Um dos próximos lançamentos da BYD no Brasil será o Sea Lion 07, um SUV cupê elétrico, derivado do Seal, que tem sido fotografado pelas ruas brasileiras há meses e com muita frequência. O utilitário elétrico teve seu design registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Parte da série Ocean (oceano em inglês), a família Sea Lion é composta por SUVs, híbridos plug-in ou elétricos. O parentesco do Sea Lion 07 com o Seal se dá pelo uso da arquitetura e-Platform 3.0, a identidade visual parecida e a tecnologia de baterias integradas à estrutura do veículo.
Suas proporções também são bem próximas do sedã elétrico, medindo 4,83 metros de comprimento, 1,92 m de largura, 1,62 m de altura e com 2,93 m de entre-eixos. É apenas um 1 centímetro maior no entre-eixos e 3 cm no comprimento em comparação ao Seal.

Seu papel no Brasil não será difícil de entender. Hoje, há uma lacuna na linha de SUVs elétricos da BYD. O Yuan Plus custa R$ 235.800, enquanto o Tan reestilizado é vendido por R$ 536.800. São R$ 300.000 de diferença entre os dois, o que é espaço de sobra para colocar ao menos mais um utilitário.
Tem tudo para agradar quem estava de olho no Seal, mas prefere um SUV. Na China, é vendido com três configurações diferentes. A primeira usa apenas um motor elétrico de 231 cv e 38,7 kgfm, posicionado no eixo traseiro. Com ele, o SUV vai de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e é abastecido por uma bateria de 71,8 kWh, o que dá 550 km de autonomia pelo ciclo de testes chinês CLTC.

O modelo intermediária adota um motor de 312 cv e 38,7 kgfm, reduzindo a aceleração de 0 a 100 km/h para 6,7 segundos. A bateria também é mais potente, com 80,64 kWh de capacidade, elevando o alcance para 610 km.
No topo da linha está o Sea Lion 07 com dois motores, um em cada eixo, fazendo com que tenha tração integral. São 530 cv de potência combinada e 70,3 kgfm de torque, o suficiente para chegar a 100 km/h em 4,2 s. A bateria blade é a mesma da versão intermediária, de 80,64 kWh, porém a autonomia cai para 550 km.

Uma das diferenças em relação ao Seal é que o utilitário usa uma evolução da arquitetura, chamada e-Platform 3.0 Evo, que será adotada pelo Seal na linha 2025. Esta arquitetura de 800V suporta recargas de até 500 kW, suficiente para que a bateria vá de 10% a 80% da carga em apenas 25 minutos, e mais 18 minutos para chegar a 100%.
A escolha mais óbvia para a BYD seria oferecer o Sea Lion 07 com dois motores, assim como no Seal. Como o SUV ficará acima do sedã, que hoje é vendido por R$ 299.800, a BYD deve vendê-lo por algo em torno de R$ 350.000. Não pode passar muito disso, pois a fabricante tem planos de lançar mais carros em breve, da linha de luxo Denza.