By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Em decisão unânime, STF declara a constitucionalidade do MEI-Caminhoneiro
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Em decisão unânime, STF declara a constitucionalidade do MEI-Caminhoneiro
outros

Em decisão unânime, STF declara a constitucionalidade do MEI-Caminhoneiro

Última atualização: 20 de junho de 2025 07:15
Published 20 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou constitucional o artigo 2º da Lei Complementar 188/2021, que incluiu os transportadores autônomos de cargas, registrados como Microempreendedores Individuais (MEI), no regime do Simples Nacional.

Contents
Esta reportagem foi antecipada a assinantes JOTA PRO Tributos em 13/6. Conheça a plataforma do JOTA de monitoramento tributário para empresas e escritórios, que traz decisões e movimentações do Carf, STJ e STFInformações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTAInscreva-se no canal de notícias tributárias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões!

O relator, ministro Gilmar Mendes, afastou o argumento de que a alteração legislativa resultaria em perda de arrecadação. Segundo ele, a medida contribui para reduzir a informalidade em uma categoria historicamente marcada pela atuação à margem da formalização.

Esta reportagem foi antecipada a assinantes JOTA PRO Tributos em 13/6. Conheça a plataforma do JOTA de monitoramento tributário para empresas e escritórios, que traz decisões e movimentações do Carf, STJ e STF

Além disso, destacou que a ampliação do limite de receita e da base de contribuição previdenciária do transportador autônomo de cargas inscrito no MEI visa justamente ampliar a base contributiva, por meio da inclusão de milhares de trabalhadores que, historicamente, operam à margem da formalidade.

O ministro também rejeitou a tese da Confederação Nacional do Transporte (CNT) de que a Lei Complementar 188/2021, de iniciativa parlamentar, teria violado a competência exclusiva do chefe do Poder Executivo.

De acordo com Mendes, a partir de análise literal do dispositivo, já seria possível concluir que a iniciativa privativa ali mencionada se restringe à matéria tributária e orçamentária dos territórios Federais, e não de qualquer tema afeto à seara fiscal.

Gilmar Mendes destacou que, conforme a jurisprudência do STF, especialmente o Tema 682 da repercussão geral, não há reserva de iniciativa do presidente da República em matéria tributária, inclusive nos casos de concessão de renúncia fiscal. Na avaliação do ministro, tem sido reforçado na Corte entendimento no sentido de que a iniciativa parlamentar para instituir, modificar ou revogar tributos é plenamente válida, afastando-se a aplicação do art. 61, § 1º, II, “b”, da Constituição, cuja incidência limita-se à organização dos territórios.

Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTA

Além disso, segundo Mendes, tem sido consolidada a compreensão de que as leis tributárias estão submetidas à regra de iniciativa geral, compatível com a lógica democrática e o sistema de freios e contrapesos, assegurando ao Legislativo legítimo protagonismo na conformação da política tributária do Estado.

Também destacou que,  no caso em análise, não há qualquer inobservância do disposto no art. 113 do ADCT apta a autorizar o reconhecimento da inconstitucionalidade alegada pela CNT. Para o ministro, o dispositivo questionado estabelece regras específicas para o enquadramento do transportador autônomo de cargas como MEI, o que gera desdobramentos no regime tributário simplificado de tais pessoas.

“O Simples Nacional, conforme já assentado por este Tribunal, não constitui benefício fiscal, mas sim regime jurídico próprio, voltado à simplificação e racionalização das obrigações tributárias de microempresas e empresas de pequeno porte”, destacou Mendes.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) foi movida pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). Nela, a entidade alegava que a norma amplia indevidamente o regime do Simples Nacional aos transportadores autônomos de cargas enquadrados como MEI, acarretando a elisão indevida das contribuições ao ao Serviço Social do Transporte (Sest) e ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), serviços autônomos sob responsabilidade institucional da CNT.

Sustentava a CNT que o dispositivo teria invadido a competência privativa do presidente da República para editar lei envolvendo tributos. Também afirmou que o benefício instituído provocaria impacto orçamentário-financeiro com reflexos na estrutura de financiamento da seguridade social e no funcionamento dos serviços sociais autônomos.

Inscreva-se no canal de notícias tributárias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões!

A ADI 7.096 foi julgada em sessão do plenário virtual, concluída em 6 de junho.

You Might Also Like

Moraes leva para plenário físico recurso contra limitação do arcabouço fiscal no Judiciário

Lula diz que Eduardo Bolsonaro troca “o Brasil pelo pai”; entenda

Vitória contará com promessa da base para duelo contra o Mirassol pela 17ª rodada da Série A

Lula chama Eduardo Bolsonaro de traidor da pátria e pede punição ao Congresso

Deputado solicita à Alba reembolso de mais de R$ 20 mil em passagens aéreas na classe executiva para Europa

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

“Perdi a cabeça”, diz homem que agrediu mulher trans em São Paulo 

16 de abril de 2025
Famosos comemoram vitória de Wagner Moura no Festival de Cannes 
Mundial de Clubes: simulador prevê eliminação do Flamengo na fase de grupos 
Fluminense na Sul-Americana: veja a classificação do grupo F 
Petróleo fecha em queda de 2% com temores de guerra comercial e demanda 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?