italiano Angelo Bonelli, filiado ao partido Europa Verde, comentou a declaração da parlamentar brasileira à CNN de que seria “intocável” por possuir cidadania italiana.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Bonelli classificou a fala como uma “vergonha” e questionou se o governo italiano pretende colaborar com o Brasil para extraditá-la, caso chegue a viajar ao país.

“Não se pode usar a cidadania italiana para se escapar de uma condenação. A Itália corre o risco de se tornar um paraíso para gente condenada. Aguardamos uma resposta clara do governo italiano“, afirmou.

🇮🇹Ex-deputada brasiliana Zambelli, condannata a 10 anni di prigione fugge dal Brasile e arriverà in Italia perché ha ottenuto la cittadinanza.

🇧🇷Ex-deputada brasileira Zambelli, condenada a 10 anos de prisão, foge do Brasil e chegará à Itália porque obteve cidadania. pic.twitter.com/SmeKt4VZEh

— Angelo Bonelli (@AngeloBonelli1) June 4, 2025

Julgamento de recurso e abertura de novo inquérito

O último passo do caso envolvendo Zambelli na última noite.

O ministro Alexandre de Moraes determinou a abertura de um novo inquérito contra a parlamentar do PL. Ele pediu que ela fosse investigada pelos crimes de coação no curso do processo e obstrução de investigação de infração penal que envolva organização criminosa.

Ela deve ser ouvida pela Polícia Federal — por escrito, já que está fora do país — em até dez dias.

 

You Might Also Like

Liminar livra dono de veículo fabricado em 2006 de pagar IPVA 2026

Número de mortos em protestos no Irã chega a 5 mil, dizem autoridades 

O que acontece com fundos de investimento após liquidação da Reag? Entenda 

Senegal x Marrocos: horário e onde assistir à final da Copa Africana 

Porto-BA × Vitória: horário e onde assistir ao jogo do Baiano 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Netflix revela trailer da 2ª e última temporada de “Sandman”; veja 

17 de junho de 2025
Autor de dois gols, Roger Gabriel desabafa após classificação na Copa do Nordeste Sub-20: “Tava precisando”
Master: cunhado de Vorcaro pediu empréstimo de R$ 28 milhões para imóvel que vale 3 vezes menos
Aeroporto Santos Dumont se firma como centro de compras e lazer 
Prêmio inclui 4 escolas brasileiras entre as 10 melhores do mundo 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?