Apesar do elogio, líder da sigla ainda reitera ex-presidente Jair Bolsonaro como candidato da direita nas eleições de 2026 Política, Eleições 2026, Jair Bolsonaro, Luiz Inácio Lula da Silva (Lula), Michelle Bolsonaro, Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto CNN Brasil
O presidente nacional do PL (Partido Liberal), Valdemar Costa Neto, afirmou neste sábado (5) que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro seria a única, além de seu marido e ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), capaz de vencer um eventual segundo turno contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2026.
O político deu a declaração em evento do PL Mulher em Guarulhos, na Grande São Paulo. Valdemar também elogiou o desempenho de Michelle nas pesquisas.
“E, para nossa surpresa, ela, depois do Bolsonaro, é a única que bate o Lula no segundo turno. Em todas as pesquisas que nós fizemos, todas”, disse.
Apesar não ter confirmado se concorrerá à Presidência da República no ano que vem, Michelle aparece bem colocada nas pesquisas eleitorais.
Na pesquisa recente divulgada pelo Paraná Pesquisas, em 26 estados e no Distrito Federal, a ex-primeira-dama, seu marido Jair Bolsonaro e o presidente Lula apresentaram empate técnico em eventuais cenários de primeiro turno nas eleições de 2026.
Mesmo elogiando Michelle, Valdemar não descarta a candidatura do ex-presidente para as próximas eleições. Hoje, Bolsonaro está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral.
Em março deste ano, por decisão dos ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), Bolsonaro também se tornou réu por tentativa de golpe de Estado.
“Quero deixar bem claro para vocês uma coisa: o nosso candidato a presidente vai ser o Jair Bolsonaro, não tenham dúvida disso”, afirmou o presidente do PL.
Na leitura de Valdemar, a inelegibilidade de Bolsonaro é uma “injustiça”. O ex-presidente foi punido por, segundo o TSE, abusar de poder político e usar indevidamente os meios de comunicação.
“Se acontecer uma injustiça no Brasil e o impedirem, quem escolhe o candidato não é o partido, é o presidente Bolsonaro, porque ele é quem tem os votos”, disse Valdemar.
O líder da sigla também criticou Lula, afirmando que os petistas já “perderam” as eleições de 2026.
“O Lula, para crescer, precisa melhorar. Eles precisam mudar tudo no governo. Tudo vai mal. Então, o que eu acho é o seguinte: eles não vão conseguir essa vitória contra nós. A eleição do ano que vem, na minha opinião, o PT já perdeu. Como nós perdemos a outra, eles já perderam esta”, disse Valdemar.